Independente do monitor que você escolha para compor a sua configuração, você irá se deparar com um aspecto em todas as opções, a taxa de atualização, também conhecida como resfresh rate. A atenção a este atributo torna-se ainda mais importante se o seu objetivo é ter uma performance em jogos ainda mais fluída, com uma contagem de frames por segundo superior ao que é mais frequente na maioria das configurações.
Nesse ponto, acontece a primeira confusão. Muitas pessoas confundem taxa de atualização, ou refresh rate, com a taxa de frames na reprodução de um conteúdo, também conhecido como frame rate. Ambos podem estar em sincronia ou numa falta dela, o que interfere na experiência que você tem em jogos, por exemplo. A taxa de frames de um conteúdo varia bastante, por exemplo, em filmes o padrão da indústria é a captação em 24 frames por segundo. Em jogos, uma taxa de frames dessa faria muitos desistirem de jogar, já que o resultado é comprometido. Portanto, o frame rate é a contagem de frames, ou fotogramas, em que determinado conteúdo está sendo renderizado. E a taxa de atualização do monitor, ou o refresh rate do monitor? Bom, esse atributo diz a quantidade de vezes o painel consegue atualizar em um ciclo de um segundo.
O mais habitual que você verá no mercado são monitores com uma taxa de atualização de 60 Hz. A Acer tem diversas opções de monitores com essa taxa de atualização, como o Acer V246HL. Com a popularização da forma competitiva de encarar os jogos, com diversos campeonatos de de esports em todo o mundo, fomos apresentados a uma categoria completamente nova de monitores, aqueles com uma alta taxa de atualização.
Além de um número de marcas cada vez maior interessadas em investir nesse segmento, a variedade de opções em termos de taxa de atualização é realmente bem variada. Você encontra monitores de 120 Hz, 144 Hz, 240 Hz e até 360 Hz. A Acer também muitos monitores que atendam esse requisito de uma alta taxa de atualização. Quer um exemplo? Recentemente chegou ao Brasil o monitor KG271-P, que integra a série Nitro. Este modelo tem um painel TN de 27 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 165 Hz.
A Acer oferece paineis com uma alta taxa de atualização até em notebooks. Um exemplo é o notebook Predator Helios 300. Disponível em dois tamanhos de tela, 15,6 polegadas e 17,3 polegadas, a taxa de atualização é de 240 Hz. A Acer também destaca 3ms de tempo de resposta.
O uso de um monitor que tenha uma alta taxa de atualização, alinhado com um hardware que dê conta do processamento de uma maior quantidade de frames, significa que você poderá facilmente ter uma experiência mais fluída, com mais quadros, imagens por segundo. Jogar a 60 frames por segundo já é bem satisfatório, mas dar um salto, por exemplo, para 144 Hz é realmente um upgrade fantástico, principalmente em jogos que a ação é intensa. Por isso que jogos de FPS, e até os de corrida, são títulos que você realmente consegue perceber de forma bem clara a diferença.
Ter um PC poderoso mas um monitor com uma taxa de atualização de 60 Hz, significa que você estará limitado a uma reprodução de até 60 frames por segundo. Quando falamos no sentido competitivo, muitos gamers abrem mão de uma maior qualidade gráfica em prol da responsividade, conseguir mais frames por segundo, diferença que você só irá conseguir notar se o seu monitor tiver uma taxa de atualização mais elevada. O simples movimento de rolar o scrool do mouse numa página já garante um nível de fluidez bem maior quando comparamos um monitor de 60 Hz com um de 240 Hz, por exemplo.
Outra questão que vale a pena mencionar, é que um computador que consiga ir além dos 60 fps, numa situação em que o monitor tem uma taxa de atualização de 60 Hz, acaba gerando o que é conhecido como screen tearing. Um desencontro entre os quadros gera uma imagem quebrada, em que um pedaço representa quadros prévios e a outra os novos quadros que a sua placa de vídeo já enviou para o monitor. Para amenizar isso surge medidas como ativar o VSYNC, que resolve mas acaba gerando outros problemas, como um acréscimo no input lag, ou ativar, quando disponível no monitor, uma tecnologia de sincronia adaptativa (G-SYNC ou FreeSync).
Além dos monitores com altas taxas de atualização, a Acer também integra o G-SYNC ou o FreeSync entre seus recursos. Um desses modelos é o Predator XB241YU. Ele tem um painel de 24 polegadas com resolução WQHD, taxa de atualização de 144 Hz e suporte ao G-SYNC.
Deixe seu comentário