O motor gráfico é um conjunto de funcionalidades disponibilizado para que um jogo seja desenvolvido sem precisar ser feito do zero. Ou seja, ele já conta com alguns aspectos como uma base, o que ajuda bastante a facilitar e agilizar o processo de criação.
Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é um motor gráfico, qual a sua importância para os jogos hoje em dia e alguns exemplos de motores gráficos que já fizeram história.
Leia também:
Artista faz uma incrível versão de como seria Alien: Isolation na Unreal Engine 5
Unreal Engine 5: detalhes do motor gráfico que promete gráficos ultrarrealistas
Surgimento da ideia do motor gráfico nos anos 90
No início da história dos jogos para consoles e computadores, lá nos anos 80, os jogos ainda eram desenvolvidos com singularidade, ou seja, cada um era um programa único. Como cada jogo era começado do zero, nada se aproveitava de um para o outro.
Porém, com o tempo, esses desenvolvedores começaram a perceber que, mesmo assim, muitos deles acabavam tendo muitas similaridades e elementos parecidos na parte técnica. Por isso, a ideia de desenvolver uma base com esses elementos já prontos surgiu como uma facilidade para a indústria.
E foi assim que surgiram as chamadas engines, ou motores, como são chamados em português. Eles se tornaram mais populares mesmo lá nos anos 90, principalmente com a ID Software, que foi um dos estúdios pioneiros nesse segmento e trouxe uma engine para diversos jogos de tiro em primeira pessoa.
Foi ela que licenciou os núcleos de base dos jogos Doom e Quake, e que eventualmente foi usada por outras empresas para lançar jogos semelhantes. É o caso do Heretic, do Half Life e do Call of Duty. O acordo era benéfico para ambas as partes. A ID Software ganhava dinheiro vendendo a licença da sua engine e os estúdios de jogos poupavam tempo e recursos no desenvolvimento de jogos com uma engine que já tinha sido usada e aprovada pelos jogadores.
Foi com isso que a chegada das engines, ou motores gráficos, acabou se tornando um padrão na indústria de jogos.
O que é um motor gráfico?
Dessa forma, já deu para perceber que um motor gráfico é como um programa de computador para o desenvolvimento de jogos que já vem com algumas funções e elementos já prontos, que precisam ser apenas modificados a depender do jogo que está sendo desenvolvido. Essas modificações servem tanto para trazer identidade ao jogo em questão quanto para diferenciá-lo dos outros jogos feitos com a mesma engine.
Entre esses elementos estão vários detalhes que são essenciais para o desenvolvimento de um jogo como as animações, modelos 3D e 2D, texturas, iluminação, efeitos sonoros, física, cenários, sons, inteligência artificial, entre outros. Eles acabam influenciando em alguns aspectos finais do jogo como por exemplo o sistema de colisão entre personagens, o comportamento de adversários ou parceiros NPCs e composição em geral do jogo.
Evolução do mercado de jogos e consolidação da engine
Atualmente a maioria dos jogos já contam com um motor gráfico pré-estabelecido, seja aqueles que podem ser licenciados para outros estúdios ou os exclusivos de cada estúdio. Com isso, a qualidade dos jogos acontece por causa da evolução das criações mais modernas de programação de engines. Eles trazem elementos que os tornam cada vez mais reais, como sons e efeitos especiais.
Usar um motor gráfico, além de garantir mais facilidade para o estúdio desenvolvedor, também traz outras vantagens como diminuição nos custos desse desenvolvimento, além da possibilidade de lançar o jogo em menos tempo e permitir que ele seja rodado em várias plataformas diferentes.
Já a empresa que fornece o motor gráfico ganha com a venda e tem que fornecer suporte caso o jogo apresente algum defeito decorrente a ele. No caso do lançamento de atualizações, os estúdios que contam com a licença de uso do engine também recebem essas melhorias.
Motores gráficos mais conhecidos atualmente
Hoje em dia alguns motores gráficos já são bastante conhecidos e usados em vários jogos diferentes, e se você é acostumado a jogar já deve ter ouvido falar em pelo menos um deles.
CryEngine
Esse motor gráfico foi lançado pela empresa alemã Crytek primeiramente no ano de 2000, em uma convenção. Primeiro ele foi usado apenas para uma demonstração de tecnologia da NVIDIA, porém esse uso foi tão elogiado que logo se transformou em um moto gráfico para o jogo Far Cry, que foi lançado em 2004.
A empresa então lançou o CryEngine 2, que foi usado no jogo Crysis que se tornou muito popular principalmente por causa dos gráficos mais reais. A versão mais atual desse engine foi lançada em 2009, a CryEngine 3.
Em 2006 a Ubisoft adquiriu todas as propriedades intelectuais da franquia Far Cry e, com isso, conta com uma licença perpétua para usar a edição do primeiro jogo. Foi assim que um funcionário da Crytek usou a CryEngine como base para o Duni Engine, um motor gráfico interno da própria Ubisoft e que se tornou base para o resto da franquia a partir do Far Cry 2.
Source Engine
A Source Engine é uma criação da Valve, que foi lançada em 2004. Ele foi usado para jogos como o Counter-Strike: Source, em junho do mesmo ano, e em seguida por Half-Life 2: Episode Two. Outros jogos que aproveitaram essa engine foi a série Portal e Portal 2, Team Fortress 2, Left 4 Dead e Left 4 Dead 2, Apex Legends, entre outros.
O sucessor, Source 2, foi lançado em 2015, sendo portado do motor original no mesmo ano.
Id Tech 5
A id Tech foi a engine originária do Doom, mas que ganhou sua quinta versão em junho de 2007 pela id Software. Ele é um motor multiplataforma, e por isso bastante utilizado. Entre alguns jogos que usam a engine, estão Rage, Wolfenstein: The New Order, Wolfesteins: The Old Blood, The Evil Within e nos relançamentos de Doom e Doom 2 para o PS3.
Unity
O Unity é um dos motores gráficos mais usados atualmente, ao lado do Unreal Engine, e por isso é um exemplo de engine que está sempre ganhando melhorias. Ele também é um motor multiplataformas, garantindo para os criadores controle sobre a criação de jogos tanto para dispositivos móveis quanto para navegadores, desktops e consoles.
Já teve uma diversidade de atualizações, que são bem constantes, praticamente anuais. A lista de jogos que rodam com o Unity é grande, destacando-se alguns títulos como:
- 7 Days to Die
- Among Us
- Angry Birds 2
- Angry Birds Epic
- Call of Duty: Mobile
- Cities: Skylines
- Cuphead
- DESCENDERS
- Deus Ex: The Fall
- Disco Elysium
- Escape from Tarkov
- Fall Guys: Ultimate Knockout
- Fallout Shelter
- Firewatch
- Garena Free Fire
- Gris
- Hearthstone: Heroes of Warcraft
- Hollow Knight
- Kerbal Space Program
- Mission in Snowdriftland (versão remasterizada)
- Monument Valley 2
- My Friend Pedro
- Oxygen Not Included
- Pac-Man 256
- Pac-Man Museum +
- Pillars of Eternity Proton Bus Simulator
- Pokémon GO
- ReCore
- Rick and Morty: Virtual Rick-ality
- Rust
- Skate City
- Sonic Dash
- Sonic Forces
- Subnautica
- Super Mario Run
- Surgeon Simulator
- Yandere Simulator
Unreal Engine
O motor gráfico mais popular atualmente é, sem dúvidas, o Unreal Engine da Epic Games. Ele vem sendo usado em grandes lançamentos de jogos há um tempo e é um dos mais procurados e usados na indústria nos últimos anos. Ele foi criado em 1998 e hoje em dia é usado em jogos de aventura, RPG, ação, plataforma, esportes e até corrida.
Entre alguns dos jogos que usam o motor da Epic Games, podemos destacar:
- Ark: Survival Evolved
- Astroneer
- Asura’s Wrath
- The Awesome Adventures of Captain Spirit
- Back 4 Blood
- Batman (toda série Arkham
- BioShock (trilogia)
- Borderlands
- Brothers: A Tale of Two Sons
- Crash Bandicoot 4: It’s About Time
- DC Universe Online
- Dead by Daylight
- Destroy All Humans! Path of the Furon
- DmC: Devil May Cry
- Fable: The Journey
- Final Fantasy VII Remake
- Fobia – St. Dinfna Hotel
- Fortnite
- Friday the 13th: The Game
- Gears of War (todos)
- Ghostwire: Tokyo
- Hell Let Loose
- Hellblade: Senua’s Sacrifice
- Hogwarts Legacy
- It Takes Two (jogo eletrônico)
- Kena: Bridge of Spirits
- Kingdom Hearts III
- Life Is Strange
- Little Nightmares
- Mass Effect
- Medal of Honor
- Mortal Kombat
- Outlast 2
- Psychonauts 2
- PUBG: New State
- Rocket League
- Sea of Thieves
- Senua’s Saga: Hellblade II
- Sherlock Holmes: Crimes & Punishments
- Sifu
- Spyro Reignited Trilogy
- Star Wars Jedi: Fallen Order
- State of Decay 2
- Street Fighter V
- Tekken 7
- The Dark Pictures Anthology
- The Outer Worlds
- Tiny Tina’s Wonderlands
- Tony Hawk’s Pro Skater HD
- Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2
Deixe seu comentário