Impressionante: a evolução da geração de imagens por IA em apenas 2 anos

Seguindo como uma referência quando o assunto é IA generativa de imagens, o Midjourney, disponível desde 2022, já está em sua versão 6.1, disponibilizada em julho de 2024. . Apostando em refinamentos que conseguem trazer ainda mais naturalidade para as imagens, reduzindo com extrema velocidade erros grosseiros e artificialidade, a evolução dessa plataforma foi exemplificada numa imagem que está viralizando na internet.

Uma jornada que chama atenção

A evolução de março de 2022, com o lançamento do Midjourney V1, até julho de 2024, com o V6.1.

SaveInsta.App 454439897 892805229540074 5584928659981438529 n

A imagem compara o progresso das versões do Midjourney levando em consideração o uso do mesmo prompt para gerar determinado resultado. A ideia é comparar como o modelo foi ficando mais apurado, em um espaço de tempo tão curto, para entender, agregar detalhes, ser mais coerente e deixar de lado elementos óbvios de artificialidade. Chegando a um resultado que aparenta mais naturalidade.

Abaixo algumas imagens geradas na versão 6.1 do Midjourney

more 6 1 heat v0 69evvbk6epgd1

GU2Gzz8aMAANeJg

more 6 1 heat v0 80d0lps6epgd1

more 6 1 heat v0

Trabalho há “quatro mãos” (duas da máquina)

Além de ser utilizado de maneira independente, ferramentas como o Midjourney e o Stable Diffusion, por exemplo, já são utilizados profissionalmente por pessoas de diversas áreas mundo afora, principalmente ligado ao mundo da criação de conteúdo e planejamento criativo. Ferramentas como essa otimizam o tempo para que um determinado trabalho artístico seja concluído, e os resultados podem ficar ainda melhores quando são combinados com técnicas de edição e retoque por meio de outros softwares, como o Photoshop.

O perfil ai.vintafe.cinema, que tem repercutido na internet devido as suas imagens geradas por IA que imaginam desenhos, animes e jogos populares como se tivessem sido adaptados para live-action, relata em comentário de um dos seus posta que o processo para alcançar esse resultado passa pelas seguintes etapas:

 

  • Tentar criar cada imagem escolhendo palavras certas e usando diferentes referências de imagens de filmes retrô;
  • Análise dos resultados e seleção;
  • Correções no Photoshop, alterando alguns problemas gerados originalmente pelo Midjourney;
  • Edição de cores

Portanto, é uma trabalho que passa pelos recursos automatizados oferecidos por ferramentas como o Midjourney, com uma proeficiência humanda, baseada em alcançar a visão artística desejada, e um toque pessoal aos resultados. Esse é a a combinação que muitos estão adotando profissionalmente.

Uma dose de temor

Por outro lado, isso também pode se traduzir em reduções de equipes de trabalho que eram formados apenas por humanos. Segundo apuração da Wired, diversos estúdios de games já estão reduzindo seu quadro de funcionários para focar no uso de IA. Artistas que lidam com artes conceituais, designers gráficos e ilustradores já estão sendo diretamente afetados. Os estúdios estão chegando a conclusão que não vale mais a pena contratar diversos artistas conceituais e designers, sai mais barato pegar um diretor de arte e colocar ele para lidar com ferramentas como o Midjourney.

Outra preocupação latente é no temor em relação ao nível de evolução que pode se traduzir na disseminação de conteúdos falsos e uma dificuldade em diferenciar o que é real ou não, evocando o famoso conceito filosófico de “o cérebro numa cuba”. Esse receio na dificuldade de apontar o que é real ou não ganhará força com a evolução das IA generativas de vídeos. Alguns resultados já chegam a assutar. O vídeo abaixo passaria como real para muitas pessoas, mas foi gerado por IA. Estamos apenas na ponta do iceberg de toda essa revolução.

 

E a evolução seguirá em altíssima velocidade. Diversas empresas já entenderam que, pelo menos no momento, esse mercado tem muito ainda o que gerar de dinheiro. O salto exponencial da NVIDIA, e das próprias plataformas que oferecem serviços baseados em IA, aqueceram esse mercado, em que cada vez mais players tentam tomar o espaço daqueles que estão estabelecidos. No campo da IA generativa de imagens, o Flux, da black-forest-labs, time responsável pelo Stable Diffusion, promete incomodar o Midjourney. E é código-aberto, assim como o SD.

image 37
Imagem gerada pelo Flux

 

A IA vem entregando uma evolução contínua que é impressionante e assustadora no mesmo nível. Ferramentas como o ChatGPT, e o próprio Midjourney, são diretamente responsáveis por criar uma revolução completa de mercado. Tornando termos como inteligência artificial e Deepfake mais populares, amplamente citados até mesmo por pessoa que não acompanham tanto o noticiário de tecnologia de perto. Uma prova que o assunto já está numa dimensão que foge de uma certa bolha ou nicho, é algo de interesse popular.

Brasileiro quer saber como ganhar dinheiro usando IA

Cada vez mais pessoas estão buscando formas de ganhar dinheiro usando IA. Segundo dados revelados pelo Google, esse tipo de busca registou um aumento de 340% nos últimos 12 meses no Brasil. Dentre os principais termos sobre IA, a busca sobre “o que é inteligência artificial” segue na liderança.

A empresa também destacou que que os brasileiros estão cada vez mais inteirados com aplicações e serviços relacionados com IA. 46% dos usuários brasileiros já testaram ferramentas que utilizam IA nos últimos 12 meses.

O que você tem achado da evolução dos resultado de imagens geradas por IA? Já utiliza alguma aplicação de inteligência artificial para otimizar seu trabalho ou até mesmo agregar uma renda extra? Comente abaixo.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!