O dia que Steve Jobs anunciou um emulador do PS1 para o Mac e deixou a Sony furiosa

O dia que Steve Jobs anunciou um emulador do PS1 para o Mac e deixou a Sony furiosa

 “Por US$ 49 você pode transformar seu Mac em um PlayStation”, afirmou Steve Jobs durante o evento Macworld de 1999.

A fala fazia parte da apresentação de um emulador que permitia rodar games do PlayStation em computadores da gigante da maça. Só tinha um detalhe: A Sony ficou furiosa e caso foi parar nos tribunais.

A jornada para o desenvolvimento do emulador

O tal emulador que faria o Mac rodar games do PS1 não era produzido pela Apple. O produto tinha outro pai. Uma empresa chamada Connectix.

A Connectix estava envolvida com produtos da Apple desde o fim dos anos 80. Em novembro de 1989, a companhia anunciou o Virtual, primeiro sistema de memória virtual destinado aos Macs mais recentes da época, opções que rodavam com o processador Motorola 68030 e o 68020:  Macintosh IIx, IIcx, SE/30 e o Macintosh II.

Software Virtual da Connectix

A aplicação tinha o objetivo de possibilitar rodar softwares mais exigentes em máquinas com limitação de memória RAM, alocando parte do disco rígido como memória virtual. 

Avançamos agora para 1998. Naquele ano, a Connectix iniciou o desenvolvimento de um emulador para rodar jogos do PlayStation. 

O grande mestre de cerimônias

1998 também foi um ano singular para a Apple. Steve Jobs já estava de volta à companhia que ajudou a fundar e iniciou, com o iMac G3, uma trajetória quase mágica de produtos bem sucedidos. Nos anos seguintes viriam iPod, iPhone e iPad. 

Steve Jobs na apresentação do iMac, dia 06 de maio de 1998

Inicialmente, a Connectix adquiriu uma unidade do PlayStation e extraiu a BIOS do console para analisar seu funcionamento, via software de depuração. Inúmeros testes para ver como poderia trabalhar em conjunto com o emulador Virtual Game Station (VGS) que eles estavam desenvolvendo. Todo o processo foi comandado pelo engenheiro da Connectix, Aaron Giles. 

Virtual Game Station para o Mac

Conforme relembra o livro Software Law and Its Application, de Robert Gomulkiewicz, a Connectix chegou a contatar a Sony para solicitar uma assistência técnica, a fim de concluir o desenvolvimento do emulador. Representantes de ambas as empresas se encontraram em setembro de 1998. A Sony recusou a proposta.

Mesmo sem o aval oficial da Sony, a Connectix não abandonou a ideia de colocar seu emulador na praça. O desenvolvimento foi encerrado entre dezembro de 1998 e janeiro de 1999.

E foi justamente em janeiro, mais precisamente no dia 5, durante a MacWorld, que Steve Jobs jogou luz ao projeto da Connectix. Durante este mesmo evento Steve apresentou o antecessor do Macbook, o iBook, primeiro notebook realmente popular com suporte a Wi-Fi.

Steve Jobs mostrando o iBook
Steve Jobs segurando o iBook

Sob fortes aplausos, Jobs falou sobre o Virtual Game Station da Connectix, um software que seria vendido por US$ 49 e permitiria jogar os inúmeros games do popular PlayStation no Mac.

Phil Schiller, executivo bem conhecida da Apple, que segue até hoje na empresa, como vice-presidente de marketing, subiu ao palco e demonstrou como o Macintosh dele conseguia rodar Crash Bandicoot (com direito a alguns travamentos). Ele chamou o software da Connectix de “uma ideia fenomenal”.

Rápido e prático

“O Connectix Virtual Game Station traz alguns dos jogos mais populares para o seu Macintosh com simplicidade ‘pop and go’. Para jogar, basta inserir o seu CD de jogo PlayStation. O software AutoLauncher incluído detecta o CD e executa automaticamente o Connectix Virtual Game Station. Você nem precisa clicar com o mouse”, explicava a Connectix na página oficial do produto.

Dentre os títulos compatíveis, Doom, FIFA 97, Ridge Racer, Tekken 3, Tomb Raider 1 e 2, Time Crisis, GTA entre muitos outros. Confira aqui a lista completa divulgada em março de 1999.

O software também tinha compatibilidade com controles USB. Dentre as opções, a empresa mencionava o modelo Gravis GamePad Pro USB, vendido por US$ 14,99, com a compra do emulador.

Gravis GamePad Pro

A disputa legal

Segundo Aaron Giles, durante a própria MacWorld, a Connectix percebeu a enrascada. O estande da empresa recebeu a visita de alguns representantes legais da Sony.

Além da versão para o Mac, a empresa também chegou a desenvolver uma versão do Virtual Game Station para Windows.

Virtual Game Station para PC

A Sony levou o caso aos tribunais. Inicialmente, a Connectix saiu vencedora, mas a empresa japonesa conseguiu uma liminar para impedir a venda do emulador enquanto recorria da decisão.

A indefinição se a liminar cairia ou não fez com que a Connectix parasse de alocar muito tempo e recurso no progresso de desenvolvimento do seu produto. No fim, o caso foi encerrado com acordo entre as empresas. O Video Game Statio foi vendido para a Sony, e o software foi encerrado.

E o que aconteceu com a Connectix? Bom, em meio ao interesse do mercado por emulação, e o progresso que a companhia vinha fazendo nesse sentido, com o Virtual PC, concorrente ao Workstation, da VMWare, a Microsoft comprou a empresa em 2003.

Já conhecia essa história? Comente abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X