Daqui algumas horas o sofrimento do Orkut vai chegar ao fim, sofrimento esse que vem se arrastando a anos. Nesta terça-feira ( 30/09) chega ao fim uma das redes sociais mais cultuadas pelos Brasileiros e ao mesmo tempo deixada de lado no báu do esquecimento, dentre diversos outros serviços que foram interessantes por algum tempo. Desde os anos 2000 intensificou-se a era do conceito de “sócial network”, que se tornou o embrião desse vicio tão eminente hoje em dia, com cada vez mais pessoas aderindo a sites de relacionamentos, serviços de comunicação instantâneos e etc A partir de 2002 o Fotolog e Friendster, iniciaram essa avalanche de serviços que contagiaria a todos. No ano seguinte Linkedin e Myspace iniciaram seus serviços, mas o divisor de águas para o conceito que temos hoje em dia de rede social , teve seu ínicio a partir de 2004, com a criação do Flickr, Orkut e Facebook
No Brasil se sairmos perguntando as pessoas que lembranças elas tem de rede social, grande parte irá mencionar o Orkut. Essa relação de amor começou em 2004 , ano em que o serviço foi criado por Orkut Büyükkökten, mais precisamente em 24 de janeiro e não demorou para os brasileiros superarem os EUA na quantidade de usuários cadastrados: em junho de 2004 o Brasil saiu da terceira posição para assumir a liderança no Orkut, com 30,63% do uso da rede, o que levou o Google a criar uma versão em português no ano seguinte. A fase de “ouro do Orkut no Brasil durou até 2006, durante esses seis anos 70% dos usuários cadastrados eram Brasileiros. percentual este que foi diminuindo nos anos seguintes devido a diversos fatores inclusive a massificação de usuários de outros páises como índia e Paquistão. Em 2008 os brasileiros ainda tinham uma boa participação, 50%. Em 2010, um ano após o Orkut passar por sua primeira repaginada de funcionalidades e layout, o Ibope apontava a liderança absoluta da rede contando com 91% dos acessos, comparado ao Facebook que tinha 14% e o Twitter com 13%. No entanto em pouco tempo o Facebook foi destruindo o Orkut. Em 2011 o Facebook já registrava 30,9 milhões de usuários.
Os grandes atrativos do Orkut com certeza eram os perfis totalmente personalizaáveis, as comunidades com dezenas de assuntos exóticos, as frases de auto-ajuda ,conhecidas como “sorte do dia” que pintavem no perfil diariamente e etc. As lembranças principalmente para os Brasileiros são gigantes, mas como tudo é rotativo e mensurável, o fim já estáva decretado. A Google anunciou que os serviços do Orkut iriam parar em setembro deste anos, especificamente no dia 30 de setembro, e irá cumprir. Amanhã a rede social “queridinha dos brasileiros encerra suas atividades. Os planos da google é transformar alguns recursos do Orkut como um “museu on-line”, aonde os usuários poderão matar a saudade das comunidades por exemplo, que continuarão disponíveis por meio da web após o fim do orkut. Alguns números ainda impressionam como por exemplo o número de comunidades que ao todo chega a 51 milhões, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações armazenadas no acervo do Orkut. Alguns especialistas afirmam que a perda de mercado do Orkut se deve a sua baixa adptação aos novos usuários, os que ficam presos as redes sociais através de Tablets e Smatphones, o Orkut não consegiu convencer esse público.
Agora pare pra pensar você que está lendo esse artigo e que está se lamentando ou dando alguma importância para o fim do Orkut. Será que o serviço deveria continuar no “ar”? Pra tentar te convencer que o local mais apropriado para o Orkut é o túmulo. Resolvi listar o TOP 5 dos motivos para o fim da rede social. Confira abaixo.
TOP 5 do fim do Orkut.
E ai será que o Orkut ainda era importante? Os fatos jogam contra a rede social, a decisão mais acertada é engavetar mais esse serviço e manter na memória os bons tempos que o Orkut conquistou. Mas e você o que acha? Deixe seu comentário abaixo.
Deixe seu comentário