Investigando os modelos do Eee PC

Investigando os modelos do Eee PC

Em 2007, a Asus faz história ao lançar o modelo original do Eee PC, um dispositivo ultraportátil que se assemelhava a um minúsculo notebook, mas com uma configuração de hardware modesta e um preço baixo, com o objetivo de oferecer apenas recursos básicos e suficientes para atividades simples, como editoração de documentos e acesso a Internet. Embora tenha me empolgado bastante com a ideia, não fiquei satisfeito com a sua diminuta tela…

65afd19e

Então, o que fiz? Bem, estava óbvio que as dimensões do Eee PC sugeriam a possibilidade de acoplar uma tela maior de 7″. Mesmo “a olho nú”, poderíamos ver perfeitamente que uma nova tela de 9″, com resolução de 1024×600, futuramente seria comercializada. Enfim, restou-me apenas esperar por estes novos modelos.

Mais à frente, surgiu uma outra novidade que me fez repensar sobre a escolha do Asus Eee PC 900 Series: o lançamento de uma nova CPU feita exclusivamente para estes portáteis, o Atom. Felizmente, tais processadores já estavam previstos para esta nova série de Eee PCs, mas para minha infelicidade, eles não chegaram ao Brasil (ao menos, não encontrei). Então, depois de muita buscas sem obter sucesso, tive que me contentar com o Asus Eee PC 900HD, equipado com um Celeron-M.

29ef844

Durante esse meio tempo em que vivi meus dilemas sobre qual seria a melhor opção disponível para mim, outros modelos de Eee PCs foram surgindo no mercado, com os seus prós e contras. De lá para cá, os modelos de 9″ foram gradualmente substituídos pelas opções de 10″, já que a maioria dos consumidores se mostraram insatisfeitos com o desconfortável teclado e a (ainda) diminuta tela LCD. A partir de então, surgiu a série de Eee PCs 1000.

747bccf6

Este modelo também traz algumas características interessantes. Por exemplo, foi um dos últimos a adotar o SSD como a unidade de armazenamento padrão, vindo com 8 GB e 32 GB, respectivamente. Os modelos antigos possuíam SSDs variando de 4 GB a 20 GB. O motivo dado a este procedimento estava no fato de que os SSDs com velocidades maiores eram caros; portanto, a unidade com menor capacidade de armazenamento foi dedicada para o sistema operacional (por ser mais rápida), enquanto que a unidade de armazenamento secundária ficou com a tarefa de guardar os dados dos usuários (por ser mais lenta). Ainda assim, alguns (poucos) modelos possuíam apenas uma única unidade SSD.

E não só a Asus, como também os demais fabricantes, acabaram padronizando suas ofertas de netbooks com telas de 10″, teclados com dimensões próximas ao padrão PC desktop e HDs como unidades de armazenamento. “HDs como unidades de armazenamento”? Exatamente! Embora as unidades SSDs sejam os substitutos dos obsoletos HDs, elas ainda são muito caras para serem utilizadas em netbooks. Até existem SSDs baratos e econômicos, mas o baixo desempenho, a “pouca” capacidade de armazenamento e a ínfima diferença de consumo energético, foram fatores preponderantes para que dispositivos dotados de HDs fossem preferidos.

m7dedafb3

Asus Eee PC S121: um netbook de luxo, além de ser o único a ostentar um SSD de 512 GB!

E quais outras características marcantes possuem os netbooks Asus Eee PC de 10″, se comparados entre si, já que praticamente todos exibem a mesma configuração de hardware (CPU Intel Atom, 1 GB de RAM, 160 GB HD, etc)? Infelizmente, são poucas, mas suficientes para tornar a escolha do dispositivo ideal, uma tarefa “complicada”, mas ao mesmo tempo empolgante! Só para exemplificar, no site oficial da Asus são demonstrados 12″ diferentes modelos de Eee PCs 10″!

m373804c

Site oficial do Asus Eee PC: na screenshot capturada, vemos diferentes modelos de Eee PCs separados em categorias, de acordo com as dimensões da tela LCD. Em destaque, o Eee PC 1000HE e o seu teclado “chiclet”.

Das baterias com autonomia para até 10 horas de trabalho, passando por dispositivos com diferentes capacidades processamento, armazenamento e conectividade, para chegar aos belíssimos modelos com o mais fino acabamento, temos um pouco de tudo! Por exemplo, se não estão satisfeitos com a baixa capacidade de processamento do Atom N270 e do famigerado IGP Intel GMA 950, porquê não apostar na plataforma da nVidia ION?

7b14e379

Asus Eee PC 1201N: embora “grandinho” para um netbook devido à sua tela LCD 12″, ela se faz necessário para comportar a plataforma nVidia ION, seu IGP GeForce 9400M e todo o seu potencial multimídia. De quebra, ainda temos uma CPU dual-core Atom 330, 250 GB de capacidade de armazenamento e o acabamento tipo concha “Seashell”. Só faltou o modem 3G…

Bem, não vou ficar aqui esmiuçando os mais diferentes modelos de Eee PCs para a escolha dos leitores, já que todos eles podem ser vistos diretamente no site da Asus, conforme acima mencionado. E se porventura houverem dúvidas quanto ao seu uso, basta visitar o Google e procurar os mais variados reviews publicados sobre estes maravilhosos netbooks.

Se por ventura desejarem ter uma boa indicação, sugiro o Asus Eee PC 1000. Pode até parecer um contra-senso, sabendo que existem outros modelos mais interessantes; porém, este modelo é equipado com SSDs, o que o torna mais seguro para o armazenamento de dados, visto que é comum tais dispositivos sofrerem choques no transporte (o que abrevia a vida útil do HD). Além do mais, o tom sóbrio e a boa resistência física lhe conferem maior durabilidade, embora a ausência do acabamento fosco lhe deixe mais suscetível a arranhões e impregnado de digitais. Por fim, a bateria é mais que suficiente para as necessidades diárias.

Se nenhum dos modelos disponíveis não lhes agradar, das duas possibilidades, uma: ou podem aguardar os futuros lançamentos com os novos CPUs Atom N450 e os chipsets de baixo consumo TigerPoint.

Por Ednei Pacheco <ednei.pacheco [at] gmail.com>
http://by-darkstar.blogspot.com/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X