Diablo IV e outros: confira os games preferidos de Elon Musk

Diablo IV e outros: confira os games preferidos de Elon Musk

Elon Musk, conhecido por suas empresas disruptivas como Tesla, SpaceX e Neuralink, vive a vida como se fosse um grande videogame.

Além de suas contribuições para a tecnologia e o futuro espacial, Musk encontra tempo para sua paixão por jogos eletrônicos — uma atividade que o ajuda a recarregar as energias e a exercitar o pensamento estratégico. Mas quais são os jogos favoritos do bilionário? Nos próximos parágrafos você confere todos os jogos que o polêmico magnata gosta de jogar nas horas vagas.

Leia também
IA imagina como seria Mortal Kombat com celebridades: Elon Musk, Snoop Dogg e outros
Você sabia que Elon Musk fez um jogo na década de 80? E também foi creditado em games do SEGA CD?

Elon Musk e a franquia Diablo

Diablo 4 | Elon Musk é um dos 20 melhores do mundo no game

Sem dúvida, um dos games que mais marcam a lista de Musk é Diablo IV.

O bilionário recentemente afirmou, em uma entrevista ao podcast do Joe Rogan, que ele estaria entre os 20 melhores jogadores do mundo no game. Essa afirmação gerou controvérsias, pois, ao investigar mais a fundo, descobriu-se que Musk figurava em uma leaderboard de um site não oficial chamado Helltides.com, que contém apenas uma pequena parcela dos jogadores ativos. Ainda assim, Musk claramente leva a franquia a sério, dedicando horas ao desafio de vencer dungeons complexas e explorar os segredos desse RPG da Blizzard.

Diablo não é apenas um passatempo para Musk, mas também uma maneira de afiar suas habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões. Como ele mesmo descreveu: “Jogar games ajuda a pensar de forma estratégica e me motiva a enfrentar grandes desafios, tanto na vida pessoal quanto nos negócios”.

Coincidentemente (ou não), isso está de acordo com uma recente pesquisa que revelou que pessoas que jogam pelo menos 5 horas de videogame por semana têm cérebros mais jovens. Os participantes responderam a um questionário sobre seus hábitos de vida e realizaram jogos mentais para avaliar atenção, memória, raciocínio e habilidades verbais. Os resultados mostraram que quem jogava videogames frequentemente teve melhor desempenho, especialmente em testes de atenção sustentada e velocidade de resposta, indicando benefícios claros para a cognição.

Mass Effect, Fallout, BioShock e outros jogos amados por Musk

Elon Musk Reveals His Favorite Video Games of All Time

Outro game que se destaca na lista de Musk é The Battle of Polytopia, um jogo de estratégia que desafia os jogadores a expandir seus territórios, desenvolver tecnologias e gerenciar recursos. A preferência de Musk por Polytopia reflete bem sua abordagem na vida real: assumir riscos, expandir fronteiras e sempre tentar ser o primeiro a inovar. Inclusive, Musk chegou a citar que uma das lições que aprendeu com o jogo é a de não temer perder, pois as derrotas fazem parte do aprendizado.

Musk também é um grande fã da série Mass Effect. A trama espacial com elementos de diplomacia interestelar parece ressoar com seus sonhos de colonização de Marte e exploração espacial. Segundo ele, “Mass Effect 2” é um dos melhores games de todos os tempos. Também citou Fallout, famoso por seu ambiente pós-apocalíptico, e BioShock, que aborda temas como objetivismo e capitalismo — duas ideias que parecem dialogar com a visão de Musk sobre inovação e riscos.

Mass Effect

No caso de BioShock, a conexão é clara: o game desafia o jogador a pensar sobre as conseqüências do poder e da ambição, algo que Musk lida diariamente enquanto tenta revolucionar indústrias inteiras. Musk, que é influenciado pela filosofia de Ayn Rand, destaca BioShock como um dos jogos mais profundos que já jogou, justamente pelas discussões filosóficas sobre o potencial e o perigo da liberdade sem limites.

Entre outros títulos, Musk é fã de Overwatch, jogo de tiro da Blizzard que ele já descreveu como “ótimo para quem gosta de um FPS super veloz”. Ele também já recomendou Kerbal Space Program, um simulador de construção e lançamento de foguetes que compartilha muito com o que a SpaceX faz. A precisão dos cálculos e a engenharia exigida no jogo tornam-no um prato cheio para Musk, que aprecia o desafio de pensar como um engenheiro aeroespacial.

Outros títulos que aparecem na lista são Warcraft, pelo componente estratégico e a complexidade de gerenciamento de recursos, e Saint’s Row IV, um jogo cheio de humor e situações absurdas, que Musk aprecia por seu tom descompromissado e criativo.

Elon Musk e suas raízes no mundo dos games

Antes de se tornar o bilionário visionário (e polêmico) que conhecemos hoje, Elon Musk teve uma conexão direta com o desenvolvimento de jogos.

Nos anos 80, ele criou um jogo chamado Blastar, que vendeu por 500 dólares quando tinha apenas 13 anos. Além disso, ele chegou a fazer um estágio em uma empresa de desenvolvimento chamada Rocket Science Games. Inclusive, a gente até já fez um vídeo sobre isso, que você pode conferir abaixo:

Musk admitiu que queria ser desenvolvedor de jogos, mas decidiu seguir um caminho que tivesse um impacto ainda maior no mundo. No entanto, o amor pelos games nunca se dissipou, servindo como uma forma de escape e, ao mesmo tempo, uma fonte de inspiração para suas ideias.

Para Elon Musk, jogar não é apenas um hobby. Trata-se de uma forma de pensar fora da caixa, testar limites e, muitas vezes, relaxar em meio às pressões de liderar algumas das maiores empresas do mundo. A relação entre o universo dos games e as ambições espaciais, energéticas e tecnológicas de Musk é clara — games como Polytopia e Mass Effect alimentam o desejo por exploração e expansão, enquanto títulos como Kerbal Space Program permitem que Musk aplique, mesmo que virtualmente, seu conhecimento em engenharia espacial.

Elon Musk joga para se desafiar, aprender e, muitas vezes, para imaginar um futuro que, como ele mesmo busca criar, parece saído de um roteiro de ficção científica. Quem sabe, um dia, alguns dos elementos que ele vê nesses jogos não acabem se tornando realidade por suas próprias mãos?

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X