O que é e como funciona o NVIDIA Reflex 2?

Descubra o que é o NVIDIA Reflex 2, como ele funciona e como pode melhorar o desempenho em jogos reduzindo a latência para uma experiência incrível.

Nos jogos competitivos, milissegundos fazem a diferença entre vencer e perder. Esse cenário impulsionou a NVIDIA a criar o Reflex, uma tecnologia que revolucionou a experiência gamer ao reduzir drasticamente a latência. Agora, com o lançamento do NVIDIA Reflex 2, apresentado na CES 2025, os jogadores têm em mãos uma ferramenta ainda mais poderosa.

O NVIDIA Reflex 2 representa um avanço significativo na busca por experiências de jogo mais responsivas, combinando a otimização do pipeline gráfico com a inovação da tecnologia Frame Warp. Essa combinação permite reduções substanciais na latência, com ganhos que podem ultrapassar 75%, dependendo do cenário.

Continue lendo para entender como essa evolução impacta sua performance nos jogos.

Você também pode gostar de ler os artigos abaixo:

O que é latência (ping) e qual sua influência na conexão?

O que é input lag e como ele afeta os games?

O que é o NVIDIA Reflex 2

Lançado como uma evolução direta do Reflex original, o NVIDIA Reflex 2 mantém o foco em aprimorar a experiência gamer por meio de menores tempos de resposta. Introduzido inicialmente em 2020, o Reflex original já era conhecido por reduzir a latência média em até 50% ao alinhar os processos da CPU e da GPU.

Com o Reflex 2, a NVIDIA deu um passo adiante, integrando o Frame Warp, uma funcionalidade que atualiza os quadros renderizados com as entradas mais recentes antes de enviá-los ao monitor.

Essa nova versão já está disponível para jogos como THE FINALS e VALORANT e é inicialmente compatível com GPUs da linha GeForce RTX 50, mas há planos de expansão para outros modelos.

Como funciona o Reflex 2

O pipeline tradicional dos jogos envolve etapas desde a entrada do mouse ou teclado até a exibição no monitor, com cada estágio introduzindo latência. O Reflex 2 revoluciona esse processo ao amostrar as entradas mais recentes diretamente da CPU e distorcer os quadros renderizados com base nessas informações, uma técnica conhecida como Frame Warp.

Essa distorção ocorre no momento final do pipeline, garantindo que as ações mais recentes do jogador sejam refletidas instantaneamente na tela. Além disso, para evitar falhas visuais como “buracos” na imagem, a NVIDIA desenvolveu um algoritmo preditivo de renderização, que utiliza dados de quadros anteriores para preencher essas lacunas de forma precisa.

Em outras palavras, o Frame Warp, desacopla o movimento da câmera da renderização convencional. Isso é alcançado ao calcular a nova posição da câmera com base na entrada mais recente do mouse e ajustar o quadro renderizado para refletir essa mudança, antes de ser enviado ao monitor​.

O processo usa um algoritmo de inpainting, que preenche pixels “vazios” causados pelo deslocamento da câmera. Esses preenchimentos são realizados utilizando dados de profundidade e cor de quadros anteriores, garantindo uma transição suave sem artefatos visíveis. Isso permite aos jogadores realizar ajustes de mira com extrema precisão, mesmo em situações frenéticas​.

latency pipeline

Impactos práticos nos jogos

Os benefícios do NVIDIA Reflex 2 se traduzem em números impressionantes. No jogo THE FINALS, por exemplo, a latência foi reduzida de 56ms para 14ms ao ativar o Reflex 2 com Frame Warp, representando uma diminuição geral de 75%. No caso de VALORANT, que roda a mais de 800 FPS em uma RTX 5090, os tempos de resposta caíram para menos de 3ms, um dos melhores resultados já registrados.

Essas melhorias são especialmente notáveis em cenários de gargalo, seja na CPU ou GPU, garantindo que jogadores consigam mirar com maior precisão e agir com rapidez sem interrupções.

Além disso, o Reflex 2 demonstrou ser eficaz não apenas em gargalos de GPU, mas também em cenários de alta carga na CPU, expandindo sua aplicabilidade em uma variedade de configurações.

O NVIDIA Reflex 2 já está sendo implementado nos principais títulos competitivos e será expandido para mais jogos e GPUs em atualizações futuras. A NVIDIA também promete continuar refinando a tecnologia, garantindo que mais jogadores possam desfrutar de uma experiência fluida e responsiva.

Para jogadores que utilizam DLSS com geração de quadros, o Reflex 2 é um complemento essencial. Ele ajuda a mitigar a latência adicional gerada por esse recurso, tornando os movimentos mais precisos e o gameplay mais fluido, mesmo em taxas de quadros elevadas.

nvidia reflex 2 frame warp the finals latency performance chart

Conclusão

Embora impressionante, alguns jogadores expressaram preocupações sobre possíveis artefatos visuais nas bordas da tela durante movimentos rápidos do mouse. Outros destacaram que os ganhos em latência são mais perceptíveis em taxas de quadros moderadas a altas, com menor impacto em jogos de FPS baixos.

No entanto, essas limitações não ofuscam o impacto geral do Reflex 2. Para títulos como Cyberpunk 2077 e outros jogos single-player de alta carga gráfica, a combinação do Reflex 2 com DLSS pode transformar a jogabilidade em resoluções como 4K, proporcionando maior imersão e fluidez.

O NVIDIA Reflex 2, com sua integração do Frame Warp, redefine o padrão de responsividade em jogos. Seja em competições intensas ou em aventuras single-player, a tecnologia entrega precisão, agilidade e uma experiência de jogo mais intuitiva. Para quem busca maximizar o desempenho de seus jogos, o Reflex 2 é uma ferramenta indispensável que eleva a jogabilidade a um novo patamar.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!