Nossa entrevista de hoje é a Fabiana Garcia, diretora de Marketing do Versy, nova rede social que chegou ao Brasil no mês passado, com uma proposta bem interessante: unir pessoas com gostos em comuns, e que esse mesmo usuário tenha em seu feed assuntos direcionados ao seus seus temas preferidos.
Hardware.com.br entrevista: Obrigado por aceitarem esse bate-papo conosco. O que é o Versy? E qual a grande diferença em relação aos seus concorrentes?
Fabiana Garcia: O Versy é uma nova rede social que conecta as pessoas através de suas paixões e interesses em comum. A principal diferença é que não é necessário seguir pessoas ou marcas para ver os conteúdos. Vídeos, fotos, músicas, GIFs e muitos outros materiais de relevância já aparecem na timeline do usuário automaticamente quando ele segue os seus assuntos de interesse. Além disso, é possível compartilhar um conteúdo visto no Versy diretamente em outras redes sociais com apenas um clique.
Hardware.com.br: Como funciona o Versy?
Fabiana Garcia: É bem simples: ao baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS), ou se registrar no site, o usuário adiciona todos seus interesses: Música, Esportes, Jogos, Moda, Culinária ou ainda interesses mais específicos, como NXZero, UFC, Anitta ou Hardware, por exemplo.
Essa configuração é feita logo no primeiro acesso, mas pode ser alterada pelo usuário a qualquer momento, adicionando novos interesses ao longo do tempo. Isso faz com que todos os conteúdos que apareçam na timeline do usuário sejam relevantes, porque estão alinhados com os interesses individuais.
Ao publicar uma foto de um show do Metallica e adicionar as tags “Show”, “Metallica” e “Rock”, por exemplo, todos os usuários do Versy que seguem esses interesses terão o conteúdo em suas timelines sem precisar seguir o autor da postagem. Assim, uma postagem pode ter milhões de visualizações mesmo que o perfil tenha apenas dezenas de seguidores, já que o conteúdo publicado pode ser configurado pelo usuário com até três tags diferentes.
Hardware.com.br: Atualmente, a palavra segmentação é de suma importância em diversas áreas, principalmente quando falamos em publicidade via web, já que é possível atingir diretamente o público alvo. na opinião de vocês, o conceito aplicado pelo Versy conseguirá construir uma base sólida de usuários, por levar esse aspecto do conteúdo direcionado?
Fabiana Garcia: Com certeza e já está acontecendo. A interação e engajamento dos usuários no Versy, através de conteúdos baseados em interesses, já traz essa segmentação de forma orgânica. Ao entrar no Versy o usuário informa quais são suas preferências. Nesse momento o usuário já está automaticamente inserido em grupos segmentados que determinarão o tipo de conteúdo que aparecerá em sua timeline. Com essa personalização a timeline de um usuário nunca será igual à de outro, a não ser que sigam exatamente os mesmos interesses.
Hardware.com.br: O Versy chegou ao Brasil no mês passado, um lançamento simultâneo com o México e os EUA. Por que o Brasil foi um dos escolhidos para essa etapa inicial de adoção do novo serviço?
Fabiana Garcia: O Brasil foi escolhido por ser um país extremamente engajado, líder em tempo gasto em redes sociais, com média de 60% a mais do que o restante do planeta. São 650 horas por mês, contra 290 horas navegando em portais de notícias. Essa força nos coloca como centro em potencial para qualquer lançamento nesse segmento
Hardware.com.br: Como está sendo a receptividade do público brasileiro com o Versy?
Fabiana Garcia: O aplicativo foi lançado em abril de 2016 e os usuários vêm se adaptando naturalmente à proposta de conteúdos por interesses. Eles identificam que podem navegar e interagir por conteúdos e isso é um diferencial em relação às redes sociais disponíveis no mercado.
Hardware.com.br: Quantos usuários o Versy já possui no Brasil e no mundo?
Fabiana Garcia: Ainda não temos esses números para compartilhar.
Hardware.com.br: Quais são os principais recursos encontrados no Versy?
Fabiana Garcia: Nossas parcerias estratégicas com marcas e influenciadores, segmentados por interesses, garantem um conteúdo exclusivo e de relevância, com interação entre os usuários.
A oportunidade de interagir com canais e pessoas por meio de comentários traz um fluxo organizado para que as pessoas troquem ideias, opiniões e experiências, publicando informações atualizadas e originais. Além disso, a funcionalidade de compartilhamento em outras redes sociais é uma opção única e muito fácil de usar.
Hardware.com.br: Uma das maiores dificuldades para os criadores de conteúdo atualmente quando falamos de rede social é o alcance daquela publicação. O Versy conta com algum tipo de limitação em relação ao alcance do post orgânico? Como funciona a ordem de relevância do conteúdo atribuída a determinada tag?
Fabiana Garcia: O Versy não conta com nenhum limitador de alcance, justamente porque nossa intenção é que o conteúdo seja visualizado pelo maior número de pessoas. As tags funcionam justamente para que essa amplificação seja alcançada, complementando a função das hashtags. Ou seja, em um post sobre esmalte, o usuário pode adicionar as tags “Moda”, “Unha” e “Esmalte” para maior alcance, e as hashtags para uma segmentação de nicho, como “#unhas”, “#esmaltepreto”, “#modainverno” etc.
Hardware.com.br: Além da versão web, o Versy também conta com aplicativos oficiais?
Fabiana Garcia: Claro. São justamente os usuários de smartphone o foco do Versy, portanto nosso aplicativo oficial está disponível para download gratuito para Android e iOS. A Versão web é a opção para que todos possam acessar pelo navegador, caso não tenham acesso a um smartphone.
Hardware.com.br: Para encerrar, gostaria que vocês dissessem o que o público brasileiro pode esperar do Versy nos próximos meses ?
Fabiana Garcia: Já temos bastante conteúdo de qualidade sendo criado por nossos parceiros e pelos primeiros integrantes da plataforma. Nossa expectativa para os próximos meses é trazer cada vez mais gente para o Versy e recheá-lo de posts e conversas relevantes e segmentadas nos mais diversos interesses. Queremos ser o lugar onde as pessoas encontram tudo sobre suas paixões e se conectam com outras pessoas que curtem as mesmas coisas. Queremos gerar muita conversa e iniciar muita amizade, sempre com base em interesses comuns.
Deixe seu comentário