Linux: Como instalar o KDE 3.0

Por:
Linux: Como instalar o KDE 3.0

A versão final do KDE 3 já está disponível. Este é um dos lançamentos mais interessantes que tivemos nos últimos tempos, simplesmente por que o KDE é atualmente a interface gráfica mais usada no mundo Linux, por ser muito fácil de usar, incluir um grande pacote de programas que dão conta das principais tarefas, ser bem acabado graficamente e estável, apesar de ainda ficar devendo em termos de desempenho.

Neste nova versão tivemos muitas melhorias. O principal destaque ficou por conta da parte gráfica. Os ícones e temas disponíveis foram muito melhorados, criando um aspecto muito mais agradável. Outra grande melhoria é o suporte a menus transparentes, que claro, degrada um pouco o desempenho, mas cria um efeito muito interessante, que vai ser apreciado por quem usa uma máquina mais rápida.

gdh1
O problema crônico de velocidade ainda continua, mas conseguiram melhoras em várias áreas. A inicialização ficou bem mais rápida, assim como o carregamento de vários aplicativos. Mesmo com o efeito de transparência habilitado a impressão é de que o desempenho continua melhor que na versão 2.2.

Os aplicativos do pacote também receberam várias melhorias. O Konqueror oferece agora um suporte muito melhor a JavaScript, DHTML e XML, o que diminuiu muito o número de páginas que não são exibidas corretamente. O suporte a plug-ins e o algoritmo de anti-alising de fontes também foi muito melhorado, fazendo com que finalmente o konqueror tenha condições de competir de igual pra igual com o Mozilla e o Netscape.

Outra novidade muito bem vinda é uma ferramenta de tradução, que se encarrega de traduzir todo o texto de uma página web, sem limite de caracteres entre várias línguas utilizando o BabelFish.

Como gerenciador de arquivos o Konqueror também ganhou novos recursos, como por exemplo um recurso de preview que entra em ação ao passar o mouse sobre o arquivo e uma espécie de media player integrado, que permite ver arquivos de áudio ou vídeo com a mesma facilidade que no Windows XP.

O Kmail ganhou mais opções de filtros e a possibilidade de importar pastas de mais clientes de e-mail. O desempenho ao enviar e receber e-mails também melhorou, assim como o suporte a e-mails em html. O Kmail é interessante por ser simples, leve e fácil de usar, mas o Evolution ainda é o cliente de e-mail for Linux com mais recursos, concorrendo diretamente com o Microsoft Outlook. Numa comparação direta o Evolution perde apenas no suporte a vírus, que claro é muito mais desenvolvido no Outlook…

Outra novidade importante é o KDEPrint, um gerenciador de impressão que amplia as capacidades do CUPS, oferecendo suporte a mais impressoras e ferramentas de gerenciamento de filas de impressão e cotas úteis sobretudo em grandes redes. As impressoras podem ser compartilhadas com máquinas Windows usando o Samba.

Também estão disponíveis alguns aplicativos novos, como o Noatum, um player de aúdio e vídeo, um conjunto de aplicativos educacionais e alguns jogos. O suporte a Português do Brasil também melhorou muito. Não se vê mais termos em Português de Portugal espalhados por aí.

Enfim, as melhorias são muitas e estão distribuídas por vários pontos do pacote. Até o momento, apenas o recém lançado Red Hat 7.3 já inclui a versão final do KDE 3. O SuSe e o Conectiva 8 incluem versões Beta, que não são completamente estáveis. E, apesar de ser uma distribuição recente, o Mandrake 8.2 também ainda não inclui o KDE 3.0, que ainda estava em desenvolvimento na época do lançamento oficial. Optaram então por continuar usando o KDE 2.2 a usar uma versão instável da nova versão.

A atualização do KDE 2.2 para o KDE 3 é altamente recomendável e bastante simples. Para instalá-lo no seu PC basta seguir os passos:

Para instalar

  1. Acesse o http://www.kde.org/ftpmirrors.html e baixe os pacotes adequados à sua distribuição dentro da pasta /stable/3.0. São vários arquivos que somam pouco mais de 100 MB. Não se esqueça também de baixar também o pacote kde-i18n-pt_BR3-3.0-2mdk.noarch.rpm que está na pasta /noarch, dentro da pasta da sua distribuição. Este arquivo é que adiciona suporte ao Português do Brasil. Salve-o na mesma pasta que os demais arquivos.
  2. Abra um terminal de texto e logue-se como root, usando o comando su:
    $ su

    <senha>

  3. Acesse a pasta onde salvou os arquivos do KDE 3 usando o comando cd, como em “cd /home/morimoto/kde_3”
  4. Para instalar de uma vez todos os pacotes, digite:
    # urpmi *

  5. Logo no início o programa perguntará se você deseja satisfazer as dependências dos novos pacotes. Responda sim (S) e forneça os CDs da sua distribuição, conforme pedidos pelo instalador.
  6. A partir daí a instalação é automática e demora de 10 a 40 minutos, dependendo da velocidade do seu PC. Uma vez terminada a instalação, basta dar um log-off e abrir novamente o KDE para ver as diferenças. Se você receber um monte de erros de Mime ao iniciar o KDE pela primeira vez, basta reiniciar a máquina.
Problemas

Existem alguns pequenos detalhes que devem ser corrigidos depois de terminada a instalação:

  1. Se o Korganizer insistir em abrir sozinho junto com o KDE, feche-o e edite o arquivo (como root):
    ~/.kde3/share/config/kpersonalizerrc
    Onde o “~” deve ser substituído pelo seu diretório de usuário, como por exemplo “/home/morimoto”

    Adicione as linhas:
    [General]
    FirstLogin=false

  2. Para atualizar o menu iniciar com os atalhos para os novos programas, abra um terminal e digite:
    $ su

    (para virar root)
    <senha>

    # update-menus

  3. O atalho para o konsole incluído na barra de inicialização rápida pode fazer com que a barra trave, impedindo que inicialize novos programas. Se isto acontecer, delete o atalho e crie outro manualmente.
  4. Faça um esforço para ler o read-me disponível em:
    ftp://download.us.kde.org/pub/kde/stable/3.0/Mandrake/README/

Apesar das recomendações de praxe de testar os pacotes antes de instala-los numa máquina de produção, a instalação na minha máquina foi extremamente tranqüila e esta versão final se revelou extremamente estável e mais rápida que a anterior como já comentei.

Até, agora encontrei um único problema. O recurso de anti-alising de menus parece rodar com uma prioridade muito alta, o que me fez perder dois CDs que estava gravando enquanto testava vários recursos. Desativando o anti-alising no Kpanel tudo voltou à normalidade. Você pode ativar ou desativar o recurso em Aparência e comportamento > Estilo > Efeitos.

Todos os programas escritos para o KDE 2.x continuam rodando normalmente, já que o KDE 3 mantém todas as bibliotecas antigas para fins de compatibilidade.

Veja alguns screenshots:

É possível deixar os menus transparentes, habilitando o Efeito de Menu no Kcontrol

O Konqueror agora oferece previsões para mais tipos de arquivos e é possível exibir arquivos de áudio e vídeo usando o Media Player integrado. Também estão disponíveis bem mais opções de configuração e personalização.

O efeito de transparência também pode ser habilitado para o terminal.

O Kword ao lado do poderoso Evolution

Claro, ninguém é de ferro. Estes dois estão precisando de água 🙂

(você pode baixar o divx plug-in para Linux no http://www.divx.com/divx/maclinux.php Basta rodar o arquivo install.sh e assistir os vídeos no Xine.)

Obs: O CD Extra do Mandrake 8.2 já foi atualizado com os arquivos do KDE 3.0 e as instruções de instalação: https://www.hardware.com.br/CD/linux/

Você também pode adquirir um CD com os pacotes do KDE 3.0 para várias distribuições no https://www.hardware.com.br/CD/linux/gnu.php

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X