Logo Hardware.com.br
Claudio Hideki
Claudio Hide... Cyber Highlander Registrado
41.6K Mensagens 297 Curtidas

Dúvida sobre Arduino e "C"

#1 Por Claudio Hide... 27/02/2013 - 12:13
O meu professor de Microcontroladores disse que o Arduino acaba "escondendo" algumas bibliotecas e funções, coisa que não ocorre em C++. Existe como programar algumas bibliotecas em C++ no Arduino, ou ficarei preso ao compilador padrão deles? Preciso desenvolver um aplicativo inteiramente em C++ e, pelo que ouvi, não pode ser feito no Arduino. Obrigado.
Fergo
Fergo Highlander Registrado
9.3K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por Fergo
28/02/2013 - 00:43
Cláudio,

O compilador do Arduino é o AVR-GCC/C++, o mesmo usado na maioria dos outros projetos envolvendo Atmel AVR. A diferença é que ao usar a IDE do Arduino, é incluida uma biblioteca que visa simplificar as coisas, aproximando do padrão da linguagem Wiring. No entanto, não há obrigação nenhuma em usar essa biblioteca. Se quiser você programa como se fosse um AVR tradicional (acessando as portas manualmente etc) e ele vai compilar sem problema algum.

Você pode programar em C++, com todos os recursos de OO, porém nem todas as libs padrão do C++ são suportadas pelo AVR-G++ (como a libstdc++), então algumas coisas não vão funcionar (new e delete por exemplo). Isso é uma limitação do AVR-G++, não do Arduino, portanto não vai funcionar em nenhum uC AVR/Atmel.
Site pessoal www.fergonez.net
Portfolio
www.fbirck.com
Artigos
Informática
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal