Hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de tipos de jogos, seja para computador ou consoles, e cada um deles tem suas características únicas e marcantes. Isso acontece porque, mesmo que eles utilizem uma mesma base, cada título possui elementos diferenciados, e isso faz parte da sua produção e desenvolvimento.
Poucas pessoas que têm acesso aos jogos já prontos fazem ideia de como isso acontece, e uma forma de entender melhor é pensando em um elemento crucial para o desenvolvimento de qualquer programa, incluindo jogos, que é o código fonte.
Leia também:
7 apps para quem deseja aprender programação
GitHub revela quais as linguagens de programação que mais crescem no Brasil
O que é código fonte e qual sua importância?
O código fonte é, basicamente, um conjunto de códigos que são traduzidos em cada aspecto do jogo quando é lido no computador ou console.
Em uma analogia bem simples, é como se fosse um livro. Enquanto em um livro uma pessoa lê e o que está escrito surge na imaginação do leitor, no caso do código-fonte, o que está escrito surge na tela do dispositivo. Cada detalhe da ambientação do jogo, dos personagens, cada ação, missão, visual, até mesmo elementos de menu. Praticamente tudo que é visto em um jogo está ali, escrito no código fonte, só que em códigos.
Para uma pessoa leiga, ter um código fonte em mãos não significa nada, é como ter um livro em um idioma que não conhece. Mas para alguém que tem conhecimento de programação, isso pode ser importante porque pode ser possível modificar esses códigos ou até mesmo copiar algumas partes para fazer um novo.
Um desenvolvedor poderia, por exemplo, criar um personagem em outro programa e inserir em um código fonte. Claro que, para isso, ele também teria que criar linhas de códigos específicas para que esse personagem possa se mover e fazer todas as ações dentro do jogo.
O código fonte é a base de qualquer programa, e também de qualquer jogo. Todo jogo tem um código fonte, mesmo que ele seja bem pequeno no caso de joguinhos mais simples. Praticamente todo programa que roda em um computador conta com um código fonte, até mesmo essa página da internet. No caso do Firefox, por exemplo, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma página da internet e ele te dá a opção de ver o código fonte dessa página.
No caso dos jogos, esse código fonte é mantido protegido e longe do alcance do público, tanto para evitar que as pessoas acabem modificando os jogos e virando uma bagunça quanto também para evitar que outras empresas concorrentes tenham em mãos todos os segredos e possam usar a mesma base do seu para criar outro.
Qual a diferença entre código fonte aberto e fechado?
Todo software pertence à empresa que o criou, independente de ser um simples programa de texto ou um jogo mais avançado. Por isso, a empresa tem propriedade intelectual desse software.
É nesse aspecto que entra o licenciamento, ou seja, a permissão para editar, modificar e até mesmo comercializar esse produto, e isso é decidido pela própria empresa. Quando a empresa libera essa edição, então o código fonte do software se torna um código aberto. Porém, a maioria delas, como acontece com a Microsoft, por exemplo, preferem manter o código inalterado, ou seja, fechado.
Nesse caso do código fechado, ele é apenas executável e é obtido quando a pessoa adquire o produto, seja um programa ou um jogo. Ou seja, não dá para fazer nenhuma alteração nele, apenas instalar e usar.
Já no código aberto, quem tem acesso a ele pode fazer modificações, contanto que siga as permissões da licença usada. Para isso, existem vários tipos de licenças que permitem ações diferentes.
Um exemplo muito clássico de um código aberto é o Android, o sistema operacional do Google. Por isso, muitas fabricantes podem ter suas interfaces próprias dentro do próprio sistema, facilitando até mesmo o desenvolvimento de aplicativos.
E quando hackers têm acesso a ele? Caso GTA 6
O assunto sobre código fonte de um jogo está em alta esses últimos dias porque um hacker conseguiu ter acesso ao código de um dos jogos mais aguardados para o futuro, o GTA 6 da Rockstar. Ele divulgou para o público diversas imagens e até 90 vídeos sobre o jogo, embora ainda esteja em uma fase inicial e longe de estar finalizado ou perto disso.
Ainda assim, foi um dos maiores vazamentos da indústria dos jogos, principalmente por ser um jogo tão importante. O hacker conseguiu acesso não apenas ao código fonte do GTA 6 mas também do GTA 5, que ainda hoje é um dos jogos mais conhecidos e jogados no mundo inteiro.
A couple of GTA 6 leak updates:
– The hacker has requested that someone from Rockstar/Take-Two contact them after going "unexpectedly viral"
– Take-Two has started to DMCA footage
I'll continue to update this as a thread as more information comes out. pic.twitter.com/vIymD1XGWv
— Tom Henderson (@_Tom_Henderson_) September 18, 2022
Algumas pessoas já estão fazendo ofertas para comprar o código fonte do GTA 5, mas por enquanto parece que ele não vai vender o código do GTA 6 e pretende negociar com a Rockstar. De acordo com um jornalista do Exputer, Tom Henderson, o hacker quer entrar em contato com os desenvolvedores do jogo para pedir uma espécie de “resgate” para o código. E essa quantia não terá menos que 5 dígitos.
A Rockstar já confirmou que a invasão realmente aconteceu e que o vazamento é real e fez uma postagem no Twitter:
“Estamos extremamente desapontados por ter todos os detalhes do nosso próximo jogo compartilhado com todos vocês dessa maneira. Nosso trabalho no próximo jogo Grand Theft Auto continuará conforme planejado e continuamos comprometidos como sempre em oferecer uma experiência a vocês, nossos jogadores, que realmente exceda suas expectativas”.
Deixe seu comentário