Instalando o Enlightenment E17 no (K/X)Ubuntu

Por:
Instalando o Enlightenment E17 no (K/X)Ubuntu
Se você é uma daquelas pessoas que, sempre ouviu falar do Enlightenment DR17 e nunca soube como instalar, esse é o seu lugar. O Enlightenment, na maioria dos repositórios, está disponível na versão DR16, já bastante ultrapassada. A última versão vem sendo desenvolvida há anos, sem chegar numa versão estável recente, pois a última, justamente a DR16, é datada de 2000.

A proposta do E17 é trazer um ambiente de trabalho completo, como o Gnome ou KDE, com bibliotecas próprias. Assim como o KDE usa o QT e o Gnome o GTK2, o E17 usa as chamadas EFL, sigla de “Enlightenment Foundation Libraries”, que são bem mais leves por sinal, pois umas das propostas do Enlightenment é oferecer um sistema de boa qualidade gráfica para computadores mais velhinhos também. Um fato importante a ser lembrado é que o Enlightenment foi totalmente reescrito a partir da versão DR16, agora usando suas bibliotecas próprias, justificando assim a demora de mais de 6 anos para uma nova versão estável.

fig1

O Enlightenment é um ambiente bem diferente dos outros, usando um conceito próprio e inovador, talvez inspirado um pouco no fabuloso MacOS. Ele suporta vários temas bem divergentes, e uma de suas exclusividades, por exemplo, é o papel de parede animado. Veja um screenshot:

img-a1eb48fb

Como havia dito, é difícil achar na Internet um repositório que contenha o E17, forçando à uma compilação que nem todos estão aptos a fazer. Em uma ‘googlada’, achei num blog, intitulado “Open Source Guy” (http://blog.ogmaciel.com/?p=201) uma dica para instalar o Enlightenment no Ubuntu. Testei e funcionou tudo por aqui e, inclusive, o repositório contém atualizações quase que semanais. Então, mãos à obra.

Neste artigo vou usar o Kubuntu para a instalação, e respectivamente o Adept como instalador de pacotes, mas se você usa o Synaptic no seu Ubuntu, não se sentirá desinformado ;-).

Abra o Adept com o comando

$ kdesu adept

ou pelo Menu K > Sistema > Adept. Em seguida, clique no menu Adept > Gerenciar.

img-5af8d22d

Na linha “New repository”, coloque a seguinte linha:

deb http://e17.dunnewind.net/ubuntu hardy e17
deb-src http://e17.dunnewind.net/ubuntu hardy e17

se seu Ubuntu for o Hardy Heron. Caso ainda esteja usando o Gutsy Gibbon. coloque a linha

deb http://e17.dunnewind.net/ubuntu gutsy e17
deb-src http://e17.dunnewind.net/ubuntu gutsy e17

E clique no botão “Adicionar”, ao lado, seguido de um “Aplicar”.
img-b8a42703

Após isso clique no botão “Buscar alterações”, no canto superior esquerdo da tela.

img-798e2abd

Antes de instalar, é preciso adicionar as chaves GPG do repositório. Chame, como root, o Konsole ou o X-term:

$ kdesu konsole

E rode os seguintes comandos:

# wget http://lut1n.ifrance.com/repo_key.asc
# apt-key add repo_key.asc
# rm -f repo_key.asc

Eles são necessários para que o apt, com o front-end Adept, neste caso, “confie” no novo repositório adicionado.

Com isso, vá até a tela inicial do Adept, e na caixa de pesquisa, digite “e17“, sem aspas, e dê Enter. Clique no primeiro pacote que aparecer, o próprio e17, e clique em “Solicitar instalação“. No meu caso abaixo, aparece “Solicitar remoção” porque eu já o tenho instalado e atualizado.
img-822d7755

Após isso, clique em “Aplicar atualizações“, para que as modificações façam efeito. Será baixado em torno de 20 MB de pacotes.
img-d9827cc4

Caso queira fazer tudo manualmente, você pode adicionar as linhas dos repositórios diretamente no arquivo sources.list, ou seja, copie e cole as linhas referentes à sua versão do Ubuntu neste arquivo, abrindo um editor de sua preferência (no exemplo, o kedit), como root:

# kedit /etc/apt/sources.list

Após adicionar as linhas ao final do arquivo e salvá-lo, rode o comando abaixo, para atualizar suas listas de pacotes:

# apt-get update

Também é possível instalar pelo terminal rodando o comando:

# apt-get install e17

Depois do sucesso da instalação, basta finalizar sua sessão, indo em Menu K > Fechar Sessão ou pressionando Ctrl+Alt+Del e clicando em “Finalizar sessão”. No KDM, vá em Modo, Tipo se sessão, e escolha Enlightenment. Digite seu login e senha e desfrute desse ambiente cheio de novidades.

Você verá uma animação rápida de entrada, e a seguir a área de trabalho pronta para uso:
img-2c76a8d0

Para acessar o menu, clique no logo abaixo ou com o botão da direita do mouse em qualquer lugar da área de trabalho. Logo, com alguns minutos, você descobrirá vários recursos. Um que achei interesante foi a troca de desktops, bastando rolar o mouse para a esquerda ou direita, de forma muito simples.

Para trocar o tema, por exemplo, basta entrar no menu, ir em “Configurations” e depois “Themes”, em seguida clique em “Personal” e busque pelo arquivo .edj desejado:
img-b0d1a28c

Para você poder se familiarizar um pouco, veja outras screenshots minhas e do site ():

img-371cc1cf
img-fca18b87
img-99290b5f

Você pode pegar mais temas em http://www1.get-e.org/, clicando em Themes > DR17; como disse no início, há temas muito deferentes e inovadores para o E17:

img-a4dd10ff

Uma das coisas interessantes no E17 é a rapidez para abrir programas tanto em GTK quanto em QT, parecendo que os mesmos estão em seus respectivos ambientes nativos. O Englightenment também possui vários aplicativos próprios, como o Elicit e o Engage, que podem ser vistos através do site oficial do Enlightenment, http://www.enlightenment.org/.

Para quem quiser uma distro já com o E17 instalado por padrão, dê uma olhada na distro Elive: http://www.elivecd.org/

Recomendo fortemente algumas configurações pós-instalação, como alteração de idioma, ativação de suporte à temas GTK, algumas correções e muito mais. Todas estas informações estão disponíveis em um excelente tutorial que dispensa comentários e a reescrita dos passos por mim, no link: http://wiki.ubuntubrasil.org/InstalandoEnlightenment17 (temporariamente fora do ar para manutenção, mas voltará em breve).

Boa diversão!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X