Tecnologia: Ideias criativas e inteligentes

Tecnologia: Ideias criativas e inteligentes

Recursos tecnológicos existem aos montes. Alguns são realmente necessários e úteis, enquanto outros são interessantes, mas perfeitamente dispensáveis. Porém, muitos destes merecem créditos especiais, dada a sua concepção original e a grande utilidade naquilo que se propõe a fazer. Quais destes – que vão do simples backups ao mais complexo sistema de monitoramento – seriam os mais criativos e versáteis, sob o seu ponto de vista?

Uma interessante inovação foi a implementação de um segundo chip de BIOS, feita pela Gigabyte, chamada de dual-BIOS. Convenhamos: não há nada mais desestimulante que ser obrigado a recuperar um BIOS corrompido, seja por causa de um simples upgrade mal-feito ou uma pane elétrica. Para estas situações, o chip extra pode tanto servir de backup como uma solução de salva-guarda, armazenando a versão anterior do firmware que é conhecidamente funcional e estável.

02

Dual-BIOS (Gigabyte)

A MSI também tem os seus truques. Um deles foi a invenção de um sistema de exaustão muito interessante, batizado de Stirling Engine, que ironicamente foi idealizado por um engenheiro em 1816. Trata-se de um cooler especial para o uso em chipsets, que ao invés de utilizar a eletricidade para funcionar, se baseia no antigo mecanismo criado, que utiliza o calor gerado para aquecer o ar acondicionado dentro de um pistão, que por sua vez move-se para acionar o sistema mecânico de exaustão. Se o chipset esquentar muito, maior será a capacidade de refrigeração do dispositivo, devido à expansão do ar. Inteligente, não? Pena que a eliminação do gasto de energia elétrica na alimentação de coolers não representa tanta economia assim para justificar o aumento no custo:

03

MSI Air Power Cooler

Por fim, temos um recurso até interessante em muitas placas-mãe avançadas, feitas especialmente para entusiastas: a inclusão de um sistema de teste integrado, que possibilita realizar diagnósticos através da exibição de códigos POST. Estes, são valores especiais que são exibidos em um determinado endereço de memória (80H), indicando que determinados componentes integrados foram testados, antes da exibição do sinal de vídeo. Se o sistema ligar mas não apresentar nenhuma imagem, certamente será exibido um valor nos displays que, mediante a consulta de um manual para saber o seu significado, nos permitirá identificar o componente problemático. Embora perfeitamente dispensável pelo fato de encontrarmos placas POSTs avulsas, muitos entusiastas gostam destes recursos.

04

Display POST integrados na placa-mãe

Por fim, com a disponibilidade de excelentes opções de PCs compactos, muitos usuários acabam se esquecendo de que suas limitações físicas podem impor restrições a determinados projetos. Por exemplo, como poderíamos fazer para encaixar uma segunda unidade de armazenamento em gabinetes minúsculos? Uma maneira de atenuar as necessidades seria com a utilização de unidades externas USB, mas aí haveria o “deselegante incômodo” de ter “penduricalhos” agarrados ao sistema! Felizmente, alguns fabricantes inteligentes projetaram unidades de armazenamento SSD em formato de placas de expansão, as quais deverão ser encaixadas em slots PCI-Express x1. Mas se também não houver slots disponíveis, então sinto muito…

05

Unidade de armazenamento SSD em formato PC-Express x1

Na área de software, algumas ideias interessantes podem ser encontradas nos sistemas operacionais. No Windows, a constante busca pela facilidade de uso (há quem diga “adestramento”), traz algumas inovações interessantes, como o sistema de Recuperação Automática: em tempos antigos, uma instalação de software mal sucedida ou uma pane causada por uma praga virtual, tornava a manutenção do sistema problemática, obrigando-nos a realizar uma reinstalação completa. Mas, à partir do Windows XP, basta apenas inicializar o sistema em modo seguro e inicializar a Recuperação Automática, retornando-o a um estado anterior de acordo com uma data pré-selecionada, deixando o funcional tal como estava naquele dia. Ah, e sem perda de dados, claro!

06

Sistema de recuperação automática do Windows XP

E para a WEB, o que temos de interessante? Durante muito tempo, ficamos à mercê das “últimas novidades” trazidas pelo Internet Explorer 6; mas, com a chegada do Ópera e do Firefox, inovações interessantes foram trazidas, como o uso de abas para cada site aberto e a aplicação de extensões, para complementar as funcionalidades oferecidas. Hoje em dia, qualquer navegador que se preze, não abre a mão desta funcionalidade!

07

Nos gadgets, algumas inovações são interessantes, especialmente no campo das câmeras digitais. Enquanto que muitos modelos já embutiram um GPS para “localizar” as fotos; outros (Samsung), adicionaram um LCD extra na parte frontal para facilitar as fotos do tipo auto-retrato; por fim, há também aqueles (Olympus e Panasonic) que radicalizaram na criação de uma nova categoria de câmeras especiais chamadas Micro Four Thirds, eliminando o antigo sistema de espelhos encontrados na reflex clássicas para deixá-las do tamanho das câmeras compactas!

08

Panasonic Lumix DMC-GF1.

Mas, de todas as ideias aqui mencionadas, existe uma que considero a campeã: o chip da MSI Lucid Hydra! Com ele instalado na placa-mãe, não ficaremos mais dependentes das soluções SLI ou CrossFire, oferecidas respectivamente pela AMD/ATI ou nVidia, já que o Lucid Hydra possibilita o uso de duas placas de vídeo – inclusive de fabricantes distintos – para suprir as necessidades de processamento gráfico, tal como faríamos nas demais soluções proprietárias. Infelizmente, o desempenho geral não é dos melhores, necessitando ainda de refinamentos no processo de desenvolvimento. Mas o que importa é que ele (o chip) existe!

09

MSI Lucid Hydra.

Por fim, existem aqueles que se aproveitam das limitações de certos dispositivos para fazerem piadinhas. Por exemplo, as gerações mais antigas do iPhone não dispõem da câmera frontal, necessária para que possamos fazer chamadas de vídeo (ou video-conferência). Então, basta apenas utilizarmos um simples espelho para refletirmos nossa imagem na câmera principal, que se situa atrás do smartphone!

10

Uma maneira engraçada de garantir a video-conferência no iPhone…

Então, o mais que esperar das novas ideias? &;-D

Por Ednei Pacheco <ednei.pacheco [at] gmail.com>

http://by-darkstar.blogspot.com/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X