Windows Store

A loja de apps do Windows 8 foi aberta com o Consumer Preview, numa fase em que ela só conta com aplicativos gratuitos. Para instalar um app não há segredo, é tão simples como no Ubuntu, iOS ou Android.

Windows Store

A navegação nas categorias dispensa maiores explicações. Estando logado com uma conta Microsoft o acesso à loja é automático, basta abrir o aplicativo Store.

A loja é restrita aos apps Metro. Os aplicativos desktop não podem ser divulgados por lá. No Windows 8 ARM a loja de aplicativos deverá ser a única fonte oficial para instalação de apps. Tudo indica que na versão final a instalação de aplicativos desktops compilados para ARM será restrita a produtos da Microsoft ou de parceiros dela (como o Office).

Os aplicativos comprados poderão ser instalados em até 5 dispositivos (computadores, notebooks ou tablets), uma medida para evitar a pirataria, enquanto tenta ser amigável a quem usa mais de um PC. Como o mesmo Windows rodará em tablets ARM, tablets x86 e desktops, 5 dispositivos é um número razoável.

Ao falar de apps Metro a experiência será exatamente a mesma em todos os produtos com Windows 8, então faz sentido manter todos os aplicativos em todos os aparelhos. Junte isso com todas as configurações sincronizadas… É algo bem diferente do que estamos acostumados, algo que nem a Apple nem o Google conseguiu fazer ainda – a Apple parece cada vez mais próxima, embutindo cada vez mais conceitos do iOS no OS X; não seria surpresa se uma hora ou outra o Mac passasse a rodar os aplicativos do iOS também.

Quem está testando o Consumer Preview pode dar um pulo na loja de tempos em tempos, já que alguns apps serão atualizados e outros inseridos até o lançamento do Release Candidate. Vale olhar a categoria destacada logo na entrada, com os aplicativos ganhadores da competição que entraram no primeiro dia.

Apps destacados

Sobre o Autor

Avatar de Marcos Elias Picão
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X