Logo Hardware.com.br
felipexp8
felipexp8 Super Participante Registrado
555 Mensagens 23 Curtidas

Curso na área de TI para quem já tem outra graduação em exatas

#1 Por felipexp8 03/10/2022 - 08:09
Desejo me ingressar no mercado de trabalho na área de TI.

Já tenho graduação em Engenharia Eletrônica, será que vale apena eu fazer uma nova graduação na área de TI e recomeçar do zero?
Não tenho experiência comprovada na área.
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas
#2 Por CyberMaximus
03/10/2022 - 19:35
Cara melhor vc fazer especialização.
Mas isso depende muito do q vc quer fazer de verdade.
Se quer trabalhar com gestão, projetos, ai dentro dessas áreas tem outras opções, gestão de projetos, gestão de pessoas, na área de programação tem desenvolvimento, engenharia, e por aí vai, e ainda tem a área de telecomunicações, segurança etc, vc como engenheiro tem uma infinidade de opções de especialização.
Vc já tem uma excelente formação, o q vc tá fazendo então com essa formação q ainda tá perdido?
Não está no meio da eletrônica nem da informática?
felipexp8
felipexp8 Super Participante Registrado
555 Mensagens 23 Curtidas
#3 Por felipexp8
04/10/2022 - 16:20
Trabalho na área de geração de energia, engenharia de manutenção, porém sempre tive afinidade com programação e gosto muito deste ramo, principalmente na área de Ciência de dados.
No entanto, com a minha formação no currículo percebi que os recrutadores de RH tradicionais me olham "torto" e dificilmente me chamam para entrevista, ainda mais com o mercado muito competitivo.

Fazer especializações parece um bom caminho, mas parece interessante fazer um curso tecnólogo EAD rápido para "forrar" o currículo.
Felipe
Magnus43
Magnus43 Veterano Registrado
181 Mensagens 225 Curtidas
#4 Por Magnus43
04/10/2022 - 17:33
Certamente, isso vai depender de qual área você quer ingressar, se é como técnico, programador, analista, freelancer, segurança...
O mercado é bem grande, e tem uma vastidão de conteúdo por ai, e acredito que com o seu conhecimento já obtido na sua graduação de Engenharia Eletrônica, você já pode ter uma facilidade maior na hora de começar. Mas como você deve saber, a área de T.I é bastante movimentada em sentido dela estar sempre atualizando e mudando, nesse quesito você vai ter que ter um pouco de paciência para aprender algumas coisas que o mercado exige, e creio eu que isso nunca vai mudar, a cada dia que passar vai surgir uma tecnologia melhor do que a outra, seja ela mais rápida, mais útil, mais otimizada, mais empregada pelas empresas, mais usada pelos técnicos/programadores, etc.
Em moscas fechadas não entram bocas!
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas
#5 Por CyberMaximus
04/10/2022 - 19:22
felipexp8 disse:


Sou engenheiro tbm, e não vejo sentido fazer algo "pra baixo", por isso vc tem q fazer pra cima, especialização é a sua saída, procure algo voltado a sua área, mas veja bem, o Magnus disse tudo, não adianta vc ter a especialização sem ter a prática e conhecimento para ingressar na área e ser notado, vc tem q saber fazer as coisas q o mercado exige, e tem q ter algo pra mostrar na entrevista, lembre-se, vc não vai mais fazer aquelas entrevistas de primeiro emprego, vc já é uma pessoa experiente.
E pra ter algo pra mostrar vc terá q correr atrás, e talvez até fazer trabalhos de graça, se envolver em projetos coletivos etc, fazer bicos, estágio por conta própria sem remuneração etc, ou seja, vc vai ter q começar de novo, tente conciliar essa sua nova ambição com o trabalho atual, ou procure fazer isso na própria empresa q vc trabalha, desenvolva algo voltado pra essa área.

Lembre-se q tem muitos profissionais de TI que são formados em eng elétrica e eng eletrônica tbm, sem necessariamente terem uma especialização, pq apareceram oportunidades na área de TI q eles agarraram, ou era o q eles queriam fazer mesmo.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal