Apagar dados definitivamente de HD

  1. camaleaoroxo
    Olá!! Eu gostaria de vender a minha Hd e existe alguma maneira de eu apagar as informações da minha hd sem que eu ou a pessoa que for comprar nunca mais consiga recuperar para ver o que tinha antes.
  2. angeloshimabuko
    No Linux existe um programa chamado "dd". No prompt de comando, execute "dd if=/dev/zero of=/dev/hda bs=512", onde hda é o master da IDE primária. Substitua por outra letra da seguinte forma: hdb=slave da primária, hdc=master da secundária, hdd=slave da secundária. Este comando escreve zeros em todos os setores do disco.

    Uma formatação não apaga todos os setores de um disco, apenas aqueles que contém informações para acessar os arquivos (estruturas do sistema de arquivos e metadados). Existem várias ferramentas para recuperar dados de discos formatados.
  3. HD Ambulante
    mm.... não sabia, isso significa que quando eu formato meu HD, ele não "some"com os arquivos? só tira o acesso deles!?
  4. camaleaoroxo
    E se eu apagar a partição sera não consegue mais recuperar e nos micros antigos como 486 ele não consegue formatar a trilha zero
  5. angeloshimabuko
    Mesmo numa partição NTFS quando reformatada é possível recuperar arquivos, desde que, é claro, não tenha sido criados novos arquivos sobre os anteriores. O sistema de arquivos mais fácil para recuperação é a FAT (16 ou 32).
  6. Carlos Alberto
    Se você usar /dev/urandom ou invés de /dev/zero é mais seguro pois você vai gravar bits aleatórios ao invés de bits zero.
    Pra ficar mais difícil de recurar os dados apagados, você pode rodar o comando mais de uma vez.
  7. sdruft
    tem sempre um software para escrever zeros no disk manager dos fabricantes de hd. Mas se o cara for muito bom, sempre dá pra recuperar. os dados. Sói vai ficando mais difícil. E tem o velho fdisk também.
  8. Stiff

    Você pode tentar programas Shreders como esses aqui

    Eu gostava muito do Zilla Data Nuker pois ele oferecia vários algoritimos para escrita no HD e ainda por cima, se não me engano, era freeware.
    No McAfee 2006 que uso, tem um shreder também.
  9. venturab
    8O
    Apagar com o fdisk é uma falsa sensação de segurança, vc recupera as partições apagadas em menos de 5 minutos com o programa testdisk.

    Apagar o disco com o dd if=/dev/zero of=/dev/hxx é impecável para um usuário doméstico que não quer um mané fuçando em seus dados, mas não serve para empresas ou governos. Com equipamentos profissionais típicos de agências de espionagem é possível fazer a leitura do magnetismo remanescente onde foi gravado o zero e recuperar as informações.

    Em Linux a opção padrão de segurança total é o programa shred. Por padrão ele grava e regrava e trigrava o seu hd por 25 vezes, cada vez com um padrão magnético diferente. Isso demora uma eternidade e o hd pega fogo, esquenta muito. Para um usuário doméstico paranóico padrão que não quer um mané fuçando nos seus arquivos e tem medo de extraterrestres e man in black :evil: pode usar o comando:

    shred -n 3 -z /dev/hxx

    onde:
    -n 3 significa que será feito apenas 3 gravações consecutivas, com 3 padrões magnéticos diferentes, e não 25 vezes.
    -z significa que o último padrão a ser gravado será zero, ou seja, zera tudo, incluindo o MBR
    /dev/hxx é o drive em questão /dev/hda é drive IDE no master primário, /dev/sda é drive SATA no master primário ou um HD USB e assim por diante.


    :mrgreen:
  10. pontoch
    Se vicê encher seu HD apenas com músicas por exemplo, tipo, copia e cola copia e cola copia e cola, até encher completamente, e depois só deletar... ai só vão conseguir recuperar as musicas, os arquivos apagados anteriormente não terão como ser recuperados
  11. TiBeTe
    nossa! muito bom!

    esse programa esta disponivel aonde?
  12. venturab
    O shred está disponível em qquer distro Linux, por exemplo o Kurumin.

    Vc dá boot com o Kurumin, sem necessitar instalar nada, vai no:
    Menu K -> Configurações sistema -> Usar o root -> Root Shell

    aew vai abrir um terminal modo texto. É só digitar o comando acima.

    Obs: o shred também pode ser usado para apagar (destruir) um arquivo, ou seja, quem usa linux pode usar o shred para apagar arquivos e não o rm, assim fica mais seguro, principalmente que gosta de fazer coisas erradas.

    :D
  13. TiBeTe
    nossa, nem sabia que vinha junto da distro 8O

    caraca linux é fogo mesmo ein.... quando adaptarem jogos online pra linux e a dificuldade de instalação pra certos tipos de hardwares acabarem, eu juro que migro totalmente :!:
  14. venturab
    :twisted: -- > hua hua hua ->> sml0017 Microsoft sml0081
  15. |_LaMpIaO_|
    É só acessar esse link aí que você poderá fazer o download do programa gratuito para destruição de dados.

    http://www.cbltech.com.br/destruicao-dados.html

    O programa CBL Destruição de Dados suporta diversos métodos para o apagamento de dados, oferecendo diferentes níveis de segurança e conveniência. Em geral, pode-se afirmar que cada vez que um disco rígido é sobregravado, as chances de recuperar qualquer dado a partir dele vão se tornando menores. (Ver exemplos dos tipos de técnicas de recuperação baseadas em hardware que podem ser usadas na seção seguinte).

    O programa CBL Destruição de Dados sobrescreve todo o disco com um padrão de bits. A limpeza do disco com um padrão simples (não-aleatório) uma vez é chamada de eliminação ou apagamento. A leitura de dados a partir do disco ainda pode ser possível com o uso de um hardware especialista.