Nas outras distribuições

Escolhi o Ubuntu Software Centre por ser o centro e a distribuição mais ascendentes nos dias atuais. Entretanto, os gerenciadores do Fedora, Mandriva e openSuse são bem similares.

Vejamos a seguir o gerenciador de pacotes do Mandriva, disponibilizado através da opção “Instalar e remover programas”, na seção “Software”:

sw mcc

Veja que o gerenciador de pacotes também é amigável. Possui divisão por categorias, busca, descrição, etc, de maneira similar:

software management

O único “porém” é que, diferentemente do Ubuntu Software Centre, ele exibe os pacotes com seus nomes específicos, e não os softwares, dificultando um pouco mais a busca. Mas nada gritante.

No Fedora, também temos algo parecido. Disponível em “Sistema > Administração > Adicionar/Remover software”, ele usa o PackageKit, uma interface também interessante, que mostra, além dos nomes dos pacotes, o título do software em questão:

figure01 packagekit

Assim como no Mandriva, há categoria, busca, etc. Basta marcar os softwares desejados, e clicar a seguir em “Aplicar”.

O Fedora também possui uma interessante interface baseada em Web, bem fácil de mexer, disponível em https://admin.fedoraproject.org/pkgdb:

captura de tela 3

captura de tela 4

No OpenSuse o utilitário está no YaST > Software > instalar e remover software.

yast software

Ele é um pouco mais confuso, mas mantém uma organização parecida – classificado pelo nome do pacote propriamente dito. Mas obviamente, uma leitura rápida do sumário ajuda:

apache2 install gui

Um ponto interessante do YaST é a organização bem elaborada das categorias, facilitando a vida do usuário.

yast2 package patterns

E o Synaptic?

O Synaptic, disponível inclusive no Ubuntu e em outras várias distribuições, tanto baseadas em pacotes do tipo Deb quanto RPM, é um gerenciador mais avançado de pacotes, e não tem a intenção de ser uma “loja de aplicativos” amigável ao iniciante. Entretanto, não é um bicho de sete cabeças. No GNOME, ele está disponível em “Sistema > Adminsitração > Synaptic”:

syn1

Para buscar um pacote, clique em “Pesquisar”:

syn2

E, encontrado o pacote, há uma série de ações com o botão direito, incluindo a de instalar:

syn3

Através do Synaptic ainda é possível configurar repositórios, dentre uma série de outros itens. Assim como os outros gerenciadores, o Synaptic também exibe vários tipos de classificações, como por estado ou categorias – embora eu nunca as tenha usado.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!