Em muitos casos, é comum que os usuários do WhatsApp escutem coisas como “esse recurso só está disponível no WhatsApp Beta” e, com isso, fiquem com essa dúvida. Afinal, qual a diferença entre esse WhatsApp Beta e o WhatsApp final que está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones?
Hoje vamos falar com detalhes o que é a versão Beta do mensageiro, assim como as diferenças entre ela e a versão final, para quem ela é destinada e como conseguir instalar em seu smartphones.
Leia também:
WhatsApp: agora você pode ouvir o áudio antes de enviar
WhatsApp agora aceita pagamentos por criptomoeda nos Estados Unidos
O que é o WhatsApp Beta?
O WhatsApp Beta é uma versão de testes do aplicativo, em resumo. O WhatsApp criou essa versão para que as pessoas que a tenham instalada em seus smartphones possam testar alguns recursos antes que eles sejam disponibilizados para a versão final, que é o WhatsApp padrão presente nas lojas de aplicativos.
São recursos como por exemplo o de aumentar a velocidade do áudio, ou do WhatsApp Pay, ou o botão para criar figurinhas a partir de uma foto, ou até mesmo o de múltiplas contas.
O objetivo é simples: com a ajuda das pessoas que usam a versão Beta
do Whatsapp, a empresa consegue entender melhor o funcionamento desses recursos, se eles precisam de melhorias, de consertos e como ele está se comportando na prática. É comum que durante esses testes os recursos apresentem bugs e erros, e é exatamente essa a função dos testes, a de corrigir todos esses erros para que chegue na versão final limpo e eficaz.
Quem participa do WhatsApp Beta recebe mais atualizações, já que os novos recursos chegam primeiro para eles e vão melhorando, então cada melhoria significa uma nova atualização. Com isso, essas pessoas conseguem ter em mãos os novos recursos antes mesmo que eles sejam lançados oficialmente, sabendo logo o que está chegando de novidade para o aplicativo.
Por isso é comum que todos já saibam o que o WhatsApp vai lançar nas próximas atualizações ou o que ele pretende lançar no futuro.
Vale a pena ter o WhatsApp Beta no meu smartphone?
Existem vantagens e desvantagens de instalar a versão beta do WhatsApp em seu smartphone, então vale a pena balancear esses prós e contras antes de decidir se vale a pena instalar.
A principal vantagem é que você tem a chance de usar em primeira mão os novos recursos do aplicativo, antes de qualquer pessoa que só use a versão final do WhatsApp.
Já a desvantagem é que, como esses recursos estão em teste, é muito comum que eles apresentem bugs e erros, então se você se incomoda com esse tipo de coisa vai acabar passando raiva.
Ou seja, para instalar o WhatsApp Beta em seu smartphone, tenha em mente que é uma versão do mensageiro feita especialmente para testar novas funções e recursos, porém elas não chegarão no aparelho funcionando certinho como acontece quando eles lançam oficialmente para a versão padrão do aplicativo.
Como instalar a versão Beta do WhatsApp no meu smartphone?
Infelizmente para instalar o WhatsApp Beta no smartphone da forma oficial é preciso ter bastante paciência, já que o programa vive fechado. Isso significa que até eles abrirem vagas para inscrições, não é possível ter a versão de testes do mensageiro em seu smartphone.
No Android é preciso acessar o link do programa clicando aqui. Outra forma é abrir a Google Play Store, procurar pelo WhatsApp e descer até a descrição do aplicativo. Ali dá para encontrar uma descrição do programa de testes, que é o WhatsApp Beta.
Caso tenha vagas, ele vai te mostrar a opção “Participar”, então é só clicar nela. Ele em seguida abrirá uma mensagem avisando que como os recursos estão em desenvolvimento, a versão Beta pode estar instável, então é só clicar em Participar novamente. Por fim, é só atualizar o WhatsApp e ele estará na versão de testes.
Lembrando que não é possível ter as duas versões do WhatsApp instaladas, então caso você faça isso, ficará usando apenas a versão de testes, e não a final.
Já no iOS, o Beta é feito através do aplicativo TestFlight, que você pode acessar clicando aqui. Baixe o app e instale em seu aparelho. Depois de instalado, abra o aplicativo. Da mesma forma que acontece com o Android, o programa de testes pode estar aberto para inscrições ou fechado.
Caso tenha vagas, você verá a opção “Participar dos testes”. Caso não tenha, ele vai mostrar uma mensagem de “Esta versão beta está cheia”.
E se você conseguir entrar para a versão de testes mas quiser voltar para a versão normal, é só voltar nessas opções e clicar em “Sair do programa beta”. Em seguida ao atualizar o WhatsApp ele voltará para a versão estável.
Como o programa de testes para o WhatsApp Beta raramente está aberto, uma forma não oficial de instalar essa versão no smartphone é através de um APK. O site APK Mirror oferece as versões mais recentes do WhatsApp Beta para instalação manual, porém nesse caso você não receberá atualizações automáticas, o que torna o uso mais incômodo e trabalhoso.
Outra dica é ficar atualizando a página até aparecer a opção de participar.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
Conclusão
O WhatsApp Beta é uma versão do mensageiro feita para testes de novos recursos, então é ideal para quem gosta de ter as funções inéditas em primeira mão e não se incomodam com erros e bugs que são encontrados nelas. Infelizmente é difícil encontrar vagas para participar dela, já que o programa está quase sempre fechado para novos membros.
Já a versão final do WhatsApp é aquela estável, onde os recursos só chegam quando já estão 100% prontos para o público e sem nenhum erro ou bug. Ela é mais fácil de conseguir, podendo ser baixada nas lojas de apps para smartphone, e também tem menos atualizações.
Deixe seu comentário