O Behance é uma plataforma criada pela Adobe em 2015 e que tem como objetivo revelar publicamente portfólios e trabalhos de artistas diversos. Dessa forma, eles podem exibir suas criações e trocar ideias com outros profissionais e até mesmo ser um mural para quem admira esse tipo de arte.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre o Behance, mostrar como ele funciona e quais são as vantagens de usá-lo, já que algumas pessoas ainda não conhecem a plataforma. Confira.
Leia também:
WhatsApp Business: o que é e o que oferece em relação ao WhatsApp normal
O que é o Modo Companion do Google Meet?
O que é o Behance?
O Behance lembra bastante o Pinterest, porém com algumas diferenças. A principal delas é que a plataforma é voltada para artistas criativos como designers, seja de produtos, de animações, gráficos, entre muitas outras ramificações.
Ele pode ser acessado via computador através do navegador ou em dispositivos móveis pelo aplicativo do iOS e do Android. A melhor forma de visualização é pelo computador, já que na versão web tem uma aba a mais, além de que é possível ver as imagens em um tamanho maior, com mais detalhes.
O Behance é totalmente gratuito, então qualquer pessoa pode criar seu perfil para seguir artistas e profissionais que admira ou para exibir seus trabalhos. Para quem quer montar um portfolio, o login é indispensável. Já para quem quer apenas interagir com a plataforma, o login ajuda com que ela te indique projetos e trabalhos que sejam mais voltados para sua área de interesse e te possibilite algumas ações como curtir e fazer comentários nas imagens.
Na plataforma ainda é possível que profissionais possam procurar oportunidade de trabalho na aba Carreiras, que está disponível apenas na versão web da plataforma.
Como funciona a plataforma?
Embora o Behance tenha algumas pequenas diferenças entre a interface nos aplicativos e no computador, no geral as funcionalidades e o uso é praticamente o mesmo. Como na versão web ela é mais completa, vamos mostrar esse uso baseado nela.
Para acessar a plataforma, basta entrar no site, clicando aqui. No seu primeiro acesso, ele já vai te mostrar algumas opções para se inscrever no serviço, sendo por um email ou até mesmo através de outras credenciais como do Facebook, Google ou Apple.
Assim que você se inscreve e faz o login, ele vai te mostrar uma tela para que você escolha seus interesses. Dessa forma, cada vez que você entrar no Behance, a curadoria diária vai exibir projetos baseados no seu gosto e interesse, deixando a experiência mais interessante.
Ao fazer isso, ele já revela um feed personalizado a depender do que você escolheu na etapa anterior. Logo de início, você pode fazer uma pesquisa caso esteja buscando algo em particular. Para isso, basta ir no campo de pesquisa ao lado da lupa e procurar por algo que seja do seu interesse, como, por exemplo, “pintura de parede”.
Ao voltar para o feed (clicando no nome Behance que fica no canto superior esquerdo), você também vai notar bolinhas com artistas que lembram muito os Stories do Instagram. A funcionalidade desse recurso também é muito parecida, não apenas o visual. São postagens feitas por esses usuários, principalmente sobre seus projetos atuais, e que também ficam ativas apenas por 24 horas, como uma forma de destacar esses projetos.
A diferença é que aqui geralmente são imagens grandes, em maior quantidade ou até mesmo vídeos que podem ter qualquer duração, até mesmo horas. Abaixo dele fica o feed com trabalhos diversos que você pode clicar e interagir. Ao abrir uma imagem, por exemplo, ele vai abrir uma espécie de página daquele projeto em particular.
Nessa página pode ter várias imagens, textos, mostrando como a imagem foi feita, o processo de criação do artista, entre muitas outras coisas, até mesmo uma galeria. Logo no começo, no canto direito, você pode seguir o artista na plataforma, obter a ferramenta do Adobe usada na criação, salvar o projeto e curtir.
Para comentar, é preciso descer toda a página até o final.
Na parte superior do feed, também há a aba Descobrir, que mostra os projetos que estão em destaque todos os dias, a aba Transmissões ao Vivo, e por, fim, a aba Carreiras, que só está disponível na versão web. Nessa aba carreiras as empresas podem divulgar vagas para artistas de designer variados, e os artistas podem procurar por um trabalho que seja compatível com suas habilidades. São vagas tanto de tempo integral quanto para autônomos e também estágios.
Caso você seja um artista e queira publicar seu trabalho, é só clicar em “Compartilhe seu trabalho” e escolher a opção de criar um novo projeto. Ele vai abrir uma página com diversas ferramentas próprias para criação do projeto, podendo adicionar imagens, texto, grade de fotos, vídeo e áudio, entre muitas outras opções.
Por fim, no canto superior direito, há ainda a opção de mensagem, caso alguém te envie uma pela plataforma, a opção de notificações caso alguém comente em um projeto seu, e também o seu perfil, que dá para configurar colocando uma imagem, criar uma URL do seu perfil, colocar disponibilidade caso seja um profissional e um atalho para criar o primeiro projeto, entre outros.
As vantagens do Behance, principalmente para quem é profissional
O Behance tem como objetivo revelar trabalhos de diversos artistas e assim conectá-los entre si ou até mesmo com pessoas que estão procurando inspirações ou querem contratar um profissional para algum projeto.
Por isso, ele tem diversas vantagens. Uma delas é que ele pode ser uma fonte de inspiração, tanto para outros artistas ou até mesmo para usuários comuns que querem algo diferente e inspirado em projetos já existentes. Ao ver o trabalho de outras pessoas, é possível ter algumas referências e isso ajudar no seu próprio processo criativo para fazer o seu.
Inclusive, ele permite que você salve pastas com assuntos diversos, como acontece no Pinterest. Aqui, elas são chamadas de Painel Semântico. Ao clicar em um projeto e escolher a opção de Salvar, você poderá adicioná-lo a um Painel Semântico já criado ou até mesmo criar um novo.
É também uma forma de conhecer melhor as ferramentas da própria Adobe. Inclusive, a empresa usa a plataforma Behance para fazer algumas transmissões ao vivo ocasionalmente, onde eles estão sempre ensinando como usar essas ferramentas.
Para quem é artista, um ápice de vantagem da plataforma é justamente ter um lugar para publicar seus projetos e, dessa forma, fazer com que outras pessoas tenham acesso a ele de forma rápida e prática. Além do mais, a plataforma oferece ferramentas para manter um portfólio sempre organizado e arrumado, o que conta bastante pontos para chamar a atenção de outras pessoas.
Ao criar um projeto, são diversas opções de ferramentas para deixa-lo o mais bonito e organizado possível, podendo incorporar links importantes, importar arquivos do Lightroom e definir um estilo personalizado para cada projeto. Cada um tem um nome, uma capa, tags e categorias.
O Behance também dá a oportunidade para que alguns artistas divulguem trabalhos premium, ou seja, que só podem ser vistos para quem tiver a assinatura. O valor dessa assinatura vai depender, já que é escolhido pelo próprio profissional. E o conteúdo exclusivo pode ser projetos, transmissões ao vivo ou até mesmo oferecendo acesso aos arquivos fonte para inspirações. Ou seja, é também uma forma de ganhar dinheiro com o trabalho.
E, falando nisso, claro, a aba Carreiras também é de grande importância para profissionais, já que facilita com que eles possam encontrar uma vaga referente ao seu trabalho em uma plataforma onde ele já tem um portfólio todo formado. É possível filtrar as vagas pelo tipo e até mesmo encontrar alguma específica através de palavra-chave.
Deixe seu comentário