Instagram: O que significa a métrica “Impressão”?

Instagram: O que significa a métrica “Impressão”?

O Instagram, atualmente, é muito mais do que uma rede social. É um local para se fazer negócios. Muitas pessoas usam seus perfis no Instagram para divulgarem seus serviços, produtos, lojas, sites, canais no YouTube e assim por diante. E foi justamente por causa disso que o Instagram criou as contas comerciais.

Quem possui uma conta comercial tem acesso a métricas que vão além do número de curtidas, comentários e compartilhamentos. É possível ver o número de visitas ao perfil, o alcance, as impressões, dentre outros dados. Neste artigo iremos explicar o que é a métrica Impressão e por que ela é importante.

Leia também
Como excluir o Instagram de forma definitiva
Como baixar fotos e vídeos do Instagram no celular?

O que é a métrica Impressão?

 As impressões no Instagram nada mais são do que o número de vezes que o seu post ou story apareceu para alguém. Cada vez que algum usuário vê o seu post, seja ele de feed ou de story, isso é contabilizado como uma impressão. Essa é uma das métricas disponíveis nas contas comerciais.

Ao acessar o Instagram Insights, que reúne todas as métricas de sua conta, é possível observar algumas variações dessas métricas. O mesmo vale para quem vende produtos direto na rede social. Ao acessar o Gerenciador de Comércio também é possível ver diversas métricas similares. São elas:

  • Total de impressões: o número de vezes que o seu post de feed ou story foi mostrado para alguém;
  • Impressões do feed: o número de vezes que os seus posts no feed foram exibidos para os seus seguidores;
  • Impressões do Explorar: o número de vezes que os seus posts de feed foram exibidos na seção Explorar. Nesse caso não precisa ser seu seguidor para visualizar;
  • Impressões do Perfil: o número de vezes que um post foi exibido diretamente do seu perfil. Ou seja, alguém entrou direto no seu perfil e viu os posts por lá.
  • Impressões da Hashtag: se você usou algumas hashtags no seu post, é possível saber quantas pessoas visualizaram a postagem a partir da hashtag. Ou seja, ela buscou pela hashtag e caiu na sua publicação.
  • Impressões de marcação de localização: você também pode definir o local da postagem, como uma cidade, bairro ou mesmo estabelecimento comercial. Essa métrica diz quantas vezes o seu post foi mostrado para pessoas que pesquisaram o local marcado.
  • Impressões de outras fontes: aqui você consegue saber quantas vezes o seu post foi exibido para quem veio de outros locais que não sejam o feed, o perfil, a seção Explorar e a busca por hashtags e localizações.
  • Como deu pra perceber, os donos de contas comerciais têm acesso a diversas métricas, todas elas variações da métrica Impressão. Para ter mais clientes ou aumentar o volume de vendas, é fundamental analisar todas essas métricas para entender o comportamento do seu público e assim traçar estratégias de marketing mais certeiras.

Impressão é a mesma coisa que alcance?

Instagram

Muitas pessoas acabam confundindo a métrica Impressão com a de Alcance. Apesar de serem parecidas, são duas coisas bem diferentes.

Como já explicamos, a métrica Impressão diz respeito ao número de vezes que a sua publicação foi exibida para alguém. Já a métrica Alcance, por sua vez, se refere ao número de pessoas que viram o seu post. Ué, mas não é a mesma coisa? Não.

Se uma pessoa viu o seu post duas vezes, isso conta como duas impressões mas apenas um alcance. Em outras palavras, o número de impressões sempre será igual ou maior ao alcance.

Para mais informações acesse essa página do Instagram.

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X