Novo Processador Overclockado da Intel

Por:

Que o overclock vem se tornando uma prática cada vez mais popular, não apenas entre os técnicos e entusiastas, mas entre os usuários em geral, não é nenhuma novidade, mas parece que agora até os grandes fabricantes de processadores estão começando a adotar a prática.

Geralmente um usuário faz overclock no processador quando quer mais desempenho, mas ao mesmo tempo não quer desembolsar mais dinheiro por isso. Quase sempre um fabricante apela para o overclock quando um concorrente lança no mercado um produto superior e ele não tem tecnologia para acompanhar.

Infelizmente, o caso da Intel se enquadra na segunda opção. A apenas algumas semanas atrás a AMD havia anunciado uma versão de 1.1 GHz do Athlon, anunciando também novas versões de até 1.4 GHz para o ano que vem. A fim de não ficar para trás na guerra dos clocks, a Intel se apressou em pegar o Pentium III de 1 GHz, encaixar um cooler gigantesco, alterar seu multiplicador, aumentar novamente a voltagem, agora para 1.8v (apesar das especificações falarem em 1.75v) e dizer tratar-se de um chip de 1.13 GHz. Oras, isso tem nome e muito conhecido, o famoso overclock.

Interessante que nos testes feitos pelo www.tomshardware.com o chip apresentou vários problemas, motivando inclusive um editorial bastante taxativo publicado no mesmo endereço. Nos editoriais divulgados pelo http://www.hardocp.com/ e pelo www.anadtech.com o chip chegou a funcionar, mas travou em tarefas mais críticas, como testes de estabilidade diversos e ao compilar o Kernel do Linux, segundo as três fontes num teste feito na presença de um engenheiro da Intel. O único editorial que citava o processador como estável que encontrei foi o do http://www.gamersdepot.com onde foram rodados vários jogos.

Felizmente o “novo” processador ainda não se encontra a venda em grandes quantidades e mesmo assim apenas para integradores. Sorte dos consumidores…

A Intel deve lançar o Pentium 4 nos próximos meses, este sim será um chip capaz de atingir freqüências altíssimas, 1.5 GHz já em suas versões iniciais, justamente por ter uma arquitetura bastante melhorada. Espero que com o lançamento do novo processador a Intel pare de tentar lançar versões overcklocadas do Pentium III.

Atualização: Intel faz recall de todos os processadores Pentium III de 1.13 GHz

Devido a problemas de instabilidade enfrentados pelos usuários e integradores, a Intel anunciou um recall de todos os processadores de 1.13 que já foram vendidos, é o segundo recall feito pela Intel este ano, o primeiro foi o de quase 1 milhão de placas mãe baseadas no chipset i820 com o chip MTH.

Com isto, o processador mais rápido da Intel volta a ser o Pentium III de 1 GHz, o que coloca a companhia numa posição no mínimo desconfortável, já que a AMD já está vendendo uma quantidade grande de unidades do seu Athlon de 1.1 GHz.

Leia mais detalhes em: http://www.zdnet.com/zdnn/stories/news/0,4586,2620792,00.html?chkpt=zdhpnews01

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X