Posso deixar o celular carregando a noite toda?

Posso deixar o celular carregando a noite toda?

A bateria é um dos componentes mais importantes de um smartphone, já que é ela que garante o uso do aparelho por mais tempo fora da tomada. Por isso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como garantir que ela vá durar bastante tempo enquanto mantém o celular carregando.

A partir disso, surgem alguns boatos sobre o uso da bateria e principalmente como carregar de forma eficiente. Uma das dúvidas mais pertinentes desse assunto é se pode deixar o celular carregando a noite toda. Descubra a resposta.

Leia também:

Mito ou Verdade: Deixar o carregador na tomada gasta energia?
Justiça volta a suspender vendas de iPhones sem carregador no Brasil

Pode deixar o celular carregando a noite toda?

celular carregando

Muitas pessoas ainda se fazem essa pergunta, temendo que ao deixar o carregador muito tempo conectado na tomada possa fazer com que o celular receba uma carga excessiva muito grande e possa vir a superaquecer, danificar ou até mesmo viciar a bateria.

Porém, a boa notícia é que isso não acontece, e que pode sim, manter o celular carregando a noite toda sem problemas.

Quem respondeu a essa pergunta foi o professor David MacKay, da Universidade de Cambridge, que fez uma pesquisa sobre esse tópico para entender melhor o comportamento das baterias dos celulares e como alguns hábitos do dia a dia podem interferir nesse processo.

Ele realizou vários testes, e em alguns deles conseguiu responder a essa pergunta em particular. Segundo os resultados dos estudos, as chances de um smartphone superaquecer e explodir por estar tempo demais na tomada são muito remotas.

Isso porque eles afirmaram que hoje em dia praticamente todo smartphone atual já vem com um sistema inteligente que gerencia essa carga e a energia do aparelho, e é esse sistema que consegue identificar quando a carga chega a 100% e corta o recebimento. Ou seja, a partir desse momento o celular já não recebe mais carga.

Então quando ele atinge 100% e ainda continua conectado na tomada, ele não está mais puxando carga para isso, o que impede que haja superaquecimento e explosões. Pelo fato do carregador estar conectado na tomada, é possível que haja um consumo maior de energia, porém eles anunciaram que esse consumo é praticamente insignificante, então não é um problema nem para quem está pensando em reduzir a conta de luz, já que praticamente não tem efeito nenhum na conta.

Outro ponto é sobre a bateria ficar viciada caso ela continue conectada depois de receber toda a carga. Isso acontecia no passado, quando as baterias eram feitas com materiais como Níquel e Cádmio, porém hoje em dia passou a ser um mito.

Isso porque as baterias dos smartphones atualmente são feitas com Íons de Lítio, e por isso não sofrem desse fenômeno de “efeito memória” que faz com que elas fiquem viciadas. Porém elas ainda têm ciclos de vida, então o que acontece é que com o tempo e com o uso da bateria, esses ciclos de vida vão acabando e por isso elas vão perdendo a capacidade de armazenar carga. Isso não pode ser impedido e não é agravado por deixar o celular carregando por muito tempo.

E isso também leva um tempo para acontecer, já que geralmente essas baterias têm um ciclo de vida de pelo menos umas mil cargas. Alguns estudos até mesmo apontam para dez mil cargas antes que elas comecem a realmente durar menos.

Cuidados a serem tomados

celular carregando

Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia. Porém é preciso ter alguns cuidados.

O primeiro e mais importante é usar o carregador correto. Se possível, utilize o carregador original do aparelho, da mesma marca dele. Caso tenha outro, que seja um modelo também original e certificado pelo INMETRO. Carregadores mais baratos que são falsificados são a grande causa de superaquecimento e explosões de aparelhos enquanto estão carregando.

Fazendo isso, o risco de um problema com o smartphone é muito baixo, porém é também aconselhável não dormir com o celular carregando em cima da cama. Isso porque a superfície macia pode abafar o aparelho e causar um superaquecimento também. Além disso, caso aconteça alguma coisa, ao menos o aparelho não estará perto do seu corpo.

Fonte: techradar

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X