Monitores com tela curva são invenções relativamente novas (os primeiros modelos chegaram no mercado em 2014), que já conseguiram impressionar um grande número de usuários. Esse monitor pode ter um efeito muito positivo na recepção de conteúdo digital, mas somente se certas condições forem atendidas. Neste artigo, explicamos quando um monitor curvo é melhor do que um monitor com display plano.
Quais são as vantagens e desvantagens dos monitores curvos?
A compra de um monitor curvo fará com que você tenha, além de uma tela diferenciada em relação a grande maioria, um display que apresenta uma série de vantagens. Esses incluem:
- Maior ergonomia de trabalho,
- Maior imersão
- Minimização de reflexos de luz
- Campo de visão estendido
Para jogos e consumo de conteúdo multimídia o uso de um monitor curvo é realmente um baita negócio. Um monitor curvo consegue “envolver” você em seu raio de curvatura para um envolvimento com o conteúdo. Além disso, muitos estudos realizados na área (por exemplo o da Harvard Medical School confirmam que uma tela curva causa menos fadiga ao olho humano por ser esférica, portanto o movimento da pupila “segue” substancialmente a curva da tela, tornando-a mais confortável para a visualização mesmo para quem trabalha, principalmente se equipado com o recurso PIP e ajustes de altura.
No entanto, você precisa saber que um monitor curvo também tem desvantagens. O preço é significativamente mais alto do que um monitor plano com parâmetros semelhantes e o fato de que o monitor só pode ser usado por uma pessoa. Se alguém estiver olhando para a tela de lado, não perceberá a imagem da mesma maneira.
Como escolher um monitor curvo?
O parâmetro básico que caracteriza esse dispositivo é o grau de curvatura. Os modelos 3000R e 1800R são os mais comuns. O que isso significa? O diâmetro do círculo formado pelos primeiro valor seria de 3000 milímetros (3 metros) e dos últimos 1800 milímetros (1,8 metros). Assim, quanto menor for o número à frente de “R”, maior será a curvatura e maior será o efeito de profundidade.
Há algo mais para saber. Para apreciar o que um monitor curvo proporciona, você precisa sentar-se próximo à tela, por isso vale a pena certificar-se de que isso é possível no seu ambiente. Outros parâmetros que você deve considerar:
- Diagonal- um mínimo de 24 polegadas é recomendado para avaliar o efeito da profundidade,
- Resolução – mínimo de 1920 px, recomendado 2560 px e, no caso de telas com mais de 32 polegadas, uma resolução de 3440 px ou superior,
- Tipo de painel – TN recomendado para jogos, IPS para filmes ou VA para aplicações universais,
- Conectores – HDMI padrão para FullHD, para resoluções mais altas DisplayPort,
- Recursos para jogadores- atualização recomendada de pelo menos 100 Hz, função FreeSync ou G-Sync.
- Proporção: entre os monitores curvos encontramos modelos com proporção 21:9, embora algumas poucas opções sejam bem mais ousadas, com proporção 32:9, que equivale a dois monitores 21:9. Um exemplo de tela com esse perfil é o EI491CR Pbmiiipx da Acer. Seu painel é de 49 polegadas.
Monitor curvo Acer
A Acer tem diversos monitores curvo. Para este artigo descamos um modelo disponível no mercado brasileiro, o Nitro XZ322Q P. A Nitro é uma série de produtos da Acer voltado para o público gamer, reonhecida por sua excelente relação custo x beneficio.
Este modelo que separamos tem 31,5 polegadas e curvatura de 1500R, o que significa que ele não é tão expressivo em termos de curvatura, mas já é uma forma de você entrar neste segmento dos monitores com curvos. Também vale mencionar que este modelo segue a linha de design Zero Frame da Acer, que indica que suas bordas laterais são mínimas, o que melhora a experiência caso você esteja pensando numa configuração com mais de uma tela.
O painel é VA, a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), 4 ms de tempo de resposta e taxa de atualiação de 165 Hz.
Deixe seu comentário