Tem como mapear os bad blocks e isola-los para usar somente a area boa do disco?
#1 Por Felipe AMD24/02/2009 - 16:10
eu gostaria de saber se tem como fazer isso, pq uma amiga ta com um hd da seagate ¬¬" com alguns bad blocks, e eu gostaria de prolongar por mais alguns meses a vida dele, é possivel?
Se os setores defeituosos forem contíguos, dá sim.
Use o HDTune para ver onde estão esses setores, depois reparticione o disco, deixando a parte problemática como espaço não particionado. O GParted é um programa bastante útil para isso, além de ser free (open source).
Você pode aplicar o programa utilitário do fabricante do disco para fazer a formatação completa. Ele deve apagar todos os dados e se for possível remapeará a FAT, acionando blocos reserva e ocultando os danificados.
Se a quantidade e extensão dos Bads for grande, o disco não será mais confiável e logo vai pifar.
E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. Apocalipse 12:1 Nsa Sra de Fátima, Nsa Sra de Lourdes, Nsa Sra das Graças ...
São Padre Pio de Pietrelcina, Santa Faustina Kowalska, São Francisco de Assis e Santa Gema Galgani foram alguns dos que tiveram os milagres dos Estigmas de Cristo em seus corpos, Feridas que sangravam.
Milagre Eucarístico que ocorreu em uma Igreja de Lanciano na Itália no ano de 750 em que o vinho se tornou sangue e o pão carne humana estão até hoje intactos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_eucar%C3%ADstico_de_Lanciano
Depende de onde estão esses bads. Se forem apenas numa determinada área é só fazer o que foi dito e isolar esse espaço do HD, criando uma partição antes e uma depois para que essa área não seja mais usada. Se for apenas um bad e depende de onde está é só fazer a partição bem sobre ele que desaparece do mapa. Eu prefiro formatar em NTFS com 512 bytes em cada setor para diminuir a fragmentação e o espaço perdido em caso de bad block. Pois caso esteja formato com 4 kb esse espaço todo é marcado como bad. Em todo caso HD com bad não é HD condenado uma vez que eles podem ter surgido por problemas elétricos (desligamentos errados) ou físicos (tapas e socos na CPU). Nenhum HD é 100% confiável e se apresentar defeitos contínuos menos ainda, Tenho HDs aqui que tem bads há mais de cinco anos e ainda funcionam muito bem. Deixe o SMART ativado no bios e monitore esse HD.
Até mais.
Christo Nihil Praeponere "Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus" "Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária." "Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2