Você sabe qual a diferença entre RMS e PMPO? É muito comum quando vamos comprar algum aparelho de som, que a potência do dispositivo seja medida em Watts (W).
No entanto, as fabricantes costumam colocar duas medidas de potência: a Watts RMS e a Watts PMPO. Qual a diferença entre RMS e PMPO? Qual a melhor? Qual levar em consideração na hora de comprar um novo dispositivo de som? Essas e outras perguntas serão respondidas nos próximos parágrafos.
A forma de medir a potência de uma caixa de som ou alto-falante, por exemplo, pode ser um tanto quanto confusa para os leigos. É relativamente comum ver uma caixa de som grande e robusta declarando ter 200 Watts de potência. Daí você olha para o lado e vê uma caixa de som pequena e frágil com 600 Watts de potência. Como pode essa diferença tão gritante entre dois produtos com qualidades claramente distantes?
Essa diferença se dá justamente porque uma das fabricantes usou a medida Watts RMS e a segunda usou a medida Watts PMPO.
Qual a diferença entre RMS e PMPO?
RMS (Root Mean Square)
O RMS (Root Mean Square – Raiz do Valor Quadrático Médio) pode ser considerada a potência real dos aparelhos de som. A fórmula matemática para definir a potência em RMS e os métodos de sua medição são os mesmos em todo o mundo. Ou seja, essa é uma medida padronizada.
A potência RMS está dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também dentro dos padrões do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O mesmo ocorre com as outras organizações ao redor do globo.
A medida de Watts RMS indica qual a potência máxima do dispositivo sem que ele apresente nenhuma distorção e não cause danos ao equipamento. Portanto, não devemos confundir potência RMS com o volume máximo do aparelho. Geralmente, no volume máximo, a caixa de som apresenta distorções e ruídos diversos.
Portanto, a potência RMS nada mais é do que a potência média do aparelho, no limite para ele não apresentar distorções e poder funcionar por longos períodos sem causar danos aos componentes, como os amplificadores, por exemplo.
PMPO (Power Music Pic Output)
O PMPO (Power Music Pic Output – Potência de Saída de Pico Musical) é totalmente diferente do RMS. A potência PMPO mede a potência máxima suportada pelo aparelho de som, ou seja, o pico do volume. Acontece que esse pico ocorre apenas por milésimos de segundos, gerando grande distorção no som. Além disso, se o aparelho de som ficar muito tempo nessa potência de pico ele causará danos irreversíveis aos componentes do equipamento.
Ou seja, a potência PMPO é praticamente inútil, pois não condiz com a realidade de uso normal dos aparelhos de som. E, para piorar ainda mais a situação, a potência Watts PMPO não é regulamentada e nem padronizada por nenhum órgão. Em outras palavras, as diversas fabricantes podem definir fórmulas diferentes para definir a potência PMPO.
A farra da potência PMPO
Entre os conhecedores de áudio e que gostam de acompanhar esse mercado, a potência PMPO é chamada de “Potência Máxima Para Otários”. Isso porque essa medição é ineficaz, inútil e, muitas vezes, enganosa.
Essa medida foi criada, originalmente, para definir a potência máxima dos aparelhos de som, como você viu no tópico anterior. Porém, as fabricantes não chegaram a um consenso quanto à sua padronização. Enquanto a potência RMS é padronizada em todo o mundo, a PMPO é uma bagunça total.
Por exemplo, uma mesma empresa pode ter cálculos distintos para definir a PMPO aqui no Brasil e lá na Alemanha. Aqui no Brasil, definiu-se que a potência PMPO seria 3,5x a potência RMS. Já em outros países esse multiplicador muda, pode chegar a 10 ou 12 vezes a potência RMS.
Mas mesmo aqui no Brasil, depois de não ter havido nenhum tipo de regulamentação, as próprias fabricantes passaram a usar multiplicadores aleatórios para definir a potência PMPO de seus aparelhos. Especialmente aquelas empresas com produtos de baixa qualidade.
Não é raro ver exposto em lojas, aparelhos de som de baixa qualidade e com baixa potência real, mas que exibem uma alta potência em Watts PMPO. Na prática, a potência real é baixíssima e o consumidor acaba sendo ludibriado.
Você também deve ler!
07 soundbars com o melhor custo x benefício para você ficar de olho
Conclusão
Portanto, a nossa sugestão é que ao pesquisar por algum aparelho de som, como alto-falantes, caixas de som, mini-systems, Home Theaters, dentre outros, sempre se atente à potência RMS. Pode ignorar completamente a potência PMPO, pois ela é completamente inútil e não condiz com a realidade.
Deixe seu comentário