MeeGo

MeeGo

Desenvolvedores: AMD, Linux Foundation, Intel, Nokia, Novell
Fabricante: por enquanto, apenas a Nokia
Plataforma de desenvolvimento: Qt
Licença: código-aberto (diversas licenças)
Última versão: 1.2
Próxima versão: 1.3

Desde que a Nokia anunciou que iria usar o Windows Phone 7 daqui por diante pensei em nem precisaria incluir esse sistema operacional, que até agora só tinha sido usado em tablets e netbooks (apesar do grande interesse da Intel em lançar um smartphone rodando MeeGo e um processador x86). Mas com o anuncio no Nokia N9 (e seu irmão “para desenvolvedores” N950), tudo mudou.

Nokia N9: o primeiro (e talvez último) smartphone da Nokia rodando MeeGo

Nokia N9: o primeiro (e talvez último) smartphone da Nokia rodando MeeGo

Para quem não se lembra, o MeeGo é a fusão do Maemo (plataforma de tablets e smartphones da Nokia) com o Moblin (plataforma de netbooks da Intel). Diferente do que acontece com o Android, por exemplo, aqui temos basicamente uma distribuição Linux com uma interface diferente, otimizada para telas pequenas como netbooks e sensíveis ao toque.

É uma plataforma bem interessante pois além de rodar os aplicativos criados para ela (em Qt, de preferência), pode rodar qualquer aplicativo já disponível para Linux, desde que todas as dependências existam na plataforma (por exemplo, no caso do ARM nem todos os pacotes estão disponíveis ou tem desempenho razoável). Claro que, além da questão de compatibilidade e performance tem também o problema da interface, que na maioria dos aplicativos deixa a desejar para as telas de toque, mas não deixa de ser interessante rodar um LibreOffice no seu smartphone.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X