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Rogério Guerreiro
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[Tutorial] Fazendo animação com o Krita e o Gimp

#1 Por Rogério Guer... 19/01/2021 - 09:04
Em uma postagem anterior, eu mostrei uma animação feita com dois programas, o Inkscape e o Synfig. Vamos ver, agora, como animar usando outra dupla de programas, também open-source: o Krita e o Gimp. Esta é minha primeira experiência e escolhi fazer algo simples:

Anexo do post

Para esta experiência, eu segui o vídeo-tutorial Como animar no Krita. Embora o vídeo seja longo (35 minutos), o autor mostra bem o básico da animação no programa...mas, pra quem quiser outros tutoriais, deixarei uns links no final da postagem, OK?

O Gimp, mais antigo, sempre permitiu a criação de animações simples, em formato gif. Só mais tarde isto foi disponibilizado no Krita. Em compensação, os desenvolvedores melhoraram bastante o recurso: a versão mais recente do Krita permite acrescentar som à animação e exportá-la nos formatos gif, mp4 ou como uma série de imagens, caso você queira completar a edição do filme em outro aplicativo.

Este é um screenshot do desenho no Krita (1). O vídeo-tutorial explica melhor a organização dos quadros de diálogo (ou dockers), então só vou destacar alguns elementos: A janela de camadas (A) - eu só usei três camadas: uma para os brilhos, outra paras as cores da bolha e uma para o fundo; (B) Aqui é onde você visualiza uma prévia da animação, para ver se ela está saindo de acordo com o planejado, podendo inclusive controlar a velocidade da reprodução (C) e a taxa de quadros (explicarei isso depois). Temos ainda a timeline (D), onde se exibe a organização dos quadros:

Anexo do post

Ainda no Krita: para finalizar, fui em Arquivo/Renderizar Animação... (2). O quadro de diálogo (3), oferece três opções de exportação (A): "Sequência de Imagens" você escolhe se preferir terminar a animação em um outro programa; "Vídeo", se quiser finalizar a animação...ou "Ambos".

Em seguida, você pode especificar qual será o primeiro e o último quadro do filme (B) e a largura e altura do arquivo exportado (C). FPS (Quadros por Segundo) (D) tem a ver com a velocidade da animação. O padrão é 24, eu coloquei 12 para ela sair com maior velocidade. Para exportar em vídeo, a partir do Krita, você precisará ter o FFMpeg instalado e especificar em qual pasta esse programa está (E). Detalhe: se escolher exportar em gif, deverá ter a versão mais recente do FFMpeg...ou receberá uma mensagem de erro (para maiores detalhes, veja esta página do Manual do Krita). Por fim, você escolhe o formato do arquivo (F), onde ele será salvo e se quer incluir áudio (G).

Anexo do post Anexo do post


Eu exportei uma sequência de imagens, no formato png e fechei o Krita. Para editá-las no Gimp, todas em um único arquivo, a maneira mais fácil é ir em Arquivo/Abrir como camadas... (4). No quadro de diálogo (5), localize as imagens (A). Clique no primeiro arquivo, segure a tecla Shift e clique no último: assim todos serão selecionados ao mesmo tempo e basta você clicar no botão Abrir (B).

Anexo do post Anexo do post

Depois você, provavelmente, receberá uma mensagem do Gimp sobre perfil de cor (6). Aparentemente o Krita usa um perfil e o Gimp, outro... eu apenas marquei a opção "Não perguntar novamente" (A) e apertei o botão "Converter" (B). As imagens estarão dispostas em camadas, na janela (7), na ordem inversa. Ou seja: a imagem correspondente ao último quadro da animação da animação estará acima de todas e a primeira, em último lugar! Embora pareça estranho, não se preocupe, é assim mesmo.

Anexo do post Anexo do post

Para ver uma prévia da animação, no Gimp, você vai em Filtros/Animação/Reproduzir... (8). No quadro (9), configure a terceira opção, na base do quadro para: 24 fps e para reproduzir você clica no botão de play, no canto superior esquerdo do quadro. Quando estiver satisfeito, feche o quadro de diálogo.

Anexo do post Anexo do post


Terminada a animação, é hora de exportá-la no formato gif. Nesse ponto, preciso lembrar que fiz três experiências diferentes e vou explicar os detalhes de cada uma separadamente. Vamos prosseguir com a primeira - nela eu, simplesmente, fui em Arquivo/Exportar como... e configurei o quadro, conforme a figura 10.

As duas primeiras opções (A) são dispensáveis e podem ficar desmarcadas. A terceira (B) obrigatoriamente deve estar marcada (ou não obteremos uma animação e sim uma imagem estática). Já a quarta opção (C), por padrão, vem marcada, mantenha-a assim.

A quinta opção, "Atraso entre os quadros..." (D) é importantíssima: é onde configuramos a velocidade da animação. Ela é especificada em milissegundos. Milissegundos? Para termos uma idéia, 1 segundo equivale a 1000 milissegundos. No caso dessa animação, sendo curta, eu escolhi um valor bem menor, 150 milissegundos. Em "Disposição do quadro onde..." (E) sempre mantive marcado o padrão: "Não importa". Quanto às duas últimas opções (F), para o caso dessa primeira experiência, ambas tinham de estar marcadas, do contrário o Gimp desconsidera o valor da quinta opção.


Anexo do post


Antes de tratarmos das duas últimas experiências, preciso esclarecer alguns conceitos. Se você pesquisar mais profundamente sobre animação, certamente encontrará termos do tipo: "quadros por segundo", "FPS"; "taxa de quadros"; "frames"...

Tudo isso tem relação com a velocidade da animação, do quão rápida ela é exibida para o expectador. Essa velocidade é medida em quadros por segundo. Em inglês se diz "frames per second", daí a sigla "FPS" e o termo "frames". "Taxa de quadros" é somente outro jeito de dizer "Quadros por segundo".

Em animação, a unidade de tempo é o segundo. Um segundo geralmente equivale a 24 frames (quadros), o qual, por sua vez equivale a 1000 milissegundos. Os milissegundos, ao menos para animação, acho que só são empregados no Gimp, por essa razão não vou me estender muito sobre eles. Em todo caso, é fácil achar conversores de medidas. A própria calculadora do Windows tem esse recurso:

O que significa dizermos: um segundo geralmente é igual a 24 frames? Imagine um personagem levantando o braço e que este movimento leve 1 segundo na tela: em teoria, para o movimento pareça natural deveremos desenhar cada etapa dele em 24 frames. Sempre assim? Não! Há movimentos que exigem menor quantidade frames por segundo. Depende da ação, do movimento, do estilo do filme, do estilo do animador...

Vamos ver a segunda experiência no Gimp. Comparada com a primeira (que eu coloquei abaixo, à direita), há diferenças no movimento da bolha... no entanto, os arquivos tem peso idêntico e o mesmo número de quadros (sete). Como pode ser?


Anexo do post Anexo do post

Isso acontece porque eu especifiquei diferentes durações de tempo em cada camada (11). É só você acrescentar o número da duração e a sigla "ms" entre parênteses, conforme indicado na figura. Nessa situação o frame1, por exemplo, permanece mais tempo na tela: 750 ms (A):

Anexo do post

Já na terceira experiência o arquivo pesou um pouco mais. O motivo é porque eu dupliquei os frames 4 a 7, além de alterar várias configurações de tempo, nas camadas (12).

Anexo do post Anexo do post

Caso você indique durações de tempo igual eu fiz nessa segunda e na terceira experiências precisará tomar cuidado especial na hora de exportar o gif (13). As duas últimas opções do quadro de diálogo devem, obrigatoriamente estar desmarcadas para funcionar! O restante, deixe como na figura. O atraso indicado no quadro (100 milissegundos, nesse exemplo) só será aplicado nos quadros (camadas) nas quais você deixou de especificar a duração de tempo.

Anexo do post

Bom, é isso aí! Resta, agora, indicar os links:


• • Tutoriais de animação com o Krita • •


==> Como animar em camadas no Krita
==> Tutorial de Ana Paula Reis
==> Lara Croft vs. Lizard
- Esse é incrível!!!!


• • Tutoriais de animação com o Gimp • •

==> Tutorial de Guarapaed
- Ele detalha bem o assunto, vale ver!
==> Criar Gif animado com Fotos
==> Criar Globo Giratório no Gimp



• • Sites /blogs sobre Animação • •

==> Os Doze Princípios da Animação
- Vídeo legendado em português;
==> Rad How To - O blog foi abandonado em 2015, no entanto tem bom material didático sobre desenho em geral;
==> Animation Masterpost - Parte 1 e Animation Masterpost - Parte 2 - Possui uma enorme quantidade de links. Infelizmente muitos estão quebrados, tem que garimpar o ouro... big_green.png


Veja também:
Animação Limitada

Anexos

Responder
PH
PH Cyber Highlander Registrado
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#2 Por PH
19/01/2021 - 09:07
Rogério Guerreiro disse:
Em uma postagem anterior, eu mostrei uma animação feita com dois programas, o Inkscape e o Synfig. Vamos ver, agora, como animar usando outra dupla de programas, também open-source: o Krita e o Gimp. Esta é minha primeira experiência e escolhi fazer algo simples:

Anexo do post

Para esta experiência, eu segui o vídeo-tutorial Como animar no Krita. Embora o vídeo seja longo (35 minutos), o autor mostra bem o básico da animação no programa...mas, pra quem quiser outros tutoriais, deixarei uns links no final da postagem, OK?

O Gimp, mais antigo, sempre permitiu a criação de animações simples, em formato gif. Só mais tarde isto foi disponibilizado no Krita. Em compensação, os desenvolvedores melhoraram bastante o recurso: a versão mais recente do Krita permite acrescentar som à animação e exportá-la nos formatos gif, mp4 ou como uma série de imagens, caso você queira completar a edição do filme em outro aplicativo.

Este é um screenshot do desenho no Krita (1). O vídeo-tutorial explica melhor a organização dos quadros de diálogo (ou dockers), então só vou destacar alguns elementos: A janela de camadas (A) - eu só usei três camadas: uma para os brilhos, outra paras as cores da bolha e uma para o fundo; (B) Aqui é onde você visualiza uma prévia da animação, para ver se ela está saindo de acordo com o planejado, podendo inclusive controlar a velocidade da reprodução (C) e a taxa de quadros (explicarei isso depois). Temos ainda a timeline (D), onde se exibe a organização dos quadros:

Anexo do post

Ainda no Krita: para finalizar, fui em Arquivo/Renderizar Animação... (2). O quadro de diálogo (3), oferece três opções de exportação (A): "Sequência de Imagens" você escolhe se preferir terminar a animação em um outro programa; "Vídeo", se quiser finalizar a animação...ou "Ambos".

Em seguida, você pode especificar qual será o primeiro e o último quadro do filme (B) e a largura e altura do arquivo exportado (C). FPS (Quadros por Segundo) (D) tem a ver com a velocidade da animação. O padrão é 24, eu coloquei 12 para ela sair com maior velocidade. Para exportar em vídeo, a partir do Krita, você precisará ter o FFMpeg instalado e especificar em qual pasta esse programa está (E). Detalhe: se escolher exportar em gif, deverá ter a versão mais recente do FFMpeg...ou receberá uma mensagem de erro (para maiores detalhes, veja esta página do Manual do Krita). Por fim, você escolhe o formato do arquivo (F), onde ele será salvo e se quer incluir áudio (G).

Anexo do post Anexo do post


Eu exportei uma sequência de imagens, no formato png e fechei o Krita. Para editá-las no Gimp, todas em um único arquivo, a maneira mais fácil é ir em Arquivo/Abrir como camadas... (4). No quadro de diálogo (5), localize as imagens (A). Clique no primeiro arquivo, segure a tecla Shift e clique no último: assim todos serão selecionados ao mesmo tempo e basta você clicar no botão Abrir (B).

Anexo do post Anexo do post

Depois você, provavelmente, receberá uma mensagem do Gimp sobre perfil de cor (6). Aparentemente o Krita usa um perfil e o Gimp, outro... eu apenas marquei a opção "Não perguntar novamente" (A) e apertei o botão "Converter" (B). As imagens estarão dispostas em camadas, na janela (7), na ordem inversa. Ou seja: a imagem correspondente ao último quadro da animação da animação estará acima de todas e a primeira, em último lugar! Embora pareça estranho, não se preocupe, é assim mesmo.

Anexo do post Anexo do post

Para ver uma prévia da animação, no Gimp, você vai em Filtros/Animação/Reproduzir... (8). No quadro (9), configure a terceira opção, na base do quadro para: 24 fps e para reproduzir você clica no botão de play, no canto superior esquerdo do quadro. Quando estiver satisfeito, feche o quadro de diálogo.

Anexo do post Anexo do post


Terminada a animação, é hora de exportá-la no formato gif. Nesse ponto, preciso lembrar que fiz três experiências diferentes e vou explicar os detalhes de cada uma separadamente. Vamos prosseguir com a primeira - nela eu, simplesmente, fui em Arquivo/Exportar como... e configurei o quadro, conforme a figura 10.
As duas primeiras opções (A) são dispensáveis e podem ficar desmarcadas. A terceira (B) obrigatoriamente deve estar marcada (ou não obteremos uma animação e sim uma imagem estática). Já a quarta opção (C), por padrão, vem marcada, mantenha-a assim.

A quinta opção, "Atraso entre os quadros..." (D) é importantíssima: é onde configuramos a velocidade da animação. Ela é especificada em milissegundos. Milissegundos? Para termos uma idéia, 1 segundo equivale a 1000 milissegundos. No caso dessa animação, sendo curta, eu escolhi um valor bem menor, 150 milissegundos. Em "Disposição do quadro onde..." (E) sempre mantive marcado o padrão: "Não importa". Quanto às duas últimas opções (F), para o caso dessa primeira experiência, ambas tinham de estar marcadas, do contrário o Gimp desconsidera o valor da quinta opção.


Anexo do post


Antes de tratarmos das duas últimas experiências, preciso esclarecer alguns conceitos. Se você pesquisar mais profundamente sobre animação, certamente encontrará termos do tipo: "quadros por segundo", "FPS"; "taxa de quadros"; "frames"...

Tudo isso tem relação com a velocidade da animação, do quão rápida ela é exibida para o expectador. Essa velocidade é medida em quadros por segundo. Em inglês se diz "frames per second", daí a sigla "FPS" e o termo "frames". "Taxa de quadros" é somente outro jeito de dizer "Quadros por segundo".

Em animação, a unidade de tempo é o segundo. Um segundo geralmente equivale a 24 frames (quadros), o qual, por sua vez equivale a 1000 milissegundos. Os milissegundos, ao menos para animação, acho que só são empregados no Gimp, por essa razão não vou me estender muito sobre eles. Em todo caso, é fácil achar conversores de medidas. A própria calculadora do Windows tem esse recurso:

O que significa dizermos: um segundo geralmente é igual a 24 frames? Imagine um personagem levantando o braço e que este movimento leve 1 segundo na tela: em teoria, para o movimento pareça natural deveremos desenhar cada etapa dele em 24 frames. Sempre assim? Não! Há movimentos que exigem menor quantidade frames por segundo. Depende da ação, do movimento, do estilo do filme, do estilo do animador...

Vamos ver a segunda experiência no Gimp. Comparada com a primeira (que eu coloquei abaixo, à direita), há diferenças no movimento da bolha... no entanto, os arquivos tem peso idêntico e o mesmo número de quadros (sete). Como pode ser?

Anexo do post Anexo do post


Isso acontece porque eu especifiquei diferentes durações de tempo em cada camada (11). É só você acrescentar o número da duração e a sigla "ms" entre parênteses, conforme indicado na figura. Nessa situação o frame1, por exemplo, permanece mais tempo na tela: 750 ms (A):

Anexo do post

Já na terceira experiência o arquivo pesou um pouco mais. O motivo é porque eu dupliquei os frames 4 a 7, além de alterar várias configurações de tempo, nas camadas (12).

Anexo do post Anexo do post

Caso você indique durações de tempo igual eu fiz nessa segunda e na terceira experiências precisará tomar cuidado especial na hora de exportar o gif (13). As duas últimas opções do quadro de diálogo devem, obrigatoriamente estar desmarcadas para funcionar! O restante, deixe como na figura. O atraso indicado no quadro (100 milissegundos, nesse exemplo) só será aplicado nos quadros (camadas) nas quais você deixou de especificar a duração de tempo.

Anexo do post

Bom, é isso aí! Resta, agora, indicar os links:


• • Tutoriais de animação com o Krita • •


==> Como animar em camadas no Krita

==> Tutorial de Ana Paula Reis

==> Lara Croft vs. Lizard - Esse é incrível!!!!


• • Tutoriais de animação com o Gimp • •

==> Tutorial de Guarapaed - Ele detalha bem o assunto, vale ver!

==> Criar Gif animado com Fotos

==> Criar Globo Giratório no Gimp


• • Sites /blogs sobre Animação • •

==> Os Doze Princípios da Animação - Vídeo legendado em português;

==> Rad How To - O blog foi abandonado em 2015, no entanto tem bom material didático sobre desenho em geral;

==> Animation Masterpost - Parte 1 e Animation Masterpost - Parte 2 - Possui uma enorme quantidade de links. Infelizmente muitos estão quebrados, tem que garimpar o ouro... big_green.png





Bom dia!
Parabéns por mais um tutorial. É bom ver quando é da autoria do autor e não copiando de outros lugares sem ao menos conhecer o produto! Com esses seus tutoriais, fiz questão de baixar os programas para testar! big_green.png
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
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