Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Aprenda Blender 3D, fácil

#1 Por Equipe GdH 10/09/2008 - 13:36
ImagemBlender 3D, parte 1

O Blender foi desenvolvido inicialmente como uma aplicação in-house (para uso interno) de um estúdio de animação holandês chamado NeoGeo. Seu desenvolvimento iniciou-se em 1995 e em 1998 foi criada uma empresa chamada NaN (Not an Number), responsável pela comercialização do programa que além de vendê-lo disponibilizou uma versão freeware. Em 2002 a NaN foi à falência e junto com ela veio a idéia de disponibilizar o código-fonte do programa, ou seja, o projeto dele para quem estivesse interessado em usá-lo e auxiliar em seu desenvolvimento. Para que isso fosse possível, Ton Roosendaal (o mentor intelectual do Blender), precisou comprar o código e a propriedade intelectual dos investidores da extinta NaN. Após uma campanha junto a comunidade dos antigos desenvolvedores e interessados eventuais, conseguiram arrecadar o montante de E 100.000,00, cromprar o código e criarem a Blender Fundation, entidade sem fins lucrativos responsável pela manteneção do Blender.
Cícero Moraes
10/09/2008

https://www.hardware.com.br/tutoriais/blender/

Comente aqui!
Responder
Gawiga
Gawiga Membro Junior Registrado
144 Mensagens 2 Curtidas
#3 Por Gawiga
10/09/2008 - 17:12
Pô cara, legal.
Muito interessante esse Blender 3D !
O tutorial muito engraçado também,

" 3DS Max --> Intuitivo e colorido
Blender --> Pouco intuitivo e espartano
"

"1 - Seja humilde e aceite que não sabes nada
"

Parece meio complicado esse Blender, e estranho de falar fiquei_vermelho.png,
Mas acho meio difícil esse Blender superar o Dream 3D e o 3D SMax.
Mas, é mais uma opção pra quem quer aprender.rindo_ate_agora.png
[OK] TÉC. EM INFO
[LOADING] SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

[_] CEO DO GOOGLE
super.gif
_______________________________
Gabinete Thermaltake G
Memória Ram: 1x4GB Patriot
Processador: Core i5
HD: 1500 GB
Placa de Vídeo: 1GB - GTS 450 NVidia
jsouto
jsouto Novo Membro Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por jsouto
11/09/2008 - 08:44
Excelente apresentação do Blender 3D. Eu uso há algum tempo e tive bastante facilidade em aprender (o básico, claro). Me lembro de uma dica importantíssima que encontrei em alguns tutoriais: "manter uma mão no mouse e outra no teclado" é a melhor maneira de se lidar com o Blender. recomendo a impressão deste documento de referência de teclas http://download.blender.org/documentation/BlenderHotkeyReference.pdf cap_feceiro.png:

e no site oficial tem vários tutoriais tb... www.blender.org

até +

adeus.gif
S-k
S-k Super Participante Registrado
444 Mensagens 25 Curtidas
#5 Por S-k
11/09/2008 - 15:25
Parabéns pelo seu texto.
Também gosto muito do Blender.
Identifiquei-me muito com o seu texto, porque também tive no inicio muitas dificuldade com o Blender. Eu ainda não sou nenhum "expert" no assunto, mas já consigo fazer umas animações básicas, e criar imagens 3D no Blender.
Só não aprendi ainda como fazer jogos com o Blender. Nem estou muito familiarizado com python. Mas sei que o Blender é uma ferramenta fantástica, e com muito potencial.
Na minha opinião o Blender deve ser o programa open source, que é mais subestimado. Mas por um lado eu até entendo o cepticismo de algumas pessoas, porque é mesmo difícil de acreditar que um programa que é grátis tenha, tanto potencial.

Se alguém ainda duvida, veja este pequeno filme produzido pela Blender Fundation. Big buck bunny

Já estou ansioso para ver a parte 2 do tutorial smile.png
Um abraço.




gomesrei
gomesrei Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por gomesrei
12/09/2008 - 00:40
Eu tambem ja tentei e não consegui ir a lugar algum com o blender, achei muito complicado, minha dica pra quem quer iniciar no mundo 3D e não parar é o Maya da Autodesk, um dos programas mais usados na computação grafica 3D. Grandes empresas do ramo como a Pixar, Dreamworks usam o Maya.

Se voce aprender com um programa mais amigavel, talvez os comandos do Blender podem ser mais familiarizados, eu não posso afirmar com certeza, pois eu nunca mais usei o blender depois que aprendi a usar o Maya.

Encontrei varios sites com tutoriais do Maya, 3d Studio Max, Zbrush entre outros, mas é muito dificil achar algum tutorial do Blender.

A primeira parte do tutorial do Blender foi bem legal, o autor está de parabéns. Mas minha dica vai ficar com o Maya da Autodesk mesmo.
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas
#8 Por Equipe GdH
17/09/2008 - 10:22
ImagemBlender 3D, parte 2

Dos comandos mais básicos dessa realidade tridimensional, fazem parte o mover, o rotacionar e o escalonar. Todos os programas mais conhecidos trazem eles de uma forma bem acessível ao usuário e com o Blender não poderia ser diferente. Também veremos neste tutorial informações que não são úteis apenas para a compreensão do Blender, mas para a de qualquer programa que trabalhe com 3D: desde as bibliotecas mais básicas para a construção de modelos em três dimensões, até os softwares de mais alto nível, todos lançam mão de Vertex, Edges e Faces para compô-los. E uma vez que a área de trabalho estará configurada, as coisas ficarão mais fáceis para a execução de nossa primeira modelagem "personalizada".
Cícero Moraes
17/09/2008

https://www.hardware.com.br/tutoriais/blender2/

Comente aqui!
SpiritFX
SpiritFX Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#10 Por SpiritFX
17/09/2008 - 16:19
Depois de ler a segunda parte até deu vontade de fazer um vasinho, muito legal trabalhar com 3D.

Esse programa parece ser bem completo, pena que conheço pouco o mundo 3D no computador, na mão parece ser mais "simples".

Vou instalar e brincar esse final de semana, vamos ver no que vai dar o meu "vasinho" piscadela.png .
Repgahroll
Repgahroll Tô em todas Registrado
1.9K Mensagens 33 Curtidas
#11 Por Repgahroll
17/09/2008 - 19:49
Eu trabalho com Blender e sinceramente, dependendo do ponto ele não perde para o 3Ds, mas o Dream 3D ele ganha fácil.

Só que eu não recomendo usar o Maya pois não duvido que a Autodesk resolva parar de lançar versão Linux, já que um dos motivos pelo qual os grandes estúdios de animação usam Linux para a criação de conteúdo é o Maya, e a Microsoft obviamente sabe disso, e como as duas empresas jogam baixo eu não duvido... Mas para renderizar sempre o Linux vai reinar, e o bom da frase foi rimar XD ahuhauhauahua

Abraços

EDIT
E o Cícero Moraes é uma das pessoas mais aptas do Brasil, escreve excelentemente bem e tem um conhecimento muito profundo do programa, além de se dar bem em ensinar smile.png Eu já não tenho paciência mais para ensinar novatos X-I
:
nao_quero_nem_ver.png
:
Liquid Tension Experiment - Quem tem som 2.1 de qualidade não pode perder. isso_ai.png
:
Blood is freedom stain
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas
#12 Por Equipe GdH
25/09/2008 - 14:31
ImagemBlender 3D, parte 3

Até aqui tu aprendeste como criar objetos, editá-los e transformá-los (copiar, mover, etc.). Tudo muito interessante, obviamente, mas se tu percebeste, não criamos uma imagem desses trabalhos. Nessa terceira a última parte do tutorial tu aprenderás a inserir câmera, lâmpadas e gerar uma imagem com qualidade de aprensentação, além de importar arquivos dxf no Blender. Veremos também que mapear um objeto vai muito além do que colocar cores e padrões visuais nele, explanando não apenas como colocar uma cor num objeto, mas sim fazer um multimapeamento nele, cruzando essas cores com mapas de imagens.
Cícero Moraes
25/09/2008

https://www.hardware.com.br/tutoriais/blender3/

Comente aqui!
JulioDamato
JulioDamato Zerinho Registrado
10 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por JulioDamato
07/10/2008 - 04:02
dance.gif Na parte técnica está bom, mas gostaria de sugerir ao autor que atentasse mais para o português, porque está terrível (comecei a contar os erros, mas ao atingir a centena, parei). Os tempos de verbos em gauchês é um verdadeiro assassinato à língua. Um cursinho de português uma ou revisão por alguém que entenda do assumto seria benvindo (quanto ao excessivo sarcasmo encontrado em vários pontos do texto, não vamos comentar).
Repgahroll
Repgahroll Tô em todas Registrado
1.9K Mensagens 33 Curtidas
#15 Por Repgahroll
10/10/2008 - 18:13
carlos007anjo disse:
Ninguém pode responder minha pergunta ?

Maya Opensource? De jeito nenhum! Ele possui uma versão para Linux, pois é o software usado por estúdios de animação em hollywood, e como lá 95% dos computadores rodam Linux, e absolutamente todos os renderfarms grandes também o rodam, dá para ter uma idéia do porquê há uma versão para Linux! É! não é porque eles são bonzinhos não!

Se bem que agora que a Autodesk comprou, eu não duvido que eles façam uma aliança com a MS para obrigar os estúdios a comprarem Windows.

A Autodesk tem muito rabo preso com a MS, por isso é uma questão de tempo até não ter mais Maya para Linux.
:
nao_quero_nem_ver.png
:
Liquid Tension Experiment - Quem tem som 2.1 de qualidade não pode perder. isso_ai.png
:
Blood is freedom stain
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal