Beta-testing SparkleShare
Autor original: Nathan Willis
Publicado originalmente no: lwn.net
Tradução: Roberto Bechtlufft
Os defensores do código aberto que não aderiram ao serviço de sincronização de arquivos Dropbox agora contam com mais uma alternativa: o projeto SparkleShare lançou seu primeiro beta na semana passada. Disponível inicialmente apenas para Linux, o beta já conta com a maioria dos recursos prometidos. Ele não é um clone exato do Dropbox, mas pode ser muito útil para os usuários de software livre e de código aberto.
A versão beta foi anunciada pelo principal desenvolvedor, Hylke Bons, no dia quatro de setembro, e só pode ser baixada como um pacote de código fonte. Embora as interfaces para Windows e Mac OS X estejam em desenvolvimento, no momento o código só roda no Linux. O aplicativo é dividido em duas partes: um backend que lida com a transferência e a sincronização de arquivos e uma interface que se comunica com o backend por meio do D-Bus. Essa interface é vinculada ao GNOME, contando com ícone para o painel, notificações e extensões de menu de contexto para o Nautilus (aberto com um clique direito).
O blog do projeto o descreve como um substituto ao Dropbox, mas se levarmos em conta que o Dropbox é utilizado de muitas maneiras diferentes, essa descrição merece uma investigação mais detalhada. O SparkleShare foi projetado especificamente para permitir que grupos de usuários remotos compartilhem documentos ou trabalhem juntos neles. Não se trata meramente de um serviço de backup remoto para um usuário isolado. Ele também não permite edição simultânea: em vez disso, mantém uma cópia local de cada pasta compartilhada no disco rígido de cada integrante da equipe, e envia uma versão atualizada de cada arquivo salvo para um armazenamento central. O Git é o mecanismo de armazenamento remoto adotado. Há suporte para interação via mouse com o Gitorious, com o GitHub e com o repositório do projeto GNOME. Mas é importante observar que o SparkleShare não é adequado para o armazenamento de dados particulares. Todos os arquivos sincronizados por esses serviços de hospedagem pública do GIT podem ser acessados livremente por qualquer um.
A escolha do GIT para cuidar da sincronização e do armazenamento já diz muito sobre o programa: ele não foi projetado para ser um sistema de controle de versão distribuída (DVCS), mas sim para coexistir com um. Mais especificamente, o SparkleShare foi criado para ajudar na colaboração remota entre equipes de desenvolvimento de interfaces de usuário, experiência de usuário e design gráfico, possibilitando sua interação com os desenvolvedores de software. O conceito nasceu no evento London UX Hackfest do GNOME, em março de 2010. A equipe está espalhada pelo mundo, e buscava uma alternativa de código aberto ao Dropbox que facilitasse o compartilhamento de seu trabalho com os programadores do GNOME.
Deixe seu comentário