As fronteiras entre netbooks e notebooks vão começar a sumir

A ascensão das unidades de processamento acelerado com gráficos integrados de alto desempenho e vários outros recursos de luxo também vai reduzir as diferenças entre netbooks e notebooks.

As especificações técnicas atuais dos netbooks Atom são limitadas artificialmente pela Intel para garantir que esses netbooks não concorram com notebooks mais avançados, com chips Celeron ou Pentium mais caros. Por exemplo, não há netbooks Atom com telas de 12 polegadas ou mais, apesar dos netbooks com telas de 7 polegadas estarem praticamente mortos. A AMD promete não criar limitações artificiais para seus computadores com processadores Ontario e Zacate. Sendo assim, eles vão estar tanto em ultraportáteis com telas de 10 polegadas quanto em máquinas de 14 polegadas feitas para escritórios.

Asus Eee PC

“O Ontario e o Zacate vão oferecer ótimas experiências e aumentar o nível em faixas de preço que hoje são ocupadas por netbooks com funções limitadas e notebooks de baixo desempenho. E o Llano vai trazer ainda mais desempenho e qualidade de experiência do que os produtos com o Zacate e o Ontario. A AMD não vai criar barreiras artificiais para seus clientes. Vamos encorajá-los a inovar com nossas APUs Fusion”, diz Godfrey Cheng, diretor da unidade de tecnologia de clientes da AMD.

Na verdade, as APUs Ontario e Zacate vão ocupar o espaço entre o Intel Atom e o Intel Celeron/Pentium em termos de desempenho. Com recursos avançados como os gráficos proporcionados pelo DirectX 11, as GPGPUs, o suporte a vídeo de alta definição e outros, eles vão mesmo oferecer uma experiência melhor do que a oferecida pelos sistemas Celeron. É lógico esperar que PCs de baixo custo que usem o Atom, o Celeron ou o Pentium obtenham aceleradores especiais para vídeo HD, telas de alta resolução e outras firulas para que possam se manter competitivos e atualizados.

No fim das contas, a única diferença entre os netbooks e os notebooks em 2011 vai ser o desempenho, e não a quantidade de recursos ou funcionalidades. É claro que não veremos netbooks com recursos de segurança de ponta, players de Blu-ray e outras coisas caras, mas o mercado de sistemas mais em conta vai ser muito parecido.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X