Open Source: Reconstrução forense 3D por nuvem de pontos e com o método Manchester

Open Source: Reconstrução forense 3D por nuvem de pontos e com o método Manchester

 

Embora hoje existam muitos e bons programas para arqueologistas, infelizmente para nós defensores e entusiastas do software livre a maior parte delas é de código fechado.

Dar acesso ao código e disponibilizá-lo abertamente, além de viabilizar financeiramente muitos projetos, oferece a oportunidade de profissionais da área participarem do processo de desenvolvimento e até melhorarem diretamente alguns componentes.

?

 

Temos exemplos de excelentes ferramentas abertas, como o InVesalius o software livre brasileiro usado na reconstrução 3D de tomografias computadorizadas. O problema nesse caso, é que nem sempre o grupo ou a instituição conta com numerário para investir nessa tecnologia comumente custosa que é uma tomografia.

Uma vez que você tenha uma caveira digitalizada, e com os conhecimento inerentes a reconstrução facial, é relativamente simples prosseguir com os trabalhos, porque temos o Blender, o Gimp e uma série de outros softwares livres voltados para o processo artístico.

Eu já havia escrito acerta de reconstrução forense, mas essa é a primeira vez que descreverei o processo utilizando uma caveira reconstruída a partir de uma nuvem de pontos.

Esse processo é importante porque viabiliza a aplicação da técnica nos mais variados rincões do planeta, principalmente para aqueles grupos que não contam com grandes quantias pecuniárias para investir em projetos, mas têm um computador e uma câmera fotográfica aliados a uma tremenda vontade de fazer as coisas acontecerem.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X