O que é meme? Conheça a origem desse fenômeno da Internet

Por: Larissa Ximenes

Os memes já fazem parte da internet hoje em dia. Dificilmente você vai acessar páginas de humor ou rolar o seu feed de notícias em redes sociais e não se deparar com ao menos um, mas, afinal, você sabe o que é meme?

Muitas pessoas têm a curiosidade de entender o que significa essa palavra, como ela surgiu, e por que se tornou tão popular na rede de internet, principalmente aqui no Brasil, onde “tudo vira meme” (e isso já se tornou um meme, acredita?). Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é meme, sua origem e até mesmo alguns dos mais famosos.

Leia também:

O que é metaverso? Entenda como o real e virtual fica cada vez mais semelhante
O que é WhatsApp beta? Qual a diferença entre a versão final?

Afinal, o que é meme?

Meme é um termo grego que significa “imitação”. Hoje em dia, o termo é muito utilizado na internet quando se refere a algo que “viralizou”. Ele pode ser um vídeo, um gif, uma imagem, até mesmo uma frase ou música dita por alguém ou de algum filme. Se a informação se espalha entre vários usuários em pouco tempo e ganha muita popularidade, acaba virando meme.

Embora os memes não sejam usados só para o humor, atualmente eles são muito focados nisso. Uma informação se torna um meme quando é usada por outras pessoas e, principalmente, dentro de vários contextos, definindo o que é meme.

Por exemplo: durante uma entrevista no Fantástico em um presídio feminino, o dr. Drauzio Varella estava entrevistando uma mulher e ao final da entrevista ele disse “Solidão, né minha filha?” e a abraçou. A cena foi comovente e acabou gerando muitas visualizações, mas principalmente quando a quarentena iniciou, a frase foi usada em diversos contextos pelas pessoas em isolamento como “Saudade de abraçar, né minha filha?” ou “Saudade de bater perna, né minha filha”, entre muitas outras.

Seriados, falas de famosos na TV, programas como o BBB, tudo isso gera muito meme. Muitas vezes uma simples imagem que nem foi feita no intuito de ser engraçada também pode virar meme. Basta viralizar e ser usada em vários contextos.

Origem da palavra meme

Para entender melhor o que é meme, é interessante entender a origem da palavra mais a fundo. O termo “meme” foi usado pela primeira vez pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins no ano de 1976 no seu livo “O gene egoísta”. O biólogo definiu meme como “uma unidade de transmissão cultural”.

Meme vem do grego, da palavra “mimeme”, que significa imitação, como já apontamos. A palavra mímica também tem essa mesma origem. Dawkins queria trazer esse mesmo conceito de mímica, porém ele acabou transformando a palavra para “meme” para ser uma combinação de mímica + gene.

E ele explica o meme que temos hoje em dia em uma de suas definições que diz que a palavra é usada para representar “sons, ideias, frases de efeito, modas de roupas, jeitos de se fazer potes ou de construir arcos. Assim como genes se propagam na piscina genética pulando de corpo para corpo via espermatozóides ou óvulos, memes se propagam na piscina memética pulando de cérebro pra cérebro por um processo que, no sentido amplo, pode ser chamado de imitação”.

Tendo como ponto de vista essa explicação, é possível entender que meme não é apenas relacionado ao humor, mas também à própria cultura. Uma roupa da moda ou um comportamento que se repete ao longo dos anos por muitas pessoas. É possível também encontrar uma definição para o que é meme no dicionário Merriam-Webster, que define como “uma ideia, comportamento, estilo ou uso que passa de pessoa para pessoa dentro de uma cultura”.

Ou seja, o meme é uma forma de interação entre as pessoas que facilitam uma conexão social. Hoje em dia isso é feito bastante na própria internet de uma forma virtual e como coisas engraçadas são mais propagadas, os memes se tornaram uma fonte de diversão.

Memes já eram usados antes de se tornarem famosos na internet

O termo meme e o uso deles na internet começou de fato a explodir no final da década de 2000, porém eles já eram usados muito antes disso. Para quem usa a internet há muito tempo certamente lembrará de coisas que viralizaram na rede muito antes dos memes se tornarem um fenômeno como é hoje.

Na verdade, eles existem na internet desde que ela ficou popular nos anos 80. Um exemplo disso eram referências a filmes de sucesso como a frase “I’ll be back” do Exterminador do Futuro que era muito usada em conversas e piadas. As frases de Star Wars também se tornaram icônicas como “It’s a trap” e O Retorno do Jedi. Aqui no Brasil ela é uma versão do nosso meme “É uma cilada, Bino”.

Mesmo que na época eles não fossem chamados assim, já que as pessoas ainda não sabiam o que é meme, não deixam de ser um. O Youtube foi uma plataforma que ajudou muito com o surgimento deles, já que permitia um compartilhamento rápido de vídeos e pequenos clipes. Agora ele divide esse papel com as redes sociais, onde as informações são passadas ainda mais rapidamente.

O papel das redes sociais na popularização

Apesar do Youtube ter começado com essa popularização, antes da chegada de redes sociais e mensageiros como o WhatsApp, a forma mais comum de compartilhamento de vídeos era pessoalmente. Ou seja, alguém ia na casa de outra pessoa, acessava a plataforma e então colocava o vídeo.

Hoje em dia, compartilhar conteúdo se tornou muito mais fácil por causa das redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, entre outros. Além dos usuários terem a possibilidade de postar os memes em seus feeds e compartilhá-los dessa forma, ainda existem os chats e mensageiros, que permite compartilhar links.

Um destaque para essa época veio com a popularidade dos chamados “Rage Comics”, que surgiram no Reddit perto de 2010 e que mostram personagens com expressões bem fortes e características. Foi daí que surgiu o Troll face, por exemplo, ou o Forever Alone.

A partir do momento que as pessoas começaram a entender o que é meme tudo se tornou um, e nem os animais ficaram de fora. Imagens com animais mostrando expressões ou até mesmo em situações inesperadas são uma fonte inesgotável para memes.

Hoje em dia contamos com memes de pessoas, bebês, objetos, música, frases, praticamente qualquer coisa que possa ser usada para divertir e que se espalha rapidamente pela internet. Inclusive alguns desses memes podem ser muito lucrativos. Não apenas com números de visualizações e fama das pessoas envolvidas, mas alguns até se tornaram NFT e foram vendidos a preços bem altos, como foi o caso do meme da Chloe e “Menina do Incêndio”.

Agora que você já sabe o que é meme, certamente já entendeu que está praticamente rodeado por eles.

Sobre o Autor

Redes Sociais: