O Symbian da Nokia dominou o mercado de sistemas operacionais móveis por anos. Acontece que o Android do Google está com a faca e o queijo na mão para assumir a liderança, tornando-se o principal sistema operacional para dispositivos móveis em 2011.
No terceiro trimestre de 2010, o Android já respondia por 25,5% das vendas mundiais de smartphones, ocupando a segunda colocação em sistemas operacionais da plataforma e sendo particularmente dominante na América do Norte, de acordo com o Gartner. No terceiro trimestre, 20 milhões e meio de smartphones com o Android foram vendidos em todo o mundo (227 mil unidades por dia). O Symbian da Nokia era mais popular do que o Android no terceiro trimestre: 29,48 milhões de smartphones com o Symbian foram vendidos no terceiro trimestre de 2010 (327.500 unidades por dia). Porém, no início de dezembro, o vice-presidente do Google, Andy Rubin, disse que mais de 300 mil telefones com o Android estavam sendo ativados por dia, o que significa que ao fim do quarto trimestre do ano passado a plataforma do Google estava bem próxima ao Symbian da Nokia.
É claro que as vendas de telefones com o Symbian também estão crescendo (29,48 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2010, um aumento de 61% em comparação aos 18,3 milhões do terceiro trimestre de 2009), mas sua fatia de mercado está caindo rapidamente (foi de 36,6% no terceiro trimestre de 2010, contra 44% no mesmo período de 2009). Para completar, as vendas das plataformas concorrentes, incluindo o Google Android e o Apple iOS, crescem a uma velocidade ainda maior. As vendas dos telefones com Android no terceiro trimestre de 2010, por exemplo, foram 14,4 vezes maiores em relação ao ano anterior, e sua fatia de mercado subiu de 3,5% no terceiro trimestre de 2009 para 25,5% no mesmo período de 2010, de acordo com o Gartner.
O problema do Symbian não é o fato de não ser tão inovador quanto o Android ou o iOS, mas sim o fato da Nokia estar com dificuldades em oferecer telefones competitivos a tempo e de não conseguir definir o conjunto de recursos certo para vários modelos. A linha de produtos da Sony parece bem equilibrada, mas faltam recursos em vários modelos, pois a Nokia tem um interesse claro em direcioná-los a um público específico. Enquanto isso, o Android e o iOS oferecem recursos semelhantes em sua linha de dispositivos, e embora certas funcionalidades não sejam muito práticas de usar, ao menos estão presentes.
Ao contrário do iOS, o Android do Google é mais aberto e, o que é mais importante, está disponível em uma ampla variedade de celulares, com preços e designs diferentes. O avanço do Android não é uma ameaça apenas ao Symbian, mas também ao iOS, já que as duas plataformas têm muito em comum.
Seja como for, em 2011 o sistema operacional do Google vai ser o número um no mercado de smartphones. Esse fato tem muitas ramificações. A Samsung, que é a maior fabricante de telefones com o Android, vai se aproximar da Nokia no mercado geral de telefonia móvel em termos de unidades vendidas e fatia de mercado. Empresas como HTC, ZTE e outras vão aumentar suas vendas, e LG e Motorola devem ficar mais fortes.
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