OPINIÃO: A única coisa que causou impacto (e negativo) na apresentação do PS5 Pro foi o preço

OPINIÃO: A única coisa que causou impacto (e negativo) na apresentação do PS5 Pro foi o preço

Bom, acabou o disse me disse. A Sony oficializou o PS5 Pro. Marcando a segunda ação da companhia em torno de algo que dificilmente não acontecerá em futuras gerações: o console de meio período, também chamado de console de meia geração. 

A gigante japonesa fez isso com o PS4, lançando a sua versão Pro, e agora fez o mesmo com PS5.

A escalada até esse anúncio oficial passou por uma cobertura extensiva da mídia, e muitos desses inúmeros rumores você acompanhou aqui com a gente, tanto no Hardware.com.br quanto no nosso coirmão, a GameVicio.

Essa escalada teve pontapé lá em 2019, um ano antes do lançamento do PS5. Comentava-se na época que a Sony faria um lançamento conjunto: PS5 e PS5 Pro numa tacada só, informação que veio direto de um jornalista japonês.

Estratégia que seria similar ao que a Microsoft fez, ao lançar em paralelo o Xbox Series S e X. Mas a Sony não foi por esse caminho.

O PS5 chegou ao mercado dia 12 de novembro de 2020 e o PS5 Pro chega às lojas dia 7 novembro de 2024. Esse ínterim de 4 anos entre os produtos fortaleceu duas correntes de pensamento:

  • Aqueles que consideram uma versão mais parruda de um console inicial algo importante, vide o rendimento do PS5 ao lidar com alguns jogos,
  • Aqueles que consideram esse lançamento uma baita sacanagem com quem comprou o PS5, já que o salto entre um e outro pode não ser tão impressionante.

Dado o anúncio do PS5 Pro, provavelmente aumentou consideravelmente a parcela dos que pensam como o segundo grupo. Pela apresentação, o PS5 Pro parece apenas com o que o PS5 deveria ter sido, não passou a sensação de algo que realmente está numa categoria muito acima.

Tudo pode ser diferente quando o produto estiver nas mãos dos jogadores, quando as análises saírem, mas, com base no que foi demonstrado na apresentação revelada hoje (10), por Mark Cerny, a sensação de desconexão com o que se esperava ficou clara.

É simplesmente inconcebível que o preço sugerido do PS5 Pro seja US$ 699.99. Dado o que foi mostrado na apresentação, esse preço é vergonhoso e não se justifica. Trazendo para um dialeto do mundo gamer, 700 dólares é intankável!

É ter muita confiança e acreditar realmente no seu produto para lançar esse console por esse preço, e ainda mais estando tão distante daquele que pode ser o grande chamariz de venda para ele, o lançamento de GTA 6.

Dado que GTA 6 será lançado em meados de 2025, caso não haja nenhum adiamento, nada, absolutamente nada nesse momento justifica uma compra lógica para o PS5 Pro nesse valor. Nem o mais otimista e fanboy da PlayStation deve acreditar que comprar esse console em novembro é algo viável.

De tabela, o console ainda vem sem leitor de discos, será vendido à parte, assim como o suporte.

A apresentação conduzida por Cerny pareceu mais uma pregação para os já convertidos ao PlayStation, e que irão trabalhar no malarabismo retórico para justificar esse produto. Mas, numa avaliação mais racional e menos emocional, os comparativos mostrados, mesmo amparados com uma tecnologia de upscalling própria, o PSSR, não entregam um salto que fortaleça a narrativa para uma troca entre o PS5 e o PS5 Pro. Talvez justificasse numa faixa de preços menor, a 700 dólares chega ser risível. 

Vai ser curioso observar como a Sony trabalhará a comunicação pública do PS5 Pro em suas próximas apresentações. A empresa terá que aplicar uma espécie de sofismo gamer para mostrar algo que possa trazer algum tipo de razoabilidade para a compra desse produto nos primeiros meses de lançamento, ainda mais para aqueles que compraram o PS5.

A discussão sobre o preço ganha um contexto ainda mais inacreditável ao analisar o preço em Dólar sob uma realidade de um país movido a Real. Até o fechamento deste artigo, a Sony ainda não revelou quando chegará e quanto custará PS5 Pro no Brasil. Apenas na conversão, pura e simples, sem considerar impostos, 700 dólares se transformam em R$ 3.949.

Evidentemente o panorama econômico, principalmente considerando a crise dos juros, pode aparecer como justificativa para tentar explicar o preço do PS5 Pro. Por outro lado, desde os tenebrosos tempos da pandemia, muitos analistas citam que o comportamento dos consumidores mudou. Há uma tendência em analisar com mais cuidado a compra, uma valoração mais significativa sobre o dinheiro investido em algo. 

Considerando essa realidade, e tendo o Brasil como a nossa referência de vida, siga essa ideia de analisar com mais cuidado a compra. Definitivamente você pode também chegar a conclusão que, de maneira imediata, o PS5 Pro nao vale a pena!

Assim que o PS5 Pro for lançado, e os números e informações sobre a procura do console saírem, poderemos ver se a Sony conseguiu se transformar numa “Apple dos videogames”. Empurrando todos os seus produtos a uma base fiel que compra sem pestanejar pelo preço que for.

O que você achou sobre o anúncio da revelação do PS5 Pro? Qual sua aposta para o preço no Brasil? Comente abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X