O que posso fazer para turbinar meu netbook?

O que posso fazer para turbinar meu netbook?

Demorou um pouco, mas ele veio: o meu netbook, um Eee PC 900HD! E com ele, todas as limitações “dignas” de ultraportátil de sua categoria: à exceção da pouca capacidade de armazenamento, temos a baixa autonomia da bateria, os LCDs e os teclados diminutos, além de uma certa lentidão do sistema operacional & aplicativos. Então, o que posso fazer para turbinar o meu netbook?

m632fe5fe

Pequeno e prático; porém, limitado…
Fonte: <http://jkkmobile.blogspot.com/2008/10/asus-eee-pc-900hd-dissected.html>.

Se os leitores deste conceituado site pensaram na memória RAM, então aconselho aos senhores, desistirem da ideia. Mesmo inicializando o GNOME, com o Nautilus, o Firefox, o OpenOffice.org e o Terminal em aberto, o consumo geral do sistema não passa de 256 MB (e não me perguntem o porquê)! No entanto, bem que uma CPU e um IGP mais potente seria interessante…

m424cab51

Para quê mais RAM, se 1 GB é suficiente para as minhas necessidades?

Infelizmente, não dá para simplesmente trocar o chipset e o seu IGP. Em PCs desktops, é possível desabilitar o vídeo onboard e inserir uma placa de vídeo dedicada para melhorar o desempenho gráfico, mas dá para não substituir o IGP, que por sua vez, se encontra integrado ao chipset. Já os notebooks, alguns modelos mainstream/high-end até possibilitam substituir a placa de vídeo off-board por modelos especiais, as quais adotam um formato compacto; porém, estas são caras e difíceis de serem encontradas.

m173f5b84

Placa de vídeo 3D para notebooks nVidia GeForce: uma realidade bem distante para os netbooks (se bem que um IGP nVidia 9400 cairia bem!)

No entanto, é interessante acompanhar alguns usuários mais avançados, que munidos das ferramentas certas, conseguem transformar seus modestos netbooks em equipamentos recheados de recursos. Um deles – o qual conheço pessoalmente, é o André (Luferat) -, que nesses dias, equipou o seu humilde Eee PC 701 com uma tela touchscreen e um transmissor bluetooth (acompanhem a sua história através deste artigo: <http://www.catabits.com.br/blog/hardware/eee-pc-com-touch-screen>).

Com uma caneta stylus nas mãos, o Eee PC 701 ganha novos recursos!

Outro usuário digno de nota (mas estrangeiro) é o “Gurywha”, que abriu o seu pequeno notável e substituiu modesto Celeron por um Pentium-M de 1.2 GHz! Como a CPU é integrada diretamente na placa-mãe, já devem ter uma noção do trabalho deste rapaz em retirá-lo, para soldar o Pentium-M logo a seguir. Senhores, se por ventura tiverem uma CPU destas em casa e um Asus Eee PC em mãos, pensem bem antes de fazer qualquer “loucura”!

m6276ce0f

Eis, o sistema detectando a CPU Pentium-M.
Fonte: <http://blog.tom.com/guryhwa1121/article/2915.html>.

Mas infelizmente, sou um cara simples, que entende bem de Informática e ganha a vida da maneira que pode. Quem me dera ter um alto nível de conhecimentos técnicos (mais precisamente, em eletrônica) para prover todas estas fantásticas customizações em meu netbook! Mas não tenho; portanto, vou trabalhando da melhor maneira possível.

Além da memória RAM (citada no início deste artigo), o upgrade que mais faria sentido talvez seja a substituição do disco rígido por uma unidade SSD. Explico: este modelo de Eee PC simplesmente aquece muito! O compartimento onde se localiza o HD fica tão quente que é desconfortável colocar as mãos ali embaixo. Então, o SSD não seria apenas indicado para aumentar o desempenho ou reduzir o consumo elétrico, mas principalmente por saber que irá esquentar um pouco menos que o HD.

m4f496f62

SSD da Corsair de 64 GB: embora caro, cairia bem em meu netbook!

Outra opção digna de nota é a bateria: embora a sua capacidade de carga, onde 4 células fornecem 5.800 mAh à 7.4 Volts e que ronda em torno de 2:45 horas, seja suficiente para as minhas necessidades, um dia ela deixará de funcionar, já que o uso (quase) diário logo esgotará a sua capacidade de recarga. Portanto, acredito que posso pensar em sua substituição por uma bateria mais potente, como as de 8 células e 8.800 mAh que equipam a série 901 (se até lá, ainda existirem)!

m2bf606b4

Se não consegui encontrar o Eee PC 901, ao menos vou pegar a sua bateria!

Se alguém cogitou em fazer também a instalação da tela touchscreen, pode esquecer: particularmente, não me sinto confortável em ter que ficar utilizando qualquer objeto para deslizá-lo numa delicada tela LCD, mesmo que protegida pelo touchscreen. Além do mais, certos visitantes adoram botar os dedinhos curiosos em qualquer novidade que encontram pelo caminho e se encontrarem meu netbook com uma tela touchscreen, ele ficará todo “enfeitado” com digitais. Mas se porventura os leitores do GdH se interessarem, a Deal Extreme comercializa telas touchscreen para Asus Eee PCs <http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.18490>.

m7f5eb8e7

Tela touchscreen para o Eee PC série 900 (obrigado pela dica, Luferat).

Bluetooth? No momento, não me interessa. Ao menos, à exceção do celular (um Nokia N95), não tenho praticamente nenhum dispositivo com conexão bluetooth à minha disponibilidade e que justifique abrir a carcaça do meu netbook e inserir um módulo bluetooth, sem contar ainda as habilidades técnicas necessárias para prover tal feito. No entanto, fica aqui registrada esta possibilidade, caso os leitores venham a se interessar.

Bem, o que mais eu poderia fazer para turbinar o meu netbook? As suas dimensões diminutas e a ausência de slots de expansão, além do largo espaço ocupado pelas telas de 9″ (que não oferecem espaços vazios como as telas de 7″), acredito que não há muito o que fazer para dar uma bela incrementada no aparelhinho. Mas por outro lado, quem sou eu para dizer seus limites, especialmente num país com tanta gente criativa!

Por acaso, os leitores teriam ideias interessantes?

Por Ednei Pacheco <ednei.pacheco [at] gmail.com>
http://by-darkstar.blogspot.com/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X