E para o profissional da área de TI que trabalha no helpdesk de alguma empresa, precisa se preocupar com essa tendência? Isso é negativo para os profissionais de helpdesk?
A resposta é depende. Se você é um profissional qualificado, e procura se atualizar sempre, não tem com o que se preocupar, afinal as empresas de outsourcing necessitam destes profissionais para poder prestar seus serviços, e as próprias empresas que contratam esse serviço necessitam de profissionais internos para serem o elo entre a equipe interna e a terceirizada, agora se você é daqueles que está “encostado” por anos em uma empresa, e simplesmente sabe trabalhar com a metodologia que esta implantada na empresa em que atua, se preocupe, estes profissionais cada vez mais serão extinguidos do mercado, um profissional que só sabe trabalhar em uma empresa porque já se acostumou a sua metodologia de trabalho, processos e rotinas em caso de uma terceirização do seu setor caso não seja utilizado por quem terceiriza, será muito mais difícil reencontrar uma recolocação no mercado. Nos últimos 10 anos muitos processos, metodologias e tecnologias mudaram os profissionais hoje precisam ter noção de análise de projeto e processo e não somente executar algo pré-determinado em algum manual como era há alguns anos.
Concluindo
O outsourcing é uma realidade e existem muitas formas de implementação incluindo desde equipamentos e sistemas, até toda a infraestrutura de TI. Neste artigo foi abordado somente com relação ao helpdesk, mas muito mais possibilidades existem. Grande parte das empresas já se utiliza deste serviço com muitas vantagens estratégicas, operacionais e financeiras. Para uma empresa ser competitiva no mercado global a questão não é a preferência e sim a necessidade de se adaptar ao fluxo do mercado. Algo que podemos afirmar é que CEOs de grandes empresas não são teimosos, sempre que encontram uma maneira melhor de realizar um processo seja aumentando a eficiência ou reduzindo custos todos eles aderem ao novo modelo, e este modelo na área de TI hoje tem o outsourcing como parte da estrutura. Se você é da área de helpdesk atuando com analista ou técnico se adapte a esta realidade, o que muda é à maneira de como o setor é implementado na empresa, a forma de trabalho e o conhecimento necessário para fazer parte do grupo operacional não muda muito, se consiste ainda em usuários com dúvidas e problemas, sistemas que precisam funcionar e computadores que por vezes não funcionam e a busca pela estabilização de toda a rede computacional.
Para as empresas que ainda não utilizam outsourcing é uma questão a se considerar, claro que após uma análise de viabilidade, mas na maioria dos casos é vantajoso e é bom ter em mente que quando algo deixa de ser uma tendência e se torna uma realidade os que não aderem podem estar com uma desvantagem estratégica e isso pode ser ponto positivo, para o concorrente.
Fontes
http://operationstech.about.com/od/officestaffingandmanagem/a/OutSrcAdvantg.htm
http://www.areadevelopment.com/laborEducation/aug08/Employee-benefits-outsourced-in-house.shtml
http://www.sebrae.com.br/exibeBia?id=2704&searchterm=outsourcing+de%20%20ti
http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/2012/05/26/o-valor-do-outsourcing/
Para mais informações
Deixe seu comentário