Um dos problemas mais comuns e também mais intrigantes que podem acontecer nos PCs é quando ele liga mas o monitor não exibe nenhuma imagem. Você vê o cooler do processador e do gabinete girando, vê as luzes do HD e do drive óptico acenderem mas nenhuma imagem é gerada pelo monitor, impossibilitando o uso da máquina.
Existem diversos motivos para esse problema acontecer. Portanto, é impossível apontar um com 100% de certeza. Assim como em tudo relacionado ao hardware, é necessário fazer testes e mais testes até descobrir o verdadeiro culpado. Neste artigo você verá alguns procedimentos que poderá realizar e que poderão solucionar o problema.
Leia também
Top 5: melhores programas para monitorar o hardware do seu PC
Não custa nada lembrar que se você não tem conhecimento suficiente ou não tem prática com a manutenção de computadores, o caminho mais sensato é levar o PC com problema para um técnico qualificado. Caso contrário, você pode fazer alguma coisa errada e até causar outros problemas no seu computador.
PC liga mas não dá vídeo. Como resolver?
Procedimento 01 – Verificar os cabos VGA, DVI ou HDMI
Como explicamos no começo do artigo, as causas para a não exibição do vídeo no monitor podem ser várias. Portanto, vamos levantar hipóteses e fazer os testes necessários para validá-las ou não.
Mau contato
O primeiro passo a ser dado nesse tipo de problema é a verificação do cabo que liga o monitor à placa de vídeo. Dependendo do seu monitor ou placa de vídeo, esses cabos podem ser: VGA, DVI ou HDMI.
Veja se ele não está com mau contato, tanto na saída (placa de vídeo) quanto na entrada (monitor). Às vezes, o gabinete está tão próximo da parede que o cabo da placa de vídeo acaba se desconectando ou ficando com mau contato. Se você se certificar de que ambos os lados estão bem encaixados, parta para a próxima hipótese.
Cabo com defeito
Se o cabo (VGA, DVI ou HDMI) estiver perfeitamente encaixado, pode ser que ele esteja com problema. Retire o cabo do seu computador e, se possível, teste-o em outra máquina, com outro monitor.
Se ele funcionar, você já descarta essa hipótese. Se o cabo não funcionar, experimente pegar um cabo novo ou que esteja funcionando e use no seu PC. Caso o monitor volte a exibir imagens, você já sabe que o culpado era o seu cabo defeituoso. É só efetuar a troca.
Procedimento 2 – Verificando o monitor
É bem raro, bem raro mesmo, um monitor dar problema assim do nada. Mas pode acontecer. Portanto, não custa nada se certificar de que o seu monitor está funcionando perfeitamente.
Se possível, teste o seu monitor em outro computador. Você pode até ligá-lo em um notebook e se certificar de que ele está gerando imagem. Outra coisa que você pode fazer, caso não tenha outro computador por perto, é pegar a sua TV e ligá-la ao computador. Se a TV exibir as imagens, é sinal de que o seu monitor não está bem das pernas. Se o problema persistir, é sinal de que o culpado não é o coitado do seu monitor.
Pode parecer bobo, mas na época em que eu trabalhava com manutenção de computadores, já quebrei muito a cabeça tentando descobrir o problema, quando, na verdade, era o próprio monitor que estava com defeito.
Procedimento 3 – Verificando a placa de vídeo
Na grande maioria dos casos o principal suspeito é a placa de vídeo. E, por vezes, ela é realmente a culpada. Mas como saber? Aqui vai depender do tipo de GPU que você tenha no seu computador.
Placa de vídeo Onboard
As placas de vídeo onboard são aquelas que já vêm integradas à placa-mãe, geralmente um chip soldado na placa de circuito impresso. Se o seu computador usa esse tipo de placa, experimente pegar uma placa de vídeo offboard, ou seja, aquelas que são vendidas separadamente e encaixadas no slot PCI-Express do seu computador.
Encaixe a placa de vídeo offboard no slot PCI-E, parafuse-a corretamente e ligue o cabo nela (VGA, DVI ou HDMI). Mesmo sem o driver instalado, o monitor deve exibir as imagens de boot e de inicialização do Windows. Se isso acontecer, é sinal de que a sua placa de vídeo onboard está com problema. A solução para isso é justamente usar uma placa de vídeo offboard.
Placa de vídeo Offboard
Mas se você já usa uma placa de vídeo offboard e está passando por esse problema, faça o caminho inverso. Conecte o cabo de vídeo na placa de vídeo onboard e veja se o monitor exibe alguma imagem. Em caso positivo, pode ser que a sua placa de vídeo offboard esteja com problema.
Você também pode retirar a sua placa de vídeo offboard e fazer o teste com uma segunda placa de vídeo offboard, que você sabe que está funcionando. Se o monitor passar a exibir as imagens, sinto informar, mas a sua placa de vídeo está com problema e precisa ser trocada.
E se não funcionar mesmo trocando a placa de vídeo? Calma, ainda não é a hora de condenar a sua placa de vídeo. Ainda restam outros procedimentos a serem feitos.
Procedimento 4 – Procurando componentes “em curto”
Às vezes pode ocorrer de algum outro componente do computador estar com algum defeito elétrico, o que nós chamamos de estar “em curto”. Com isso ele impede a inicialização adequada do PC. Geralmente esses componentes são o HD, gravadora de CD/DVD e pentes de memória RAM.
HD e Gravadora de CD/DVD
Experimente fazer o seguinte. Desligue o computador, inclusive tirando o cabo de alimentação. Abra o gabinete e desconecte os cabos de alimentação e dados do HD (disco rígido) e da gravadora de CD/DVD (drive óptico). Daí ligue o computador novamente.
Mesmo sem o HD conectado, o monitor deverá exibir as imagens de boot, mostrando por último uma mensagem de que não encontrou nenhum dispositivo de boot. Se isso acontecer, é sinal de que ou o HD ou o drive óptico estão “em curto”.
O próximo passo é reconectar um deles e ligar o computador de novo. Vamos imaginar que você reconectou o HD e o PC ligou normalmente. Isso indica que a sua gravadora de CD/DVD está “em curto” e, portanto, precisa ser retirada ou trocada.
Memória RAM
Os módulos de memória RAM também são os causadores desse tipo de problema com certa frequência. Se você tem mais de um pente de memória, faça o processo similar ao passo anterior.
Ou seja, você vai ligar o computador apenas com um pente de memória instalado. Vamos supor que você tenha 2 pentes de 4 GB. Você retira o primeiro e liga a máquina. Se o PC não ligar, você retira o primeiro e conecta o segundo pente de memória. Se ele ligar, significa que o primeiro módulo de memória está com problema. Se nenhum dos dois tiver resultado positivo, vamos para o próximo procedimento.
Procedimento 5 – Limpeza completa
Se você já realizou todos os procedimentos anteriores e ainda assim não conseguiu resolver o problema, chegou a hora de fazer uma limpeza minuciosa em todos os componentes. Com o tempo, a poeira e a umidade vão se acumulando nos circuitos impressos da placa e também nos slots de memória e placa de vídeo. Isso pode impedir o bom funcionamento dos componentes.
A limpeza completa é trabalhosa e pode ser demorada. Mas com frequência dá resultados positivos. Retire todos os componentes instalados na placa-mãe, tais como: pentes de memória RAM, placa de vídeo offboard, processador e cooler e cabos de dados e alimentação.
Com um pincel macio, retire a poeira cuidadosamente de todos os componentes, em especial da placa-mãe. Retire o máximo de poeira que conseguir. Em seguida, pegue uma borracha, dessas brancas que se usa na escola mesmo, e passe por todos os contatos dourados da memória RAM e da placa de vídeo. Isso vai retirar qualquer sujeira dos contatos.
Em seguida, use um produto chamado “Limpa Contatos”. Ele é próprio para retirar a oxidação de contatos eletrônicos. Use-o principalmente nos slots da placa-mãe e nos circuitos impressos. Espere secar por uns 15 minutos mais ou menos. Caso você não tenha esse produto, pode usar no lugar o álcool isopropílico, que é um tipo de álcool com uma porcentagem ínfima de água. Ele também serve para limpar e seca muito rápido.
E se nada disso der certo?
Pois bem, vamos imaginar que você realizou todos os procedimentos mostrados acima e o problema ainda persiste. Nesse ponto a coisa começa a ficar séria e preocupante. Se você não tem experiência com manutenção de computadores, sugerimos que leve o PC para um técnico especializado. Ele vai tentar fazer os seguintes procedimentos:
- Usar uma placa de vídeo nova: com os contatos já limpos, pode ser que uma placa de vídeo nova funcione. Daí nesse caso você precisará comprar uma nova placa de vídeo para substituí-la.
- Usar um multímetro para verificar a fonte de alimentação: o multímetro mede a intensidade, voltagem e resistência da corrente elétrica da fonte. Se ela estiver com problema, pode ser que os demais componentes não estejam recebendo a energia adequada para funcionar. Daí você precisa trocar a fonte de alimentação.
- Trocar a placa-mãe e o processador: pode ser também que o problema esteja na placa-mãe e no processador. Embora seja algo mais raro, é possível eles darem defeito e necessitarem de uma troca.
Depois de todos esses procedimentos já feitos, é muito difícil que o problema não tenha sido resolvido. Mesmo que você tenha precisado trocar a placa-mãe do seu computador. Você já passou por um problema parecido, do PC ligar mas não dar vídeo? Deixe a sua experiência aqui nos comentários.
Deixe seu comentário