Tudo que você precisa saber sobre o Snapdragon 820

Tudo que você precisa saber sobre o Snapdragon 820

Desde 2008 a Qualcomm vez apostando na linha Snapdragon, e com muito trabalho e evolução ao decorrer dos anos acabou ganhando o apoio da industria, tornando-se referência quando falamos de SoC. Porém, de um tempo pra cá, a concorrência tem se tornado ainda mais acirrada, e alguns problemas ligados ao Snapdragon 810 acabou manchando a credibildade do chip, fazendo com que a Samsung por exemplo, abandonasse a parceria com a Qualcomm para buscar sua própria solução em processamento no Galaxy S6 e S6 Edge

Tentando dissipar os problemas, a Qualcomm anunciou esta semana o Snapdragon 820, que além de bater na tecla da redução do consumo e desempenho, promete grandes novidades para a indústria móvel. Montamos um artigo com os pontos principais que você deve conhecer em relação ao Snapdragon 820. Vamos nessa!!!

O dragão acorda novamente:

Na última terça-feira (10) a Qualcomm durante uma conferência em Nova York, apresentou o tão aguardado Snapdragon 820, prometendo diversas aperfeiçoamentos em relação a qualidade visual, audio imersivo, além de enfatizar que o desempenho e a eficiência estão duas vezes melhores em relação ao chip passado (Snapdragon 810). Para proporcionar esse desempenho a Qualcomm investiu em uma CPU Kyro de 4 núcleos rodando a 2.2 GHz construida através do processo FinFet de 14nn, permitindo que o chip se torne menor, melhorando a questão energética -um item amplamento criticado no Snapdragon 810. Além de investir num processo de fabricação que privilegia a redução do consumo a companhia implementou o sistema de gerenciamento Qualcomm Symphony, que trabalha justamente para manter sobre controle os recursos e o consumo de energia.

O processo de fabricação FinFet atualmente é o grande queridinho da indústria, devido aos seus inumeros beneficios, a Samsung por exemplo, no Galay S6 e Galaxy S6 Edge abandonou o Snapdragon, para a adoção do Exynos 7 Octa, que também utiliza o processo FinFet de 14nn.

Além da CPU, uma solução SoC, atualmente necessita de uma boa GPU para atender a alta gama de possibilidades dos smartphones atualmente, e com o Snapdragon 820 isso não foi esquecido. O novo chip da Qualcomm conta com uma GPU Adreno 530. De acordo com a companhia o salto de desempenho e eficiência energética está em torno de 40% em relação a Adreno 430, do Snapdragon 810.

Como era esperado a Adreno 530 conta com o suporte as APIs OpenGL ES 3.1, Open GL ES 3.2, além da Vulkan. Além do todo poderoso 830, a Adreno 530 também será incoporada aos Snapdragon 618 e 620, porém as informações detalhadas referentes ao desempenho não foram reveladas.

Diversos pontos ligados a conectividade também foram melhorados. O principal deles fica por conta do modem LTE X12, habilitado para o Cat.12 LTE, permitindo velocidade de download de até 600 MB/s, e 150 MB/s em upload, graças ao Cat.13. Com essas mudanças o Snapdragon 820 promete um ganho de velocidade 33% de velocidade de download, e uma melhora de 300% na velocidade de upload, em relação ao LTE X10, presente no Snapdragon 810.

Novidades envvolvendo a conectividade Wi-Fi também foram implementadas. A principal delas é a inclusão do novo protocolo Wireless, o 802.11ad, (isto mesmo caro leitor, o 802.11ac já tem um substituto). Com o Snapdragon 820 será possível transferir dados para o dispositivo em torno de 20x mais rápido do que era possível anteriormente.

Graças a tecnologia Smart Wi-Fi Calling, as ligações via Wi-Fi são monitoradas para o usuário não perceba a queda do sinal, já que automaticamente será alterado para o sinal LTE, caso o sinal perca fique muito fraco.

Uma tendência que está ganhando cada vez mais força é a imersão, principalmente quando falamos de audio, e já pensando no futuro da VR, e toda a profundidade que esta tecnologia terá, a Qualcomm implementou uma tecnologia que garante a virtualização de speakers direcionais, proporcionando a tal almejada profundiade sonora.

Com o Snapdragon 8020, a Qualcomm diz a experiência de áudio proporcionada aproximará ainda mais o usuário com o que está acontecendo ao seu redor, melhorando a percepção tanto de um zumbido de abelha como a uma grande explosão.

O Quick Charger, implementou pela Qualcomm para dar um boost no tempo de recarga da bateria. No Snapdragon 820, o Quick Charger 3.0 foi implementado, permitindo que a recarga seja quatro vezes mais rápida do que acontece em modelos comuns, além de ser 38% mais eficiente do que o Quick Charger 2.0. Com o Quick Charger 3.0 será possível obter 80% de carga com apenas 35 minutos de carga.

Assim como no Snapdragon 810, o 820 mantém o suporte para até duas câmeras traseiras (o HTC One M8 e HTC Butterflry 3 utilizam esse recurso), porém nessa nova geração, graças ao processador de sinal e imagem Qualcomm Spectra, será possível unir os dados de ambas cas câmeras, permitindo a simulação de um zoom óptico e capturar imagens de até 25 MP a 30 quadros por segundo.

Outro ponto muito interessante é que ao invés de aplicar um efeito HDR nas imagens, o Snapdragon 820 trabalhará em tempo real e com latência zero, iluminando áreas que necessitem um de ajudinha. Vale ressaltar também que o Snapdragon permite a reprodução e gravação de vídeos em Ultra HD. Há também compatibilidade com o HDMI 2.0, para que telas externas com resolução 4K a 60 fps sejam suportadas.

A engine Qualcomm Zeroth, demonstrada durante a MWC 2015, também está incorporada ao Snapdragon 820. Essa plataforma de inteligência cognitiva permite que o usuário por exemplo gerencie suas fotos, e consiga identificar facilmente pessoas e objetos. Graças ao Zeroth o sistema se adequa ao comportamento do usuário, possibilitando que momentos mais propensos para a economia de bateria sejam identificados.

A segurança obviamente também está em voga. Foram implementadas algumas novas tecnologias referentes a esse tema. A primeira delas é a Sense ID, que basicamente seria a versão Touch ID da Qualcomm, permitindo que a autenticação possa ser feita com o dedo suado, além de permitir que a tecnologia funcione sem a necessidade de um botão físico.

Anda se tratando do contato do usuário através do touch. as dores de cabeça em relação a respingos de água na tela serão minimizados graças a tecnologia Improve Touch, melhorando o reconhecimento dos toques em diversas situações.

Com o Smart Protect, o usuário estará mais protegido contra malwares, já que os aplicatios serão checados, e caso haja algum tipo de risco o usuário será notificado. Parte dessa nova solução está ligada a uma parte da memória restrita que roda uma ferramenta que foi desenvolvida em parceria com os maiores desenvolvedores de antivírus, possibilitando a leitura de de assinatura das ameaças.

Especificações completas do Snapdragon 820:

  • Modelo: Snapdragon 820
  • Litografia: 14 nm
  • Arquitetura: 64 bits
  • Clock: até 2,2 GHz
  • GPU: Qualcomm Adreno 530
  • API: OpenGL ES 3.1+
  • Memória: suporte para LPDDR4 de 1.866MHz dual-channel
  • Processador de sinal digital: Qualcomm Hexagon 680 DSP
  • Sensor de imagem: Qualcomm Spectra (14-bit dual-ISP)
  • Câmera: suporte para até 28 MP
  • Vídeo: captura e reprodução em até 4K
  • Codecs: H.264 (AVC) e H.265 (HEVC)
  • Display: suporte para 4K (no dispositivo e em saídas)
  • Tecnologia de recarga: Qualcomm Quick Charge 3.0
  • Conectividade: Snapdragon X12 LTE
  • LTE: cat 12/13
  • Download: até 600 Mbps
  • Upload: até 150 Mbps
  • Bandas: LTE FDD e TDD / WCDMA / TD-SCDMA / EV-DO e CDMA 1x / GSM / EDGE
  • Wi-Fi: Qualcomm VIVE 802.11ac (até Tri-band Wi-Fi)
  • Radiofrequência: Qualcomm RF360
  • Localização: Qualcomm IZat Gen8C
  • Segurança: Qualcomm Haven
  • Armazenamento: UFS 2.0 / eMMC 5.1 / SD 3.0 (UHS-I)
  • Bluetooth: 4.1
  • NFC: suportado

 

Quando chegará ao mercado?

Provavelmente os primeiros smartphones equipados com o Snapdragon 820, estarão disponíveis a partir de abril de 2016, obviamente que eventos como a CES e MWC irão revelar de antemão alguns aparelhos equipados com o novo chip. De acordo com o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, já existem cerca de 60 protótipos sendo testados com o novo processador. 

Alguns rumores apontam que a parceria com a Samsung será retomada, já que provavelmente o Galaxy S7 será equipado com o novo Snapdragon

O desempenho será realmente surpreendente?

Tudo indica que o Snapdragon 820 tem tudo para elevar novamente a moral da Qualcomm, principalmente em questões ligadas ao aquecimento, porém em relação ao desempenho como um todo teremos que aguardar para saber. Alguns benchmarks que foram vazados na internet, mostram que o A9 da Apple, presente no iPhone 6s  e 6s Plus superam o 820, além do recém-anunciado Exynos 8890 da Samsung. Ambos os processadores teriam obtido uma pontuação maior do que o Snapdragon 820 no GeekBench 3.

Barras = Roxo: Apple, verdade-água: Samsung, Vinho: Qualcomm

O A9 obteve 2.527 pontos, em segundo lugar aparece o Exynos 8890 com 2.270 pontos e em terceiro apareceu o Snapdragon 820 com 2.250 pomtos.

 

Gostou das novidades do Snapdragon 820? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X