Tudo o que você precisa saber sobre o Xbox One X

Tudo o que você precisa saber sobre o Xbox One X

Ontem (11) a Microsoft realizou a sua conferência na E3 2017 e revelou a sua nova aposta para o ecossistema do Xbox One, que já conta com a versão standard (Xbox One), o slim (Xbox One s). O modelo hardcore, que anteriormente era conhecido como Project Scorpio, foi oficializado como Xbox One X. De cara dá para dizer que a decisão de deixar de lado o nome Scorpio (que já estava na boca da galera) e adotar Xbox One X, foi mais coerente com o que a gigante de Redmond está querendo vender, já que a companhia faz questão de frisar que esse não é um console de nova geração, é apenas uma atualização para a geração atual, que é o Xbox One. 

O Xbox One X está muito bem segmentado, assim como o controle Elite. A proposta de ambos os gadgets é agradar gamers mais exigentes. Para cumprir essa missão, desde a E3 passada a companhia vem ressaltando que esse novo console seria o mais poderoso já feito, e que entregaria o tal 4K verdadeiro, nada de upscale, os games iriam rodar de forma nativa nessa resolução. Uma missão complicada e que muitos duvidaram, inclusive eu!

Porém, ao decorrer do tempo, com a revelação das especificações técnicas do ex-Scorpio e agora Xbox One X, foi ficando mais fácil crer que tal objetivo seria cumprido. Obviamente o PC como de praxe pode oferecer mais poder de fogo que o novo Xbox, já que o usuário pode montar o computador como desejar, e estar sempre apto a fazer upgrades, mas no caso dos consoles o hardware é só uma das peças do quebra-cabeça, o fator otimização e o quão bem os desenvolvedores conhecem o que está debaixo do capô contam muitos pontos para o sucesso ou fracasso do produto.

É sempre notável o que os avanços de hardware podem proporcionar aos dispositivos quando o quesito é o espaço físico ocupado. Mesmo com um hardware bem mais poderoso, o Xbox One X é simplesmente o Xbox mais compacto já feito, superando inclusive o Xbox One S, lançado no ano passado, que é 40% menor que o Xbox One original de 2013.

Xbox One X e Xbox One S

Ele é poderoso mesmo!

Mesmo mantendo a CPU octa-core baseada na já antiga arquitetura Jaguar (a mesma utilizada no Xbox One) o clock foi elevado, saltando de 1.75 Ghz no One para 2.3 Ghz no One X, e o número de unidades de computação também é maior (40 do One X, contra 12 do One e One X) De acordo com a Microsoft a CPU do novo Xbox é 30% superior em relação ao chip do One. 

No caso da GPU, a Microsoft mostrou que realmente entregaria aos desenvolvedores a possibilidade de otimizar os games para 4K. O número que sempre é destacado são os 6 Teraflops de processamento, bem acima do PS4 Pro, com seus 4,12 teraflops. Além dos teraflops, a arquitetura utilizada também é de suma importância para o resultado final. No caso do Xbox One X a GPU que foi feita especialmente para o console é baseada na arquitetura Polaris da AMD, com algumas tecnologias presentes na Vega.

Outro ponto importante é o quanto de memória os desenvolvedores terão disponível para os jogos. A princípio, dos 12 GB de memória GDDR5, 8 GB estariam reservados para os games. No entanto a Microsoft resolveu reservar 1 GB extra aos devs, totalizando 9 GB. Para não torrar tudo a Microsoft adotou o sistema de resfriamento vapor chamber, que é visto em placas de vídeo topo de linha.

A questão multimídia também não foi deixada de lado. O Xbox One X conta com um leitor de mídias Blu-Ray Ultra HD, item que ficou de fora do PS4 Pro, um erro bizarro, já que até no Xbox One S há o leitor. O armazenamento interno do Xbox One X é um HD de 1 TB, o que deve ser apenas a porta de entrada para esses novos games que contarão com melhorias gráficas, e que irão ocupar mais espaço em disco. A fonte interna do Xbox One X é de 275 watts.

Assim como o Xbox One S, o Xbox One X também conta com supote para a reprodução de vídeos e games em HDR. Muitos dos jogos mostrados ontem durante a conferência irão rodar em 4K e HDR.

Games em 4K a 60fps?

A tal meta do 4K a 60 fps, provavelmente será atendida de forma pontual, games exclusivos como Forza Motorsport 7 irão rodar dessa maneira, mas não espere que todos os títulos disponíveis para o Xbox One X seja dessa forma. O que mais deve acontecer é o tal do “Enhanced”, as melhorias do game para uma resolução mais alta, o 4K, mas que não deve alterar demais o framerate. Games que rodam a 900p e 1080p no Xbox One e One S de acordo com a Microsoft também devem rodar em 4K a 60 fps no Xbox One X. Mais de 30 jogos do Xbox One já estarão com melhorias para o One X no dia do lançamento, dentre eles títulos consagrados como Gears of War 4, Forza Horizon 3 e Resident Evil 7.

Esse ponto dos jogos é outro elemento que a Microsoft fez questão de deixar bem claro, para tentar afastar a conversa sobre o Xbox One X ser ou não um console de nova geração. Todos os jogos lançados ainda no ciclo de vida da família Xbox One estarão disponíveis para os três consoles, porém quem tiver um Xbox One X com a sua TV 4K irá aproveitar das melhorias gráficas que ele oferece. Como por exemplo, o Anthem da EA, que caso não passe pelo famoso downgrade, será um dos games mais bonitos já feito até então.

Porém mesmo que você não possua ainda uma TV 4K a Microsoft diz que graças ao recurso supersampling, você irá sentir a diferença no visual, já que a alta resolução é ajustada para a tela, melhorando os níveis de detalhes, principalmente no quesito serrilhamento.

Data de lançamento:

Oficialmente o Xbox One X estará disponível no dia 7 de novembro por US$ 499 (U$100 a mais que o seu concorrente direto, o PS4 Pro. No Brasil a expectativa é que o console seja lançado pela Microsoft em meados de março de 2018. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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