Tradicionalmente o Linux não é nenhuma potência em Jogos, creio que isso não seja novidade para você. Mas, já existem boas opções disponíveis. O Mandrake 8.1 contém alguns bons jogos GNU e já é possível rodar toda a série Quake, incluindo o III. Até o The Sims já foi portado com a ajuda do Wine/Transgaming e pode ser comprado no http://www.mandrakestore.com/
Apesar do Windows ainda ser de longe a melhor plataforma para jogos, já existem muitas opções para Linux, incluindo uma boa parte dos principais títulos disponíveis atualmente.
Apesar de alguns desenvolvedores estarem portando seus títulos para Linux, como vêm fazendo o pessoal da ID Software, o projeto mais promissor é o Transgaming, um aplicativo baseado no código do Wine, que permitirá rodar jogos para a plataforma Windows no Linux. O projeto ainda está em desenvolvimento, mas muitos jogos já rodam, entre eles o Half Life, incluindo o Counter Strike, Starcraft, Diablo II, Baldur´s Gate II e Return To Castle Wolfenstein. Até o Max Payne, que é baseado no DirectX 8 já roda, embora ainda com alguns problemas.
O Transgaming já implementa a maior parte das chamas Direct-X o que significa que além destes que citei vários outros jogos são suportados, embora nem sempre a emulação seja perfeita. Não existe muito mistério. Depois de baixar e instalar o programa, basta instalar e executar os jogos normalmente. Os executáveis para Windows aparecem com um ícone próprio no gerenciador de dispositivos, basta clicar sobre eles apare abrir o programa, como no Windows.
Em alguns títulos existem alguns macetes para obter os melhores resultados, que você pode pesquisar na página oficial: http://www.transgaming.com
Para os jogos 3D a melhor opção de placa 3D são as nVidia GeForce 2 e GeForce 3, que atualmente são as melhores suportadas dentro do Transgaming e do Linux, basta que você baixe e instale os drivers da nVidia, que podem ser baixados em: http://www.nvidia.com
Não existe mistério na instalação dos drivers. Dentro da página da nVidia abra a página de download de drivers para Linux. Você precisará baixar dois arquivos RPM, o GLX Driver e o Kernel Driver adequado para o seu sistema.
O GLX Driver é o arquivo de driver, que serve para todas as distribuições do Linux. Existe a opção de baixá-lo no formato de um arquivo RPM, que é a melhor opção para quem usa o Mandrake, Conectiva, Red Hat ou outra distribuição com suporte a arquivos RPM ou então baixar o arquivo em formato tar.gz, que é mais complicado de instalar, mas funciona em todas as distribuições:
Você precisa baixar ainda o Kernel Driver, que se encarrega de adicionar suporte ao driver no Kernel de assegurar que ele funcione perfeitamente em cada distribuição. Basta escolher o driver adequado à distribuição Linux que estiver utilizando. No no caso do Mandrake 8.1 o driver correto seria o “Mandrake 8.1 UP”. Existe ainda o driver para quem utiliza um PC com dois processadores (SMP) e também o driver para a versão Enterprise do Mandrake:
O MD5 SUM é um sistema que permite verificar a integridade do arquivo baixado. Basta acessar a pasta onde o arquivo foi salvo e dar o comando: “md5sum nome_do_arquivo” o programa voltará um código, que deve ser o mesmo da página.
Com os dois arquivos em mãos você precisa apenas instalá-los. Basta clicar sobre os arquivos RPM dentro do gerenciador de arquivos ou então usar o comando “rpm -ivh nome_do_arquivo” para instalá-los via terminal. Pontinho, sua GeForce está com o 3D habilitado, pronta para rodar Counter Strike ou Q3.
Além das GeForce, as placas Matrox G400 e G450 também são bem suportadas, embora o desempenho de ambas seja fraco em relação às GeForce. Até o vídeo onboard das placas com os chipset i810 e i815 da Intel podem prestar um bom trabalho, observados os limites de desempenho destes chipset de vídeo naturalmente.
Um problema secundário do Transgaming é que seu uso prejudica um pouco o desempenho dos jogos, já que estamos falando de um emulador. Você pode ver um benchmark rápido aqui: http://www.hardcoreware.net/reviews/other/linux_gaming/8.htm que mostra uma perda de 35% no Star Trek Voyager. Mas, isso não chega a ser um grande problema se você tiver uma boa máquina. Esta diferença deve diminuir conforme sejam lançadas novas versões.
Uma deficiência do Transgaming é que os jogos que rodam com resoluções inferiores à do desktop aparecem sempre dentro de uma janela. Para rodar o Diablo II que utiliza 640×480 em tela cheia é preciso antes reconfigurar o vídeo para utilizar esta resolução.
Além da possibilidade de emular através do Transgaming existem vários jogos comerciais portados para o Linux. Os exemplos mais famosos são os três jogos da série Quake. Para rodar o Quake III você precisa apenas baixar o executável para Linux no ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/quake3/linux e deixar o CD do jogo na bandeja, exatamente como faria no Windows. Na pasta OLD do FTP você encontrará também o Demo do Q3 para Linux.
O Quake I e Quake II foram disponibilizados sob a licença GNU, mas apenas a engine dos jogos. Você ainda precisará dos CDs originais para poder joga-los no Linux, pois os CDs contém os mapas, sons, imagens, etc.
Outros jogos da ID também foram portados, como a série DOOM e o novíssimo Return to Castle Wolfenstein (que também roda através do Transgaming), cujo executável, juntamente com o Demo pode ser baixado em: ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/wolf/linux/
Um detalhe importante é que a ID passou recentemente a desenvolver seus jogos dentro do Linux e depois portá-los para Windows. Além de ser uma garantia de que os futuros lançamentos da ID também rodarão no Linux, isto significa que Demos dos jogos estão sendo disponibilizados primeiro em versão Linux e só depois em versão Windows.
Outra que vinha fazendo um excelente trabalho era a Loki Games, que já havia portado vários excelentes jogos, entre eles o Civilization: Call To Power, Myth II: Soulblighter, Railroad Tycoon II, Heretic II e Heroes of Might and Magic III. Infelizmente a Loki fechou, mas os jogos já lançados ainda podem ser adquiridos.
A Loki também foi responsável pelo porte do Unreal Tournament da Epic. Se você tem o CD original, basta baixar o instalador for Linux aqui: http://www.lokigames.com/products/ut/updates.php3
O http://www.linuxgames.com é um site dedicado a games que rodam no Linux, incluindo tanto games comerciais portados para o Linux, quanto gratuitos ou que rodam através do Wine/Transgaming, incluindo várias dicas.
O http://www.tuxgames.com/ é uma boa fonte de notícias sobre jogos comerciais portados para o Linux e ao mesmo tempo uma loja online que comercializa vários títulos. Vale uma visita.
Existem ainda muitos jogos legais nativos do Linux, distribuídos sob a licença GNU. Entre eles está por exemplo o FreeCiv, um Clone do Civilization II, que pode ser jogado via rede ou via web. Ele funciona bem até mesmo usando terminais leves (486s ligados a um servidor Linux) que explicarei a seguir.
O FreeCiv está dividido em dois módulos, o servidor, que deve rodar no micro que for sediar os jogos e o cliente, o game em sí.
Para iniciar um jogo, abra o módulo servidor, crie os players que serão controlados pela máquina, com o comando “/create nome_do_jogador”, como em “/create Bill_Gates”, espere que todos os jogadores humanos se conectem ao servidor e em seguida inicie o jogo com o comando “start“.
O FreeCiv faz parte do pacote do Mandrake, está em Iniciar > Curiosidades > Estratégia. Este jogo é muito bem documentado, no http://www.freeciv.org/ você encontrará um ótimo tutorial sobre a estratégia do jogo e até parceiros para jogar online.
Você vai encontrar uma lista de vários jogos gratuitos ou open source para Linux, junto com os links para seus desenvolvedores aqui: http://icculus.org/lgfaq/gamelist.php?license=free
Notícias de lançamentos de jogos para Linux e atualizações no: http://www.happypenguin.org/
Deixe seu comentário