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AMD e Pixelux: juntas na física para jogos em OpenCL

#1 Por Equipe GdH 01/10/2009 - 16:31
AMD e Pixelux: juntas na física para jogos em OpenCL
Há tempos atrás a AMD havia firmado uma parceria com a Havok, demonstrando a física avançada em animações gráficas via OpenCL. Agora, chegou a vez da gigante apertar as mãos da Pixelux Entertainment. Embora não tão utilizada quando a Havok, a tecnologia da Pixelux foi usada no jogo "Star Wars: The Force Unleashed", em ambientes dinamicamente destrutíveis...

Leia a notícia completa: https://www.hardware.com.br/noticias/2009-10/4AC4F999.html
Cy4n0-Z
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#6 Por Cy4n0-Z
02/10/2009 - 21:05
Physx faz muita diferença pra quem gosta de visual bonito. E espero que a ATI leve adiante o projeto dela para que haja concorrência nesse setor. Atualmente quem "rula" é a nVidia com o Physx. Mas lembrem que havendo a concorrência com a física da ATI, há buscas por aperfeiçoamento. Afinal, estarão disputando!

Que venha esse projeto da ATI e que muitos joguinhos façam uso dela pra gente poder brincar big_green.png
Jonny.br
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#10 Por Jonny.br
02/10/2009 - 22:19
bom, não entendo muito disso, mas lí que os caras fizerma testes omitindo a identidade de sua VGAs e o mesmo funcionou com uma luva.

O assunto para pessoas que não são muito técnicas é realmente complicado, mas em resumo, o referido jogo é compatível com o recurso de anti-aliasing diretamente nas suas configurações internas, porém a opção ativa somente quando uma VGA NVIDIA está instalada. Até aí não tem problemas para a concorrência da NVIDIA que não foi agraciada pela RockSteady, pois com a nova versão dos drivers de vídeo Catalyst, o anti-aliasing já pode ser ligado externamente pelo painel Catalyst.
Porém agora vem a parte que ninguém desconfiou e que passaria totalmente desapercebido da imensa maioria dos gamers, Ian McNaughton, representante da ATI, fez um hack no sistema de identificação da placa de vídeo e substituiu o ID da ATI por um código da NVIDIA, e o que aconteceu foi justamente a liberação das opções de anti-aliasing ingame , além disso a performance aumentou na ATI, pois para quem não sabe, quando o anti-aliasing é feito ingame, os desenvolvedores podem otimizar o desempenho e garantir a máxima performance possível pois somente vai acontecer o efeito onde for preciso, quando é forçado o anti-aliasing pelo painel externo, normalmente o efeito é sobre toda a geometria que o jogo apresenta o que acaba diminuindo a performance. Em resumo, usuários da ATI precisam forçar pelo painel do driver, e como não conseguem ativar pelo jogo, eles perdem FPS forçadamente.
Ian em seu blog dá o tom das críticas e aponta NVIDIA a grande manipuladora de recursos chaves em games, através do seu TWIMTBP, jogos como NFS: Shift e Resident Evil5 também tiveram ajustes para favorecer as placas da NVIDIA, entre outros problemas apontados. Veja a sua explicação sobre o assunto:

AMD prides itself on supporting open standards and our goal is to advance PC gaming regardless whether people purchase our products. Unfortunately, not everyone shares our philosophy. Nvidia has recently sampled some newly released The Way it is Meant to be Played titles, including Batman: Arkham Asylum, to press in hopes that they would use these titles to benchmark against the HD Radeon 5870 and 5850. There are some known issues with these proprietary TWIMTBP titles.
Batman: Arkham Asylum In this game, Nvidia has an in-game option for AA, whereas, gamers using ATI Graphics Cards are required to force AA on in the Catalyst Control Center.
The advantage of in-game AA is that the engine can run AA selectively on scenes whereas Forced AA in CCC is required to use brute force to apply AA on every scene and object, requiring much more work.
Additionally, the in-game AA option was removed when ATI cards are detected. We were able to confirm this by changing the ids of ATI graphics cards in the Batman demo. By tricking the application, we were able to get in-game AA option where our performance was significantly enhanced. This option is not available for the retail game as there is a secure rom.
To fairly benchmark this application, please turn off all AA to assess the performance of the respective graphics cards. Also, we should point out that even at 2560×1600 with 4x AA and 8x AF we are still in the highly playable territory …

Cy4n0-Z
Cy4n0-Z Ubbergeek Registrado
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#11 Por Cy4n0-Z
02/10/2009 - 22:30
Sim, porque apesar da nVidia ter trabalhado em conjunto para embutir o recurso no jogo não há uma forma definitiva de bloquear seu uso nas placas de sua rival ATI bastando alterar a ID da placa para utilizar o recurso. Pois não há como fazer o AA desaparecer do jogo dependendo do hardware. Apenas como mascarar a presença do mesmo.

Como ela desenvolveu e pagou por isso, mais do que justo que ela queira que a opção, que normalmente nem existiria, funcione apenas nas geforce dela.

Abraço!
Bit0N3
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#14 Por Bit0N3
03/10/2009 - 00:49
o mais importante é a placa de video ter velocidade pra renderizar os graficos.

fisica qualquer CPU parruda da conta, se nao for usada pra isso fica la pra enfeite.

ati é mais rapida.

se agora vai ter fisica tb, melhor, mas tanto faz, qq jogo vai rodar a fisica dele seja ela processada pela gpu ou cpu.

o q ta ferrando a ati é o pouco caso pra fazer drivers pro linux.

provavelmente minha proxima placa de video vai ser nvidia apesar de bem pior justamente por causa dos drivers pra linux. mas q é fordz ter que trocar uma hd5870 por uma gtx295 da vida so por causa de driver, isso é.

espero que saia alguma placa nova nvidia pra bater com a hd5870 antes de eu ter q comprar placa de video.


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