Uma das maiores novidades do Windows 8 é a integração com serviços online da Microsoft, como o SkyDrive e a sincronização de configurações.
Ao criar contas de usuário é possível optar entre contas online da Microsoft ou locais (offline).
Isso pode ser feito também durante a instalação, caso o computador já esteja conectado na etapa final.
As contas locais funcionam exatamente como hoje: você define um nome de usuário, senha e dica de senha. O sistema copia uma estrutura de pastas padrões para seu perfil e deixa toda a estrutura pronta para você fazer login. Ao usar uma conta online o processo é um pouco diferente: você loga no computador com uma conta do Windows Live, que pode ser um e-mail do Hotmail, conta de MSN/Live Messenger ou até mesmo uma conta Live usando um domínio personalizado. Resumidamente esta conta está sendo chamada de “conta Microsoft” no Consumer Preview.
O termo “conta Microsoft” pode dar a entender que é necessário ter conexão permanente para utilizá-la. Mas não: depois de logado pela primeira vez ela se comporta como uma conta normal no computador. Você tem uma pasta de usuário e tudo fica salvo nela. Funciona totalmente offline quando necessário. Se você quiser, pode transformar uma conta local em conta Microsoft e vice-versa.
A conta Microsoft sincroniza quase todas as suas configurações do Windows e de alguns aplicativos Metro. Ao usar outro notebook ou computador você pode fazer login com a mesma conta e senha, então suas preferências serão baixadas e aplicadas – incluindo opções de pastas do Explorer e o papel de parede.
Nas opções do novo painel de controle é possível marcar os itens que deseja ter sincronizados:
Isso permite evitar que o papel de parede alterado no notebook seja replicado aos seus outros computadores, por exemplo. Para contas locais estas opções ficam desativadas.
SkyDrive: 25 GB de espaço gratuito
Outra grande integração do Windows 8 com a nuvem é o SkyDrive: disco virtual da Microsoft que oferece 25 GB grátis. Planos pagos para mais espaço estão a caminho.
No Windows 8 o SkyDrive estará disponível a partir de vários locais. O Windos Explorer poderá navegar na pastas dele como se faz com discos locais ou de rede. Os aplicativos Metro podem abrir e salvar arquivos do SkyDrive automaticamente, sem precisar entender que o serviço é online. Uma API própria de chamada de abertura e salvamento de arquivos entregará a função padrão, de fácil implementação. Por trás da tela o Windows gerencia tudo sozinho. Como resultado, os aplicativos poderão trabalhar com arquivos “na nuvem” como se eles fossem locais.
Isso não vale só para o SkyDrive, mas para outros apps Metro que podem servir como fontes de dados também. Fotos do Facebook ou Flickr podem ser abertas por outros programas, por exemplo. A galeria de fotos pode puxar imagens de todos os locais disponíveis numa mesma interface.
O SkyDrive no Windows 8 ainda irá além, permitindo acessar remotamente arquivos dos computadores autorizados (identificados e confirmados) pelo skydrive.com.
No Consumer Preview esses recursos só podem ser usados ao estar logado com uma conta Microsoft. Se a conta for local há a possibilidade de trocá-la para uma conta online sem perder as configurações e programas já instalados.
Deixe seu comentário