Um monte de ultraportáteis com Linux na Computex 2008

Um monte de ultraportáteis com Linux na Computex 2008

Computex 2008 – Linux ultra-portables galore
Autor original: Ladislav Bodnar
Publicado originalmente no:
http://distrowatch.com/
Tradução: Roberto Bechtlufft

Do ponto de vista de um usuário Linux, a Computex está longe de ser um evento muito empolgante. A segunda maior feira de computadores do mundo tem como principais objetivos servir de vitrine para as últimas inovações dos fabricantes de hardware de Taiwan e o fechamento de negócios lucrativos com um número crescente de compradores ocidentais. Mas o enorme sucesso do outrora-exclusivamente-Linux Eee PC, da ASUS, significava que até os entusiastas do Linux iam encontrar algo de interessante para ver no evento deste ano. O primeiro minilaptop gerou um sem-número de clones, e há poucos fabricantes (grandes ou pequenos) de notebooks nesta parte do mundo que já não tenham pensado em desenvolver seu próprio ultraportátil. Por esse motivo, a Computex deste ano ofereceu muito mais aos usuários Linux do que qualquer edição anterior.

O stand mais óbvio a se visitar era o do Eee PC da ASUS, é claro. Sempre entupido de visitantes, o stand da conhecida fabricante de placas-mãe e eletrônicos exibiu não apenas os modelos antigos do Eee PC, mas também os futuros Eee PC 901 e Eee PC 1000 (foto abaixo), ambos baseados no Atom da Intel, bem como o novo Eee Box, uma espécie de Mac Mini da ASUS. Todos esses produtos estavam disponíveis para que os visitantes testassem, e a equipe do stand deixava todo mundo brincar à vontade com eles. Além dos produtos principais, o stand de design impactante também trazia uma vasta linha de acessórios para os minilaptops em vitrines muito bem arranjadas.

eeepc-1000-small

O Eee PC 1000, da ASUS

Mas nem tudo corria bem no stand da ASUS. Como visitante interessado no Linux, fiquei desapontado ao ver que só um dos produtos em exibição estava rodando o sistema operacional de código aberto. Pior ainda, o lugar estava cheio de cartazes com logotipos do Windows e da Microsoft. O único flyer disponível no stand era um da Microsoft, intitulado “É melhor com o Windows” (foto abaixo), enquanto a lista de especificações técnicas dos vários produtos disponíveis era arruinada por um grande slogan no topo, “A ASUS recomenda o Windows para o uso cotidiano.” Encontrei os mesmos flyers sendo distribuídos nas lojas de informática locais, onde os produtos da ASUS eram vendidos.

better
“É melhor com o Windows”

Para mim isso tudo foi, no mínimo, chocante! Era preciso ler as letras miúdas para encontrar a palavra “Linux.” No Eee Box, então, o Linux não era nem listado como opção. Um arrepio percorreu o meu corpo; como a carteira polpuda da Microsoft foi capaz de seqüestrar esse grande produto, um produto Linux, e usá-lo para fazer sua propaganda de sangue frio e espalhar FUD? E como a ASUS foi capaz de fazer isso com a comunidade Linux depois dela ter promovido incansavelmente o Eee PC na mídia? Para os não iniciados no stand da ASUS na Computex, o Eee PC passaria facilmente por mais um produto bem sacado e inovador desenvolvido pela Microsoft!

Isso posto, também senti uma certa satisfação ao ver como a Microsoft foi forçada a competir com o Linux. O slogan “É melhor com o Windows” implica na existência de uma alternativa, que a gigante do software negava veementemente, e da qual ela fazia pouco até não muito tempo. Infelizmente para a ASUS, ela sucumbiu ao que quer que a Microsoft queira da próxima geração do Eee PC, e agora esse excelente computador está prestes a se tornar grande, gordo, pesado e caro (ver foto abaixo, comparando os modelos 900 e 1000, lado a lado), características geralmente associadas aos produtos da Microsoft. Ou seja, radicalmente diferente do bem-sucedido e em conta Eee PC original com Linux!

compared
Comparando o Eee PC 900 e o Eee PC 1000

Para a sorte do Linux, o vácuo deixado pela ASUS está sendo rapidamente preenchido por alternativas. O Acer Inspire One, também em exibição na feira, é um produto que sem dúvida entrará em rápida sintonia com a comunidade Linux. A Acer vende laptops com Linux em alguns mercados há alguns meses, e a declaração antimicrosoft amplamente divulgada dada por um representante do alto escalão da Acer na semana passada, somada à prometida promoção em larga escala dos laptops com Linux, certamente fará da Acer a nova queridinha da comunidade Linux (só vamos torcer para que a empresa não dê uma guinada súbita como a ASUS quando o gerente de vendas da Microsoft aparecer com o talão de cheques!).

Eu tive a oportunidade de mexer no Acer Aspire One (foto abaixo) por alguns minutos no stand da Acer. É um minilaptop estiloso e bem desenhado, rodando o Linpus Linux “Lite,” produto criado pela Linpus Technologies de Taiwan. Mas de acordo com o /etc/system-release, o sistema operacional instalado no Aspire One era o “Fedora 8 (Werewolf)”, o que sugere que o Linpus Lite seja apenas uma versão hackeada do Fedora, e não um produto de todo independente. Essa é mais uma razão para a comunidade Linux receber de braços abertos o Aspire One – a distribuição Fedora/Linpus sempre será um produto mais bem-vindo que o Xandros Desktop do Eee PC, dado o histórico de desenvolvimento de componentes proprietários da Xandros e sua bagagem nada popular, na forma do infame acordo de proteção de patentes com a Microsoft. A Linpus Technologies não assinou nenhum contrato desse tipo (ainda).

acer

O Acer Aspire One

De acordo com o represante no stand da Acer, os laptops Aspire One, baseados no Atom, serão lançados oficialmente antes do final de junho de 2008. A edição com Linux deve sair por pouco menos de US$ 400.

Mas a coisa mais chocante da Computex veio do stand da VIA, outra grande fabricante de hardware tailandesa, talvez mais conhecida por seus processadores com baixos requisitos e custos. A empresa tinha a parede toda dedicada aos minilaptops VIA, fabricados por um número cada vez maior de marcas conhecidas e desconhecidas. Para minha surpresa, contei pelo menos 24 modelos diferentes de ultraportáteis! Embora a maioria deles rodasse Windows, em alguns era possível escolher entre o Linux e o Windows. Na verdade, três deles estavam rodando em suas edições Linux. Eram o Mini-Note da HP (SUSE Linux Enterprise), o Everex Cloudbook (gOS) e o inédito Quanta ILI Mini-Note (abaixo, Linpus Linux).

quanta

O Quanta ILI Mini-Note

E a Linpus Technologies, além de marcar presença em vários minilaptops do evento, também tinha seu próprio stand. Nele estavam em exibição vários laptops Acer Aspire One, bem como um variedade de ultraportáteis, incluindo o Mini-Note da HP e outros “sem nome,” todos rodando o Linpus Linux Lite. Parece que a empresa está bem posicionada para aproveitar a vasta base de fabricantes de Taiwan, já que é capaz de reagir rapidamente a qualquer novo produto anunciado pelas empresas locais. Se a atual explosão de minilaptops continuar, pode ser que tenhamos um rápido crescimento do Linpus Linux na fatia de mercado desse tipo de produto.

Quanto ao recém-anunciado Ubuntu Netbook Remix, não tive muita sorte ao tentar encontrá-lo na Computex. Claro que a feira era enorme, se espalhando por vários locais em duas partes diferentes da cidade, mas se o Ubuntu Netbook Remix estava por lá, certamente não estava muito na cara dos visitantes.

Concluindo, vaias para a ASUS por tonar seu bem-sucedido produto com Linux apenas mais um veículo de propaganda da Microsoft; por seus gordos, pesados e caros Eee PC 900 e 1000, e por abandonar completamente o Linux no Eee Box. Aplausos para a Acer por sua coragem em fazer uma aposta fortíssima no Linux. Se você está querendo um novo minilaptop, eu sugiro que espere mais umas poucas semanas e gaste seu dinheiro em um Aspire One da Acer, ao invés do Eee PC “dane-se a comunidade Linux” da ASUS. E se o Aspire One não fizer a sua cabeça por algum motivo, não se desespere. Muito em breve, uma loja de computadores perto de você estará abastecida com vários minilaptops de fabricantes conhecidos e desconhecidos, com preços que muito provavelmente estarão mais baixos do que nunca.

Mas o que quer que você faça, dê um belo capote no Eee PC da ASUS.

Créditos a Ladislav Bodnarhttp://distrowatch.com/
Tradução por Roberto Bechtlufft <robertobech at gmail.com>

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X