A Nvidia vai mudar… porque TEM que mudar

A Nvidia é a única empresa que ainda não tem uma plataforma x86+GPU definitiva, e vai ter que se transformar em 2011 para sobreviver.

Há anos a Nvidia vende placas de vídeo, e já faz tempo que vem tentando aprimorá-las com a ajuda da tecnologia GPGPU, ou seja, desenvolvendo seu formato proprietário CUDA. Mas desta vez, a empresa bilionária não só vai ter que mudar, como também que passar por uma renovação.

Produtos da Nvidia

A AMD e a Intel lançaram microprocessadores com GPUs on die, ou seja, não vão mais investir em tecnologia core-logic com gráficos integrados, nem em GPUs de baixo desempenho.

A Nvidia vai continuar vendendo placas de vídeo GeForce para desktops e notebooks, mas não vai conseguir atender ao mercado x86, ou seja, oferecer APUs x86 com GeForce integrada. Mas a empresa vai ser plenamente capaz de operar no mercado ARM, e vai continuar correndo atrás dos mercados de GPGPU e supercomputadores. As tecnologias de todos esses mercados vão colidir um dia, e se o planejamento da Nvidia for bem engendrado, ela vai poder competir com as APUs x86.

E o que, mais exatamente, vai acontecer em 2011? Isso nós não sabemos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X