O menu Redes e acesso remoto concentra os clientes e utilitários para acessar diversos tipos de servidores de rede, incluindo servidores SSH, NFS, VNC, Samba (ou compartilhamentos de rede Windows), servidores RDP, entre outros.
O menu Sistema agrupa as opções de configuração do sistema, incluindo as ferramentas de particionamento, backup e diversos scripts. Dentro do “Gnome System Tools” você encontra utilitários como o users-admin, shares admin e outros utilitários encontrados no Ubuntu e outras distribuições.
Finalmente temos o menu “Manuais, livros e dicas”, que é auto explicativo. 🙂
Esta é a tela inicial do instalador. Você pode ler mais sobre a instalação do Kurumin no: https://www.hardware.com.br/guias/kurumin-boot-instalacao/
O instalador inclui diversas janelas de ajuda que são exibidas ao longo da instalação. Elas desaparecem ao serem clicadas, de forma que não atrapalham os usuários mais experientes. Esta é a tela com instruções para particionamento do HD usando o Gparted.
Esta é a parte principal da instalação, onde são copiados os arquivos :). Uma dica para tornar a instalação mais rápida: ao invés de rodar o sistema a partir do CD, experimente utilizar a opção “kurumin bootfrom=” na tela de boot para indicar o ISO do CD, salvo numa partição do HD. Isso torna o carregamento e instalação muito mais rápidos, pois o sistema é acessado a partir do HD e não a partir do CD-ROM. A observação é que você não pode instalar na mesma partição onde está o ISO. Veja mais detalhes aqui: https://www.hardware.com.br/guias/kurumin-boot-instalacao/
A instalação do sistema é feita em duas partes. Depois de reiniciar o sistema, é aberto um assistente que ajuda na configuração inicial, incluindo a configuração da rede.
Ele também avisa sobre a necessidade de rodar o “apt-get update” para poder utilizar o apt-get e instalar programas através dos ícones mágicos e se oferece para fazer isso automaticamente.
Em seguida você tem uma tela com opções adicionais, onde você seleciona apenas as que deseja usar. No meu caso, quero abrir o fstab para ativar uma partição do HD onde guardo arquivos, acertar o relógio do sistema (automaticamente) via web, ativar o servidor SSH (para poder acessar a micro a partir de outras máquinas da minha rede local) e copiar os pacotes do Kokar para o HD.
Este é o script que faz a instalação do CD do Kokar, caso você tenha um em mãos. Você pode usar a opção dentro do painel dos ícones mágicos para gerar uma imagem do Kokar com os programas instalados, de forma a reinstalá-los depois, sem precisar baixar tudo de novo.
No final, é mostrada a opção de ativar o firewall. Você pode usar o Firestarter, um firewall gráfico no estilo “zone alarm”, que fica residente alertando sobre tentativas de acesso e o Kurumin Firewall, um script que cria um script de firewall, fechando todas as portas com exceção das especificadas manualmente.
Deixe seu comentário