Flash and Solid State Drives: Facts and Forecasts
Autor(a) original: Gennadiy Detinich
Publicado originalmente no: xbitlabs.com
Tradução: Roberto Bechtlufft
Este pequeno artigo investigativo é dedicado ao desenvolvimento e às mudanças no mercado de memória flash. Vamos dar atenção especial à aplicação mais interessante desse tipo de memória: os SSDs.
Introdução
No início de outubro, o órgão de padronização de microeletrônicos JEDEC apresentou uma série de seminários sobre o futuro do mercado de memória flash em geral, e mais especificamente sobre o mercado de SSDs. A memória flash é muito mais importante para os donos de computadores do que os cartões de memória ou os pendrives. Os SSDs não só estão na moda como também são muito práticos. A recessão econômica global atrasou a chegada dos dispositivos de armazenamento flash com preços acessíveis, mas os especialistas esperam que isso aconteça muito em breve. E quando vai ser isso? Vamos ver o que as pessoas envolvidas, os desenvolvedores de padrões, tecnologias e produtos finais, têm a dizer sobre o assunto.
Neste artigo, vamos apresentar os principais fatos extraídos de apresentações de um seminário do JEDEC para que você tenha uma visão geral do desenvolvimento da memória flash e de seu uso em SSDs.
Temos que ter em mente que os computadores não são a aplicação mais importante da memória não volátil. Os dispositivos de armazenamento flash, com toda a sua variedade, estão entre os produtos menos populares a fazerem uso desse tipo de memória, ganhando apenas da indústria automobilística. Portanto, o mercado em geral não tem como ser muito afetado pela popularidade ou não dos SSDs.
De acordo com o gráfico dos analistas do Gartner e da equipe de marketing da Phison (uma líder na produção de flash NAND), a força-motriz do mercado de memória flash está nas câmeras digitais (por exemplo, nos cartões de memória que elas usam), nos MP3 players, nos pendrives, nas filmadoras e nos telefones celulares.
Ninguém espera que essa situação vá mudar nos próximos anos, mas o crescimento médio anual em termos de quantidade de memória vai ser de 100%. Em outras palavras, a quantidade de memória flash no mundo vai dobrar a cada ano. Impressionante, hein?
Deixe seu comentário