Fique atento as novas nomenclaturas de medidas que serão usadas no site

Por: William R. Plaza

Caro leitor você já deve ter percebido que o site está novamente recebendo atualizações diárias, e para complementar esse retorno em grande escala , quero comunicar que as novas postagens do site receberão as “novas” nomenclaturas usadas nas unidades de medida.

Como todos sabem, quilobyte, megabyte , gigabye ,terabyte e etc., eram expressos em potências de dois mas alguns fabricantes , principalmente os de disco rígido passaram a definir as potências como potência de dez. Dessa forma , um quilobyte pode significar 1.000 bytes , quando nos referirmos aos discos rígidos ou 1.024 bytes quando nos referirmos a memórias, SSDs e processadores.

Um exemplo claro é quando nos referirmos ao terabyte. Um disco rígido convencional de 1TB é capaz de armazenar 1.000.000.000.000 bytes enquanto que um disco rígido de estado sólido (SSD) é capaz de armazenar 1.099.511.627.776 bytes , gerando um diferencial entre os dois padrões de disco rígido e portanto criando uma comparação incorreta entre eles.

Para solucionar esse empecilho a IEC (Internacional Eletrotechnical Comission) padronizou que as unidades KB, MB, GB e TB devem continuar seguindo a definição do do SI (sistema internacional) representando potências de dez (1.000, 1.000.000, etc.) e para as potências de base dois que já estávamos acostumados (1.024, 1.048 ,etc) receberão a letra i no meio, (KiB, MiB, GiB, TiB).

Muitos sites e fabricantes ainda não adotaram esse padrão , estão se adptando aos poucos , mas para contribuir com essa retomada do site , nossas novas postagens ja estarão readapatadas com essas novas terminologias .

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: