blank blank

Windows Mobile

Por: Luciano Lourenço

Windows Mobile

Desenvolvedor: Microsoft
Fabricante: vários (veja a lista aqui)
Plataforma de desenvolvimento: Visual Studio
Licença: proprietário
Última versão: 6.5
Próxima versão: 7 (baseado numa nova plataforma, veja Windows Phone)

O Windows Mobile é uma plataforma praticamente morta já, mas ainda existem alguns smartphones com esse sistema a venda e a comunidade continua forte (veja a sessão do XDA-developers sobre Windows Mobile, por exemplo), então vale a pena citá-lo. Baseado no Windows CE (Compact Edition), o sistema foi originalmente criado para PDAs (Pocket PC) e depois adicionado o conjunto de recursos necessários para funcionar em smartphones. Graças a isso existiram diversas versões: Classic, que roda em PDAs, Standard, que roda em smartphones sem tela touch e Professional, destinado a smartphones com tela touchscreen.

O Windows Mobile foi outra plataforma que perdeu terreno rapidamente com a chegada do iOS e Android, porém de forma merecida: o sistema era lento e a interface é pouco otimizada para telas de toque, com botões pequenos e opções espalhadas em múltiplos menus. Foi fruto da ideia da Microsoft em trazer a “experiência do Windows para seus dispositivos mobile”.

HTC HD2: a interface desenvolvida pela HTC, TouchFlo HD, tenta disfarçar a idade do sistema

HTC HD2: a interface desenvolvida pela HTC, TouchFlo HD, tenta disfarçar a idade do sistema

A Microsoft continua fazendo pequenos investimentos no sistema, trazendo uma interface mais otimizada a telas touch e melhoramentos para os dispositivos embarcados que ainda são equipados com o sistema (como GPS). Porém o foco de investimentos da Microsoft fica mais para o Windows Phone, e para smartphones é um sistema praticamente morto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

blank