Configurações e finalização da sessão

 

Na versão final isso deverá estar mais claro (ou não, vai saber; é difícil tirar conclusões a partir de betas). Levando o mouse para o canto inferior direito aparece a barra lateral direita:

Barra lateral direita

Nos tablets ela pode ser chamada deslizando o dedo da borda direita para o centro da tela.

Ela tem opções para abrir a tela de início (o logo do Windows), buscar ou compartilhar dados do programa atual (para apps Metro), ver a lista de dispositivos extras (pendrives, monitores, etc) ou as configurações.

O item Compartilhar (Share) permite que um app Metro envie dados a outro usando um conceito padronizado no Windows. Lembra o copiar e colar. Por meio dele um editor pode enviar uma imagem para o Flickr ou um vídeo para o YouTube, por exemplo, e o navegador pode enviar o link da página atual por e-mail ou para um app de blog.

No botão Configurações (Settings) abre-se um  painel onde fica o status da rede, layout de teclado e um link para o painel de controle Metro, entre outras coisas:

Barra de configurações

As opções para desligar, reiniciar e etc ficam no Power:

Opções para desligar, reiniciar, etc

O acesso a elas ficou mais difícil, isso é chato nos desktops e notebooks mas foi feito pensando nos tablets. Normalmente eles nunca são desligados… Essa opção o usuário raramente procuraria. Para desktops realmente fica faltando um item mais prático na tela inicial, e não sabemos no momento como a Microsoft lidará com isso.

Os links superiores abrem os itens tradicionais atuais: painel de controle clássico, propriedades da área de trabalho, informações de sistema (aquela que se abre ao clicar com o direito no item Computador e ir em Propriedades…). O painel de controle Metro é aberto ao clicar em Mais configurações do PC, o último link na imagem acima.

Painel de controle estilo Metro

Ficou confuso? Pois é. Dois painéis de controle. Um tradicional, nada sensível ao toque com seus elementos pequenos e janelas de diálogo cheias de itens… E o outro leve, fácil de usar com os dedos e mais amigável também – bem no estilo de tablet ou smartphone.

Não dá para saber como a MS irá deixar os painéis na versão final. Com os dois fica estranho, mas se tirar um deles parece que ficaria pior. O painel de controle Metro trata dos temas mais importantes para os tablets e apps Metro em geral, além das opções de sincronização. Algumas ações dele, como o Windows Update, acabam enviando o usuário ao painel de controle tradicional. Por enquanto é beta, Consumer Preview, tudo bem assim. Pelo que parece permanecerão os dois (inclusive nos tablets), onde o painel estilo Metro centraliza todas as opções essenciais e alteradas com maior frequencia.

Dica extra: se você está testando o Consumer Preview e se cansou de ir até o menu para desligar, aproveite a dica deixada pelo William de Oliveira nos comentários. Dá para criar um atalho para o “shutdown -s -t 00” e então fixá-lo na tela de início. Crie o atalho em qualquer lugar (botão direito num local vazio numa pasta ou no desktop > Novo  > Atalho…) para o comando shutdown -s -t 00, depois clique com o direito no atalho e escolha Pin to Start. Não é o ideal mas funciona bem.

 

Sobre o Autor

Avatar de Marcos Elias Picão
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X